WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Recursos humanos na fábrica de chocolates

Mesmo começando com uma pequena equipe é preciso investir constantente em treinamento e reciclagem

 

Uma pequena fábrica pode começar com um chocolateiro, um ajudante e uma secretária

A contratação de profissionais qualificados, experientes e proativos deve ser uma das prioridades de sua fábrica de chocolates. Essas pessoas exercerão interferência direta ou indireta na fabricação, suas ações afetarão a qualidade do produto final. Portanto, não se pode descuidar dessa tarefa, é preciso definir os perfis dos funcionários, entre eles o de chocolateiro, e não abrir mão de nenhuma das exigências que caracterizam os cargos. É preciso também preocupar-se em oferecer condições de trabalho adequadas, que favoreçam o desempenho das atividades do empregado, e respeitar a legislação específica.

De acordo com Cecília Leci Corrêa, professora do curso Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Chocolates, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a função de chocolateiro está entre as mais importantes, pois participa de todo o processo e interefe diretamente na qualidade dos doces, já que ele é responsável pela massa, encarrega-se da temperagem manual e analisa o material produzido pelos outros funcionários ou pela temperadeira. Além disso, avalia o resultado do trabalho e desenha novos títulos. Sendo assim, um dos requisitos é que ele tenha no mínimo três anos de experiência.

Para a especialista, uma pequena fábrica de chocolates, além de um chocolateiro, pode começar com um ajudante e uma secretária. Já o posto de gerente, em empresas de pequeno porte, costuma ser ocupado pelo dono, que geralmente acompanha de perto tanto a produção quanto a administração e as vendas. Ela alerta também para o fato de que o treinamento e a reciclagem devem ser periódicos. Sendo assim, mesmo que incialmente você tenha uma pequena equipe, é importante investir nos componentes dela.

Outras funções básicas

A medida que a marca da empresa se destacar no mercado, as demandas crescerão e a equipe necessitará de novos integrantes. Conheça outras funções básicas em uma fábrica de chocolate:

Encarregado dos recheios – muitas vezes é o próprio chocolateiro. A criação e execução dos recheios é importantíssima, já que eles podem representar um forte diferencial de uma chocolataria.

Encarregado das embalagens – as embalagens dão a cara dos produtos da empresa e estabelecem sua empatia com a clientela. Uma boa embalagem muitas vezes conquista o consumidor.

Administração e vendas – é quem faz o trabalho executivo: compra de materiais, fecha negócios, determina as políticas da empresa junto a seus clientes e fornecedores.

Seleção de funcionários

O primeiro passo do processo seletivo é divulgar as vagas e no texto de divulgação instruir sobre os procedimentos para concorrer a elas. O primeiro passo que o candidato deve tomar é preencher o currículo e enviá-lo para a empresa. Em seguida, o recrutador efetuará basicamente dois passos, análise de currículos e entrevistas (em seleções maiores é comum também haver uma fase de dinâmica de grupo antes da entrevista).

Encargos trabalhistas

É importante também estar atento aos encargos sociais. É preciso que o empregador, além de buscar conhecer e entender as práticas do RH, procure conversar sempre com o contador da empresa para expor dúvidas e ficar a par de novidades acerca da legislação. Algumas dos encargos trabalhistas mais conhecidos são o INSS, o FGTS, o 13º salário e as férias, entre outros.

Para mais informações acerca dos itens expostos, acesse e conheça o curso Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Chocolate, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Nele, você encontrará outras orientações acerca dos passos para montar a sua fábrica de chocolate.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Everaldo souza santos

11 de jan. de 2014

Estou concluindo quatro cursos na CPT, porém gostaria de fazer curso sobre chocolates mais desde a matéria prima "amêndoas" na minha propriedade rural.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jan. de 2014

Olá, Everaldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

gerson

6 de out. de 2013

Olá, Adorei as informações, agora quero estudar e planejar meu negócio. Se por acaso tiverem alguma sugestão, fiquem vontade em oferecer estarei começando do zero, uma chocolateria. Ainda tenho que adaptar o local de fabricação, que inclusive será em um andar da minha casa. Ainda tenho um salão no térreo e penso montar a primeira loja com a marca. O que acham? Um grande abraço. Gerson Paladino

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de out. de 2013

Olá, Gerson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre o seu novo negócio recomendamos que conheça o Curso CPT Como Montar e Operar uma Fábrica de Chocolates.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ingrid alves

13 de mar. de 2013

Muito bom!

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de mar. de 2013

Olá, Ingrid!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!