WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Semana do Campo CPT!

Cuidados durante o processo artesanal de produtos de limpeza

Ao cumprir as exigências sanitárias, garantiremos a qualidade dos produtos

 

 A fabricação de produtos de limpeza gera lucro ao pequeno empresário

A produção artesanal de produtos de limpeza é uma atividade lucrativa aos que querem montar um negócio ou ocupar o tempo de maneira útil e agradável. Além disso, há uma gama enorme de produtos de limpeza que podem ser fabricados em casa, sem a necessidade de equipamentos ou instalações sofisticadas.

Na vida moderna, os produtos de limpeza vêm alcançando um espaço ainda maior no mercado, já que ninguém vive sem eles. E, se tiverem qualidade comprovada, atrairão clientes os mais exigentes. No entanto, são necessárias algumas técnicas de fabricação bem como manipulação de matérias-primas, para que tais produtos tenham qualidade e concorram de igual para igual no mercado.

 

Além disso, “para se implantar adequadamente as práticas industriais, em uma empresa ligada à área de saneantes, devemos utilizar como referência a portaria 327/Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, de 30 de julho de 1997, que regulariza a fabricação de Saneantes Domissanitários”, ressalta a professora Eliana Aparecida Rodella, formada em manipulação em cosmetologia e uso de bioativos.

 

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), saneantes são substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento de água. São eles: detergentes e seus congêneres, alvejantes, desinfetantes, desodorizantes, esterilizantes, algicidas para piscinas, fungicidas para piscinas, desinfetante de água para o consumo humano, água sanitária, produtos biológicos, inseticidas, raticidas entre outros.

 

Seguindo a portaria 327, não só garantiremos a qualidade dos produtos como também satisfaremos as exigências sanitárias. Para isso, os processos de fabricação deverão ser bem definidos pela artesã dos produtos de limpeza. Além disso, alguns cuidados deverão ser tomados, durante a manipulação das matérias-primas. Para cada uma, há um método distinto.

 

Soda

 

É imprescindível ter muito cuidado no uso da soda. Quando for retirá-la da embalagem, deve- se tomar cuidado para não aspirá-la, de forma nenhuma. Ela liberá um pó finíssimo que é cáustico, não podendo atingir nenhuma parte do corpo, principalmente os olhos.

 

Ao mexer a soda na água, mexa bem devagar, pois, da mesma forma, ela irá soltar uma fumaça chamada lixívia, que é bastante tóxica. Daí ser recomendável o uso de óculos protetores, luvas, avental ou guarda-pó bem como uma máscara.

 

Caso a soda atinja alguma parte do corpo, lave imediatamente com bastante água corrente.

 

Também evite crianças por perto.

 

Cera

 

Ao aquecer as matérias-primas para a fabricação de ceras para assoalho, é necessário muito cuidado. Use sempre o banho-maria e não o fogo direto, pois as matérias-primas são bastante inflamáveis.

 

Ácido

 

O ácido sulfônico é um Ácido bastante forte. Ao atingir a pele, pode queimar. Neste caso, lave com água imediatamente. Este ácido também desprende gás, ao abrir o vasilhame onde está acondicionado. De forma alguma, ele deve ser aspirado, pois causa tontura e enjôo.

 

Consulte o curso Fabricação de Produtos de Limpeza, para obter mais informações e técnicas que irão auxiliá-lo na montagem de seu próprio negócio.

 

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Marcio Andrade Silva

24 de out de 2018

Gostaria de receber

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de out de 2018

Olá Marcio,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!