
Para poder discutir o processo de formação dos custos e preços, alguns termos técnicos são empregados. “Muitos desses termos mais comuns são empregados na contabilidade geral e, desta última, são trazidos para a contabilidade de custos”, explica Professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso CPT Como Administrar Pequenas Indústrias.
Alguns dos principais termos são:
- Gasto ou dispêndio: consiste no sacrifício financeiro com que a empresa arca, para a obtenção de um produto ou serviço qualquer.
- Investimento: representa gastos ativados em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos.
- Custo: representa os gastos relativos a bens ou serviços, utilizados na produção de outros bens ou serviços.
- Despesa: corresponde ao bem ou serviço consumido, direta ou indiretamente, para a obtenção de receitas. Não estão associadas à produção de um produto ou serviço.
- Desembolso: consiste no pagamento do bem ou serviço, independentemente de quando o produto ou serviço foi ou será consumido.
- Perdas: representa bens ou serviços consumidos de forma anormal.
- Recebimento: corresponde aos ingressos de recursos no caixa da empresa.
Melhore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Sistemas de acumulação de custos: você já ouviu falar?
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Por Silvana Teixeira.
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