WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cães da raça Poodle: saiba tudo sobre eles

O tamanho do poodle varia entre o grande e o toy, tendo, em seus exemplares maiores, os mais bondosos, submissos e saudáveis

Acidentes em Pet Shop   Artigos Cursos CPT

 

O poodle é uma raça oriunda da Alemanha (ou da França, de acordo com a Federação Cinológica Internacional). De acordo com a listagem elaborada por Stanley Coren – no livro "A Inteligência dos Cães", essa é considerada a segunda raça mais inteligente do mundo. "Historicamente, a raça foi criada para trabalhar na água, e uma de suas tosas foi elaborada para diminuir o atrito e proteger contra o frio em suas áreas mais delicadas, como as pernas e o tórax", afirma Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso a Distância CPT Tosas em Cães e Gatos e Acidentes em Pet Shop, em Livro+DVD e Curso Online.

Fisicamente, o tamanho do poodle varia entre o grande e o toy, tendo, em seus exemplares maiores, os mais bondosos, submissos e saudáveis. As qualidades físicas do padrão standard o tornaram um bom cão de companhia para famílias que vivem em grandes áreas, como fazendas. As variantes menores - chamadas média ou miniatura e toy - existem desde os idos de 1700, embora só tenham sido reconhecidas no século XX.

Cruzamentos artificiais mal elaborados, durante a década de 1950, geraram uma má fama para esses caninos diminutos, má fama esta que passou a decrescer com o passar dos anos. Essas variações menores foram criadas para gerar cães de companhia cuja longevidade atingisse quase os quinze anos (a maior, em média, entre todos os cães).

A raça possui cinco divisões, que são: Micro Toy (menores que 25 cm); Toy (medem até 28 cm); Anão ou Mini (medem de 28 a 35 cm); Médio (35 a 45 cm) e Grande (45 a 60 cm). Apesar de possuir tamanhos variados, a visível diferença reside também nos distintos cortes característicos e nomeados. Além desses, existem as tosas práticas, usadas para melhorar a qualidade de vida do cão, dependendo da zona onde mora.

O Poodle pode ter a pelagem cacheada ou encordoada. A pelagem do tipo cacheada (também chamada crespa) é abundante, de textura fina, lanosa, elástica e resistente à pressão da mão. É um pelo espesso, farto, de comprimento uniforme, formando cachos iguais. A pelagem encordoada também é abundante, de textura fina, lanosa e fechada, que forma cordõezinhos típicos e longos, não inferiores a 20 cm. A pelagem é unicolor, e pode ser preta, branca, marrom, cinza, abricó ou ainda fulvo-avermelhada. O marrom é escuro, sólido, uniforme e vivo. O cinza, também uniforme, não apresenta gradações de tonalidade com tendência nem ao preto e nem ao branco. O abricó não chega às tonalidades fulvo-pálidas ou areia, nem ao fulvo avermelhado. Já a cor fulvo-avermelhada deve ser também uniforme sobre toda a pelagem, sem tender ao abricó.

Há métodos variados de tosa para os Poodles. Para apresentações em competições, existem três tipos que são aceitos: o corte de filhote (para cães com até um ano de idade), o “corte Continental” ou “corte de Leão” (com a sua reconhecível juba) e a “tosa inglesa de sela” (com braceletes nas pernas. Sem tosa regular, o cão fica com o pelo “trançado” (semelhante à dreadlocks), assim como são os cães da raça Puli.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pet.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!