
A expressão custos pode assumir diferentes conotações, a depender do contexto em que é empregada. Se, por exemplo, um consumidor afirmar que a compra de uma nova camisa lhe custou R$20,00, poucas dúvidas surgirão. A compreensão de sua afirmação é imediata. No caso, porém, de a pergunta ser sobre quais foram os custos da camisa para a empresa fabricante, diferentes interpretações e diferentes respostas poderiam ser obtidas.
“O fabricante da camisa poderia pensar em diferentes conceitos acerca dos custos da roupa comercializada, como os custos contábeis, de oportunidade, financeiros, os custos plenos ou integrais, e muitos outros. Diversos podem ser os conceitos associados ao processo de formação e análise dos custos”, explica Professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso CPT Como Administrar Pequenas Indústrias.
De modo geral, custos podem ser definidos como medidas monetárias dos sacrifícios, com os quais a organização tem de arcar, a fim de produzir um item ou prestar um serviço. Preço, por sua vez, corresponde à importância recebida pelas indústrias, em decorrência da venda de seu produto ou serviço. Esse preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos incorridos e ainda fornecer um lucro à indústria.
Para a empresa, quanto maior o preço, maiores os lucros e melhores os resultados. O limite superior do preço, porém, é definido pelo mercado consumidor e pelo valor percebido e atribuído ao produto ou serviço comercializado. A análise de custo, preço e valor consiste em algumas das mais nobres e importantes tarefas da administração financeira.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Indústrias.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.