WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Alimentos congelados: praticidade para o consumidor e lucro para o empreendedor

Os principais clientes desses produtos são mulheres que trabalham fora de casa e não têm ajudantes, e homens que moram sozinhos e preferem fazer suas refeições no lar

É importante seguir as normas de higiene estabelecidas pela Anvisa.

A vida moderna, com toda sua correria e falta de tempo, leva as pessoas a procurarem praticidade, em todos os aspectos da vida. Na culinária não é diferente. Além das refeições feitas fora do lar, em restaurantes, a opção por alimentos congelados é preferência de muita gente. Por isso, o setor cresce exponencialmente, e para quem quer empreender, seguem algumas dicas.

Segurança alimentar

Na indústria de alimentos, qualquer falha na higienização pode causar sérios problemas de intoxicação alimentar. Esses podem até fechar o estabelecimento. Para evitá-los é importante seguir as normas de higiene estabelecidas pela Anvisa – Agência de Vigilância Sanitária. Essas dão instrução sobre o ambiente de trabalho, a limpeza dos equipamentos, do local e os procedimentos durante a fabricação.

Mercado

Os principais clientes desses produtos são mulheres que trabalham fora de casa e não têm ajudantes, e homens que moram sozinhos e preferem fazer suas refeições no lar. Assim, é interessante que a loja esteja localizada em áreas residenciais ou próximas a escritórios, pois, geralmente, o consumidor adquire os produtos a caminho deles. Para conquistar o mercado, é preciso oferecer alimentos com qualidade e preços competitivos.

Etapas e métodos

Escolha, sempre, alimentos de primeira qualidade.

Pensar que congelar alimentos altera seu valor nutritivo é mito. O que acontece são ações erradas nas operações preliminares que ocasionam a perda de vitaminas e outros compostos. A lavagem, corte, preparo, como toda a ação de higienização do alimento, é fundamental para a conservação inócua do mesmo.

No curso elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados, a professora e culinarista Denise Andrade Khoury explica que alguns alimentos não devem ser congelados, porque suas propriedades são alteradas quando em contato com temperaturas abaixo de zero grau.

Escolha, sempre, alimentos de primeira qualidade. Os frescos devem ser congelados imediatamente. No preparo, cozinhe o tempo mínimo necessário e coloque em pequenas porções, pois dessa forma congelarão mais rapidamente.

Em geral, todas as carnes congelam bem, assim como frutas de todas as variedades. Ao congelar legumes, escalde-os antes de levá-los ao freezer. É recomendável que as massas sejam congeladas antes de serem levadas ao forno, de modo a evitar cozimento duplo e desperdício de energia, com exceção da massa folhada.

A embalagem precisa ser impermeável ao ar e à umidade.

Embalagem

Como o ar contido no interior do freezer é muito seco, o produto exposto ao seu contato por algum tempo se desidrata e perde a cor. Portanto, a embalagem precisa ser impermeável ao ar e à umidade. Ela deve ser totalmente fechada, para impedir ao máximo a entrada de ar. A ideal é aquela que não permite a passagem de aromas, não se rasga facilmente, resiste à gordura e solta-se com facilidade do produto congelado.

Coxinha de frango congelada

A coxinha congelada é muito procurada pelos consumidores.

Para preparar esse delicioso quitute, são necessários dois litros de água; dois litros de leite; dois cubos de caldo de galinha; 100 gramas de margarina; duas colheres de sal e 3,5 quilos de farinha de trigo. O primeiro passo é elaborar a massa, para tanto, coloque a água para ferver no caldeirão da máquina de fazer massas quentes. Acrescente todos os ingredientes e deixe mexer até soltar do caldeirão.

Para o recheio, separe dois quilos de molho de tomate; 1,2kg de cebola; 250g de alho; 100g de sal; 13kg de frango cozido e desfiado e 300g de óleo. Refogue o alho e a cebola e deixe dourar um pouco. Coloque o molho de tomate e o frango cozido, mexa e deixe secar bem. Forme as coxinhas, colocando cinco gramas de requeijão e o recheio de frango. Empane passando na clara de ovo e na farinha de rosca. Coloque no tabuleiro e leve para congelar.

Por: Clara Peron.

 

Curso CPT - Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

ercilia do socorro ferreira da silva

18 de ago de 2012

Gostei tirou todas as dúvidas. Muito fáceis parabéns.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de ago de 2012

Olá, Ercília!

Que bom que gostou do artigo!

Não deixe de acessar o site para conferir as novidades em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!