WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Planejamento, programação e controle de produção na pequena indústria

Toda indústria precisa de uma área de Planejamento e Controle de Produção, que irá determinar o tipo e a quantidade dos produtos que serão fabricados, com base no pedido recebido do cliente e/ou na previsão de vendas

Planejamento, programação e controle de produção na pequena indústria

 

Toda indústria precisa de uma área de PCP - Planejamento e Controle de Produção. A área de planejamento de produção tem, em mãos, todos os pedidos dos clientes e deve ordená-los de acordo com as necessidades do cliente e/ou ordem de entrada para maximizar a produção. Em relação à quantidade e ao prazo de entrega, o seu coordenador de produção receberá uma planilha que determina o que produzir, em qual quantidade, e em qual tempo. Esse controle de produção deve ser informatizado. Ou seja, você precisa de um software, um programa de computador, que fará o planejamento e o controle de produção.

“Isso não deve ser feito manualmente, porque um controle manual implica maior gasto de tempo e maior probabilidade de erro. Então, se você ainda não tem um programa de computador, deve, imediatamente, contratar uma empresa ou comprar um software que já esteja pronto no mercado”, afirma o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso Como Administrar Pequenas Indústrias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
 
Tipos de sistemas produtivos

Há diversos tipos de sistemas produtivos que vão orientar a sua empresa para que ela defina o PCP a ser utilizado. O PCP deve ser específico para cada indústria. Entre os tipos de sistemas produtivos, destacam-se os seguintes:

Indústria de Produção Contínua - é aquela que realiza as mesmas operações, quase sem interrupção, produzindo grandes lotes de produtos. Geralmente, possui grande rigidez no
processo.

Indústria de Produção Intermitente - a indústria de produção intermitente pode ser de dois tipos: produção sob encomenda e produção repetitiva dos mesmos lotes de produtos, como as indústrias de móveis, eletrodomésticos, entre outras.

O tipo de produção define o sistema de PCP a ser utilizado. Desta forma, temos o PCP por fluxo (utilizado na produção contínua), o PCP por projetos especiais (utilizado na produção sob encomenda), o PCP por ordem (utilizado na produção repetitiva) e o PCP por Bloco ou Cargas (utilizado em determinadas indústrias).

A classificação do PCP é a seguinte: programação, roteiro, aprazamento, liberação e controle.

Programação

Essa primeira fase determina o tipo e a quantidade dos produtos que serão fabricados, com base no pedido recebido do cliente, na previsão de vendas, ou em ambos.

Roteiro

Nessa fase, determina-se quem fará a operação, onde ela será feita e os tempos unitários de fabricação do produto para cada operação. O roteiro da produção tem a função de determinar o melhor método de produção das peças, dos subconjuntos e da montagem dos vários produtos acabados que a fábrica produz, além de determinar o tempo padrão de preparação e de operação das máquinas.

Aprazamento

Nessa fase, determina-se quando será iniciada a produção, quando terminará e quanto tempo levará.

Liberação

Consiste essencialmente na mobilização dos recursos, antes do início da produção, de acordo com os prazos determinados na fase anterior.

Controle

Depois que a produção se iniciou, a fase do controle acompanha em todos os seus aspectos, para que os planos sejam executados, ou devidamente modificados, quando surgirem imprevistos que atrapalhem a sua realização. A mão de obra, os equipamentos e o capital disponíveis devem ser empregados com o máximo aproveitamento.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Gestão Empresarial.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!