WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Produção de cosméticos naturais

Notando o prejuízo causado pelo uso abusivo de algumas substâncias, o homem voltou a se interessar por produtos naturais

Desde a remota antiguidade, o homem tem buscado na natureza substâncias que possam auxiliá-lo na conservação da juventude, retardando o aparecimento dos sinais da idade. Plantas, sementes, mel, cereais, argila, são usados como cosméticos há muito tempo. Com o desenvolvimento da indústria de cosméticos, estes produtos foram relegados a segundo plano.

Muitas pessoas são alérgicas a cosméticos, muitas vezes em função dos conservantes, corantes e perfumes utilizados.

Porém, notando o prejuízo causado pelo uso abusivo de algumas substâncias, o homem voltou a se interessar por produtos naturais que causem menor impacto à saúde e ao meio ambiente; estamos, portanto, redescobrindo os cosméticos naturais, que são eficientes, custam pouco, estão muitas vezes dentro de nossa geladeira, ou em nossa horta, e tem efeitos surpreendentes.

No curso "Como Produzir Cosméticos Naturais", produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, com a orientação técnica dos professores Celso Trindade e Maria Luiza Sartório, mostra como preparar fórmulas simples de máscaras, chás e loções, receitas mais elaboradas de cremes, xampus e sabonetes que podem ser preparados com equipamentos simples ou em farmácias de manipulação ou em produção comercial de pequena escala.

Este trabalho permitirá que uma pessoa possa produzir seus próprios cosméticos e ter base para implantação de uma pequena indústria de cosméticos naturais. Para demonstração dos diversos processos, foram selecionadas as plantas mais utilizadas, com descrição de suas propriedades e as formas de uso.

Muitas pessoas são alérgicas a cosméticos, muitas vezes em função dos conservantes, corantes e perfumes utilizados. Quando estes produtos são preparados em pequena escala, este aditivos não precisam ser usados.

No manual que acompanha o filme, são apresentadas as matérias-primas utilizadas na fabricação de cosméticos e a finalidade de cada uma. O manual traz, também, a legislação existente sobre a produção de cosméticos e alguns endereços úteis; assim, se houver interesse em produção em escala comercial, estas informações servirão de balizamento para futuros empreendimentos da área.

Celso Trindade
Eng. Florestal e Mestre em Ciências Florestais – UFV

Maria Luiza Sartório
Bacharel em Química e pós-graduada em Engenharia de. Qualidade pela Politécnica da Universidade Católica - MG

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Caroline

21 de jun de 2020

Olá, Gostaria de saber mais detalhes do curso para fazer seu próprio cosmético.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jun de 2020

Olá,Caroline

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Recomendamos que procure um agrônomo especializado em fruticultura na sua região, para que este profissional consiga orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

edmundo cardoso da costa

28 de abr de 2013

Orientação de como prescrever Tratamento natural. Esse curso de medicina dá esse direito por Lei de prescrever Conchal - SP

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de abr de 2013

Olá, Edmundo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O curso Fabricação de Cosméticos com Plantas Medicinais, é um curso de capacitação profissional. Para ter direito a prescrever você deve fazer um curso de grsduação devidamente cadastrado no MEC.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!