
Adestrar cães com brinquedos? Isso é possível? Sim, é! Os brinquedos são recursos muito importantes para se adestrar cães, pois eles os veem como uma caça, principalmente os filhotes que estão em desenvolvimento e gostam de caçar, procurar, perseguir, apreender e morder a caça. “Os cães utilizam o brinquedo para aprender, com a mãe e os irmãos a caçar, e também como forma de brincadeira. Como nosso cão de casa não precisa mais caçar, com a intenção de alimentação, eles utilizam os brinquedos para interagir com outros cães e com os seus donos”, afirma Andrês Sales Coelho, professor do Curso a Distância CPT Adestramento de Cães, em Livro+DVD e Curso Online.
Devemos apresentar a maior variedade de brinquedos possível para nossos cães, quando filhotes. Esses brinquedos devem ser de formas, tamanhos, textura e odores diferentes para que seu cão trabalhe o máximo de estímulos. Os brinquedos também devem gerar interesse ao cão. Para atingir esse objetivo, busque os que pulam, rolam e se deslocam de forma variada, como se fosse uma caça em fuga. Você pode, por exemplo, colocar um pedaço de corda amarrado ao brinquedo, para gerar mais movimento a ele, tornando-se mais interessante ao cão.
Um mito que se tinha até algum tempo era que nós não podíamos brincar com nossos cães de disputar o brinquedo, o chamado “cabo de guerra”. Alguns treinadores acreditavam que os cães poderiam ficar agressivos sem, no entanto, indicar sua intenção. Mas, na verdade, se a brincadeira de disputa for feita de forma correta, com regras para ele soltar o brinquedo quando você determinar ou com regras para quando ele tentar morder você invés do brinquedo, mostrando-o que assim a brincadeira acaba, não há problemas.
Esse tipo de interação não gera problema algum, até porque vários cães têm como reforço a luta entre ele e você, e não simplesmente ganhar o brinquedo. Esse é mais um recurso que podemos utilizar. Outra maneira de se utilizar os brinquedos é permutá-los com os petiscos, ou seja, ora o cão ganha o petisco, ora ele ganha o brinquedo. Isso cria no cão a expectativa de ganhar e, como não sabe qual das duas coisas vai ser se obedecer ao comando, gera um treino mais prolongado e mais motivador evitando, assim, o forçamento.
Uma dica muito importante em relação aos brinquedos é você descobrir de qual brinquedo seu cão gosta mais. É esse o brinquedo que você vai utilizar com mais frequência para treiná-lo. Existem dois tipos de brinquedos: os que você utiliza para treinar o cão, em que o cão só deve ter contato com eles na hora de treinos, e que nunca devem ser deixados à vontade para seu cão brincar na hora que quiser; e temos também os brinquedos que devem ser deixados para os cães brincarem livremente, a fim de gastar energia.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias a seguir:
- Quem manda em casa: ele, eles ou eu?
- Adestramento de cães: esquema de reforçamento
- Jovem ou adulto - quando treinar um cão de guarda?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pet.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.