WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fábrica de Alimentos Congelados

Os pratos prontos congelados estão invadindo, cada vez mais, congeladores, freezers e nossas mesas

 

Comércio de alimentos congelados

Deve-se fazer uma pesquisa de mercado e diagnosticar qual o tipo de congelado tem maior saída na região, antes de começar o empreendimento

O mundo não para. As atribulações do dia a dia estão cada vez mais intensas. O custo de vida apresenta-se cada vez mais alto e a renda familiar, ao contrário, cada vez mais baixa. Resta ao brasileiro adequar-se a esta nova ordem social. Trabalhar cada vez mais tornou-se uma atividade ordem e procurar por novas fontes de renda, uma necessidade. Em meio a todo esse caos, mal sobra tempo, ao brasileiro, de se alimentar. Portanto, a procura por alimentos rápidos, práticos e fáceis de se preparar tem crescido cada vez mais.

Outro fator de grande importância que deve ser considerado é a facilidade de se adquirir eletrodomésticos, nos dias atuais. Com a redução do IPI, do Governo Lula, é comum encontrarmos nas casas de famílias de baixa renda, os equipamentos necessários para o armazenamento e o preparo dos alimentos congelados, como freezer, micro-ondas, fornos elétricos, etc.

Portanto, os pratos prontos congelados estão invadindo, cada vez mais, nossas geladeiras, freezers e nossas mesas, mexendo, assim, com os velhos e tradicionais costumes da culinária caseira. Há de se convir que os alimentos congelados facilitam o trabalho de uma dona de casa na cozinha, que, para prepará-los e comê-los, só precisa descongelar e levar ao forno para esquentar. Alguns pratos, sequer necessitam passar pelo processo de descongelamento, precisando, apenas, de serem aquecidos.

A prova disto está nas sessões de congelados do supermercados. Atualmente, a diversificação de produtos oferecidos cobrem os mais variados gostos e necessidades. O consumidor pode encontrar, congelados, pratos de cozinhas de todas as origens, de chineses a indianos, de japoneses a alemães e os tradicionais portugueses, italianos e franceses.

“Para 53% dos entrevistados, a facilidade do preparo é a principal razão da opção pelos pratos congelados. Outras razões foram: a possibilidade de se guardar o produto para ser consumido quando necessário (14,5%), praticidade (9,9%) e rapidez no preparo (9,4%)”, afirma a professora Denise Andrade Khoury, do Curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Percebendo essa nova ordem social, de substituir o alimento caseiro pelo congelado, empreendedores estão investindo cada vez mais em alimentos congelados com a finalidade de abastecer as redes de lanchonetes, supermercados e, por que não, vendê-los em suas próprias casas, por encomendas.


Comercialização

O maior consumo está nos supermercados. No entanto, é necessário que se faça uma pesquisa determinando previamente o tipo de congelado que a região mais consome, para depois dar início ao que vai ser produzido para o abastecimento dos mesmos.

Fábrica de alimentos congelados
A praticidade de compra e consumo de alimentos congelados está mudando os hábitos alimentares de boa parte da população brasileira

 

A vantagem da comercialização de comida congelada reside no fato da grande variedade de pratos que podem ser feitos e da grande comodidade que leva ao consumidor. Se for montar sua loja para vender no varejo é interessante que ela esteja localizada em áreas residenciais ou mesmo áreas próximas a escritórios, pois, geralmente, o consumidor adquire estes produtos ao final do expediente de trabalho, quando estão voltando para casa.

Clientes

As mulheres que trabalham fora e que não têm empregadas domésticas, os homens que moram sozinhos e que preferem comer em casa, e pessoas interessadas em uma alimentação balanceada por conta de dietas, constituem os maiores clientes deste tipo de investimento.

Fornecedores

Os fornecedores desse tipo de empreendimento são os mercados municipais, sacolões e feiras livres, atacadistas e grandes supermercados.

Produção

Fábrica de alimentos congelados
Atualmente, a diversificação de produtos oferecidos cobrem os mais variados gostos e necessidades

 

A fábrica pode fazer somente um ou dois produtos. Por exemplo, coxinhas e empadinhas, com o preço bem baixo. Ela pode oferecer para lanchonetes, para empresas que compram para lanches de funcionários, vai poder vender em mercearias e supermercados. Assim, a fábrica terá bom preço para os produtos. Para conquistar o mercado, a empresa deve oferecer produtos com qualidade e preços competitivos, aliados, porém, a um bom sistema de vendas, controle financeiro, de estoques e divulgação.

Os rótulos devem apresentar informações sobre o produto: data de fabricação e validade; peso, nome e endereço do produtor; registro do produto, quando não necessário; suas características e composição; instruções sobre conservação do alimento, modo de preparo, tabela nutricional etc. e ser atraente.

Consumo

Os alimentos que foram congelados devem ser consumidos até 24 h após o descongelamento, exceto no caso dos frutos do mar, que devem ser levados à mesa até 12 horas depois de descongelados.

Embalagens

É muito importante que a embalagem seja adequada para um bom congelamento. Ela deve ficar hermeticamente fechada, para impedir o mínimo da entrada de ar. Como o ar contido no interior do freezer é muito seco, o produto exposto ao seu contato, depois de algum tempo se desidrata e perde a cor. Por isso é preciso que a embalagem seja impermeável ao ar, a umidade e seja bem resistente.


Mão de obra

Para iniciar a produção, o empreendedor pode contar com o auxílio de uma boa cozinheira, treiná-la para utilizar os equipamentos de congelamento e embalagem e um motorista, para a entrega dos produtos. Contrate funcionários, de preferência, que já estejam treinados na produção de salgados e pratos prontos, pois o treinamento demanda muito tempo.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Pequenas Indústrias.

Por Silvana Teixeira

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Daniela Valéria dos Santos

31 de jul. de 2021

Curso sobre alimentos congelados prontos para consumo

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de ago. de 2021

Olá, Daniela

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância onde ao adquiri-los o aluno aprimora seus conhecimentos e enriquece sua grade curricular.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?