WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Indústria de cosméticos é uma atividade lucrativa que atende à busca por beleza e saúde

A qualidade é sempre importante quando se trabalha com produtos que cuidam da saúde das pessoas

Indústria de cosméticos é uma atividade lucrativa que atende à busca por beleza e saúde

Uma atividade que pode oferecer bons lucros e ser, ao mesmo tempo, muito agradável, é a confecção de produtos cosméticos. O brasileiro é tido como um dos povos mais vaidosos, sendo a nossa indústria de cosméticos a sexta maior do mundo.

"Sem necessitar de instalações ou equipamentos sofisticados, e com alguns cuidados para o manuseio e armazenamento, podemos fabricar preparações para a pele, como sabonetes, cremes, loções, géis; e para os cabelos, como shampoo e condicionadores, e vários outros."

Para facilitar, algumas empresas já colocam no mercado produtos concentrados de fácil manipulação pelo consumidor. Segundo a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, “cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes são preparados constituídos por substâncias naturais e sintéticas ou suas misturas, para uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas, mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e/ou, corrigir odores corporais e/ou, protegê-los ou mantê-los em bom estado.”

Para a implantação das boas práticas de fabricação de cosméticos, devemos utilizar como referência a portaria 348/Secretaria de Vigilância Sanitária da Saúde, de 18 de agosto de 1997, que regulamenta a fabricação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Essa padroniza os procedimentos de fabricação, critérios de segurança, higiene, bem como as condições de envase, embalagem, rotulagem e acondicionamento final. Dessa forma, podemos garantir a qualidade de um produto que irá satisfazer as exigências sanitárias.

A formulação de um cosmético é composta de vários itens, com diferentes matérias-primas. Cada uma delas desempenhando uma função, como os corantes, conservantes, emulsificantes, princípios ativos, entre outros. Esses últimos são responsáveis pela ação característica de cada cosmético; por exemplo, há cosméticos com ação adstringente, hidratante, anti-inflamatória. Além disso, podem ser de origem vegetal, animal ou biotecnológica.

Lembre-se que você irá fabricar produtos que vão ser usados na pele e nos cabelos dos seus clientes, portanto, é importante tomar cuidado com a matéria-prima utilizada. Qualquer problema com a saúde dos consumidores pode causar grandes prejuízos morais e materiais para o fabricante.

Quando se tem como objetivo o crescimento de uma linha de produção, é preciso obedecer a critérios legais, como a liberação do alvará sanitário expedido pela vigilância sanitária, autorização de funcionamento expedido pelas autoridades sanitárias nacionais e registro ou notificação dos produtos junto à Anvisa .

 

Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Indústrias.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

waldir ferreira queiroz

9 de jan. de 2015

Gostaria de saber como funciona esse curso, e caso eu pretenda continuar no ramo o que faço para adquirir a matéria-prima.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jan. de 2015

Olá, Waldir!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre o Curso CPT Fabricação de Cosméticos - Linha Básica nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!