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Telemarketing: perfil do operador

O teleoperador deve estar qualificado para desenvolver o seu trabalho

 Deve-se ter desenvoltura para lidar com os clientes

Com o intuito de valorizar as relações de proximidade com seus clientes, as empresas modernizaram e diversificaram algumas estratégias para transmitir informação, efetuar pesquisas, oferecer produtos e serviços, da forma mais eficiente e objetiva possível, capacitando funcionários, ampliando o uso de sistemas de informações e publicidades.

Assim surgiram os Call Centers, conhecidos popularmente como telemarketings, tornando-se uma das ferramentas mais eficazes e estratégicas na aproximação para a coleta de informações e venda de produtos e serviços ao público.

“Versáteis e dinâmicos, os Call Centers agregam uma série de funções primordiais tanto para os clientes, que podem fazer as suas compras com mais facilidade e tranquilidade, quanto para a empresa, com relação às suas necessidades e preferências”, afirma  a professora Ana Paula Rodrigues Andrade, do curso Capacitação de Operadora de Telemarketing, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

O setor telemarketing se expande, a cada dia, já empregando mais de um milhão e trezentos mil operadores no Brasil. E mais, os jovens é quem procuram por esse emprego, pois veem a oportunidade de aprender uma profissão, podendo ter bom rendimento, carga horária reduzida, o que lhes permite ingressar em uma faculdade e pagar os estudos.

No entanto, o mercado exige profissionais capacitados, com inúmeras habilidades, capazes de exercer várias funções. Mesmo porque enquanto conversam com os clientes, fazem anotações e digitam no computador, tudo ao mesmo tempo. Muitas vezes, enquanto estão conversando, buscam por produtos característicos bem como dados de que o cliente precisa.

Perfil do teleoperador

A definição do perfil dos operadores orienta a seleção e o treinamento. Os critérios variam de acordo com as empresas, mas muitas selecionam apenas candidatos que já tenham se submetido a um curso preparatório, com escolarização completa, em nível de ensino médio e noções de informática.

Quanto ao perfil, o telemarketing ativo exige dos operadores:

- Autoconfiança – Não se deixar envolver pelas possíveis provocações que o interlocutor possa fazer, não se intimidar; ser consciente das suas atribuições e do nível de informações que pode fornecer.

- Automotivação – Não esmorecer diante da rotina; compreender o telemarketing como uma carreira; perseverar em estudos e na atualização constante sobre a profissão.

- Criatividade – Não se limitar ao que está escrito no script; saber interpretar e reagir a perguntas incomuns feitas pelos clientes.

- Dedicação – Ser pontual e assíduo.

- Eficácia – Conseguir “vender seu peixe”; convencer o cliente sobre as qualidades do produto ou serviço; ser rápido; saber terminar a ligação tão logo fique claro que não há interesse por parte do interlocutor.

- Postura ética – Praticar as regras estabelecidas pelo Código de Ética do Telemarketing; conhecer e respeitar a legislação pertinente ao consumidor e à categoria profissional; exercer dignamente a profissão.

- Perseverança – Procurar crescer pessoal e profissionalmente como operador; ter a meta estabelecida em cada operação como um estímulo e uma medida de avaliação para o trabalho e não como uma medida opressiva.

Já o telemarketing receptivo exige dos operadores todas as habilidades do ativo e mais:

- Atenção – Compreender com exatidão a questão trazida pelo cliente e fazer perguntas específicas para esclarecê-la.

- Autodesenvolvimento – Parecida com a automotivação, mas inclui também uma certa autonomia para buscar informações complementares, quando necessário.

- Comunicação – Muitas vezes, quando um cliente liga, quer conversar, o operador deve saber dialogar com fluência, sem se perder em assuntos fora da operação específica em que trabalha.

- Colaboração – Ter a visão da operação como um todo. É comum que um mesmo SAC, por exemplo, possua operadores destacados para cada tipo de produto de uma mesma linha. É preciso saber transferir ligações para o colega, assim como ajudá-lo quando necessário.

- Comprometimento – Ter responsabilidade sobre as informações prestadas.

- Cortesia – Ser gentil; não se esquecer de pequenas palavras que tornem a conversação mais amável, evitando o tom mecânico.

- Domínio das emoções – Semelhante à autoconfiança, sabendo que, no receptivo, os clientes podem ser ainda mais emocionais (podem estar furiosos com o atraso na entrega de um determinado produto, por exemplo).

- Flexibilidade – Especialmente os profissionais de telemarketing receptivo precisam de jogo de cintura para sair de situações difíceis, como xingamentos ou assédios.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Pequenas Empresas.

Por Andréa Oliveira

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Comentários

Sueleny Santos De Souza

16 de abr. de 2015

Ótima as dicas tenho certeza q vai acrescentar e muito na minha carreira com operadora de Telemarketing.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de abr. de 2015

Olá, Sueleny!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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