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Planejar é o caminho para o sucesso de sua fábrica de chocolate

Avaliar o mercado, acompanhar as tendências, treinar mão de obra são alguns dos passos

 

Aproveite as datas comemorativas e comece investido na produção caseira dos doces

O conhecimento adquirido em sua capacitação e em sua experiência profissional serão pontos-chave na hora de planejar a fábrica. Sendo assim, é importante começar o quanto antes, fazer produtos caseiros em pequenas quantidades para presentear a família ou vender sob encomenda. As datas comemorativas como a Páscoa são momentos oportunos para testar receitas e conquistar fregueses. Assim, você se familiarizará com o negócio e terá dados para usar no planejamento.

Mas, isso não é tudo! Você precisa também avaliar o mercado de chocolate, acompanhar as novidades de recheios e formatos, providenciar os recursos financeiros para investimentos, projetar as instalações, pesquisar preços de equipamentos, treinar mão de obra, entre outras tarefas.

"Lembre-se de que sempre se pode aprender; portanto, é preciso aguçar a curiosidade e a atenção se você escolher este ramo; pesquisar muito, testar todos os produtos e fórmulas e procurar inovar sempre", aconselha Cecília Leci Corrêa, professora da Chocolateria Escola do Instituto Fribourg de Nova Friburgo – RJ e do curso Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Chocolate, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

No curso, você encontra mais orientações como essas. Acesse e confira! Abaixo seguem algumas dicas retiradas do conteúdo que o curso traz.

Finanças – É importante dimensionar bem o seu empreedimento e analisar o seu potencial financeiro para evitar gastos desnecessários com a compra de equipamentos muito sofisticados ou mesmo com a aquisição de equipamentos que rapidamente estarão em desuso.

Equipamentos – O empreendedor deve conhecer muito bem um equipamento antes de comprá-lo. É conveniente considerar a solidez da empresa que está oferecendo o equipamento, a necessidade do equipamento, a assistência técnica e, se possível, obter uma indicação de quem esteja há mais tempo no mercado.

Instalações – A localização de qualquer fábrica de alimentos deve ser definida considerando alguns aspectos da infraestrutura, como a disponibilidade de água, redes de esgoto, energia, vias de transporte e sistemas de comunicação, além do custo. É preciso também prever futuras ampliações para evitar grandes reformas e até a inviabilidade do projeto.

Normas de higiene – Trata-se de um dos quesitos mais rigorosos da legislação no setor de alimentação. A Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos (CNNPA) estabelece normas gerais de higiene a serem seguidas em todas as etapas de produção e comercialização. O conhecimento da lei é muito importante para que se evitem multas e, principalmente, a contaminação dos alimentos.

Por Luci Silva

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