
Todos os anos, centenas de médicos veterinários se formam com o sonho de montar uma clínica veterinária. Ao mesmo tempo, a demanda por serviços clínicos e cirúrgicos em animais de estimação aumenta de forma significativa. Não é mera coincidência que o faturamento do mercado pet brasileiro é alto. Nesse contexto, investir em uma clínica para atendimento a pets é um negócio promissor e rentável.
Legalização
Para seguir os parâmetros legais, o proprietário da clínica veterinária deve providenciar alguns documentos, como o alvará de funcionamento (emitido pela prefeitura) e o CNPJ (expedido pela Receita Federal). Além disso, a empresa deve fazer o registro no Sistema de Conectividade Social - INSS/FGTS. Sem falar da vistoria do Corpo de Bombeiros para observar se a clínica atende às normas de segurança previstas por lei.
Fora o registro na Vigilância Sanitária e no Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária. Sem reunir toda essa documentação, a clínica veterinária não está autorizada a abrir.
Localização
A localização da clínica veterinária contribui efetivamente com o sucesso dos negócios. O local escolhido deve apresentar grande fluxo de pessoas, como centros comerciais e bairros residenciais movimentados. Além disso, como os pets precisam ser mobilizados para a clínica com facilidade, uma das recomendações é estacionamento próprio ou próximo ao local. Este é um importante aspecto exigido pela grande maioria dos tutores de animais de estimação.
Estrutura
A estrutura da clínica veterinária deve ser dividida em áreas. Uma área para atendimento com recepção, sala de espera, consultório e ambulatório. Outra área para diagnóstico, com serviços radiologia, ecografia, tomografia, entre outros. Sem falar da área para cirurgias, com sala de preparo de pacientes, sala para cirurgia, entre outros.
Fora a área de sustentação, com cozinha para preparo de refeições, depósito para estocagem de medicamentos, entre outros. Também é importante uma área para internação, com boxes individuais, sala de isolamento (em caso de doenças contagiosas), entre outros.
Equipe
Devem participar da equipe o médico veterinário, além do “auxiliar de veterinária, responsável pelo atendimento, recepção de animais, preparo de pacientes para consulta, auxílio ao médico veterinário, auxílio em procedimentos cirúrgicos de cães e gatos, entre outros”, explica Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso CPT Capacitação de Auxiliar Veterinário - Cães e Gatos. Não se pode esquecer da recepcionista e do responsável por serviços de banho e tosa.
Divulgação
A divulgação chama novos clientes que, satisfeitos quanto aos serviços da clínica veterinária, atraem mais clientes, o que aumenta o faturamento da empresa. Atualmente, as redes sociais, como Instagram e Facebook, são os melhores canais de divulgação, pois impactam grande número de pessoas. Quanto à versão comercial gratuita do WhatsApp, ela apresenta funcionalidades importantes para conquistar ainda mais clientes.
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Fonte: Gerando Empreendedores
Por Andréa Oliveira

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