WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Técnicas de manejo e manutenção de aquários

Em uma loja de aquários, estes devem ser submetidos a manutenções periódicas e a manejos adequados, para que os peixes se desenvolvam em um ambiente favorável

Técnicas de manejo e manutenção de aquários

Em uma loja de aquários, estes devem ser submetidos a manutenções periódicas, para que os peixes se desenvolvam em um ambiente favorável. Nos aquários onde os exemplares de peixes estão à mostra para os clientes, as manutenções são ainda mais necessárias, uma vez que eles abrigam uma grande quantidade de peixes. Sendo assim, para que seu empreendimento prospere e gere lucros, torna-se necessário saber executar as seguintes operações:

→ Adaptação dos peixes, logo após o recebimento destes por parte do fornecedor;
→ Alimentação dos peixes diariamente, da maneira correta;
→ Manutenções semanais nos aquários; e
→ Captura correta dos peixes;
→ Acondicionamento dos peixes em embalagens adequadas para venda.

Adaptação dos peixes


Geralmente, os peixes são transportados do fornecedor até a loja de aquários, em sacolas transparentes de plástico, com 30% do seu volume ocupado com água e 70% com ar. Estas são lacradas e protegidas com jornal, devidamente acondicionadas em caixas de papelão.

Ao chegarem à loja de aquários, os peixes deverão ser submetidos a um processo de aclimatação, para que eles se adaptem à mudança de ambiente, sem estresse. Esse processo consiste em colocar as sacolas boiando dentro dos aquários, para que a temperatura da água do aquário e das sacolas se igualem. Nessas condições, as sacolas deverão permanecer por um período de aproximadamente 20 min. Decorridos os 20 min, as sacolas deverão ser abertas, com o cuidado de mantê-las sempre em contanto com a água. Em seguida, uma pequena quantidade de água dos aquários deverá ser colocada dentro de cada sacola. Após cinco minutos, esse processo deverá ser repetido. Feito isso, as sacolas deverão permanecer dentro dos aquários por mais cinco minutos. Após esse período, realiza-se a soltura dos peixes dentro dos aquários.

O mais indicado é que, em cada aquário, seja colocada apenas uma espécie de peixe, principalmente para facilitar ao cliente fazer a escolha dos peixes de seu interesse. Se necessário, a mistura de algumas espécies poderá ser feita, a exemplo do que quase sempre acontece nos aquários decorativos. Entretanto, antes de colocar mais de uma espécie de peixe em um mesmo aquário, será necessário ter certeza de que existe compatibilidade entre elas. Essas informações você poderá obter com o seu fornecedor de peixes ornamentais.

A ração para os peixes deverá ser fornecida diariamente, no mesmo horário, além de ser de boa qualidade e balanceada

A ração para os peixes deverá ser fornecida diariamente, no mesmo horário, além de ser de boa qualidade e balanceada.

Alimentação dos peixes


A ração para os peixes deverá ser fornecida diariamente, no mesmo horário. Esta deverá ser de boa qualidade, balanceada e que tenha sido produzida por um fabricante idôneo. Fornecer ração além do necessário significa contribuir para maior formação de matéria orgânica no aquário, o que é indesejável.

Uma regra prática e bastante eficiente consiste em observar se toda a ração fornecida foi consumida pelos peixes em um intervalo de tempo de cinco minutos. Sendo assim, se a ração fornecida for consumida em um intervalo de tempo menor, significa dizer que será necessário fornecer maior quantidade.

Manutenção dos aquários


Falar em manutenção dos aquários significa estar constantemente atento, procurando observar sempre o comportamento dos peixes e as condições em que os aquários se encontram, como temperatura da água, turbidez, luminosidade, entre outros. De praxe, pelo menos uma vez por semana, será necessário realizar uma parcial renovação da água dos aquários, retirando-se aproximadamente 30% do volume de água por meio de um sifão. Simultaneamente, deve-se realizar a limpeza dos filtros, quer sejam os biológicos ou os de filtragem mecânica. Para isso, será necessário desligar todos os componentes elétricos dos aquários, para, em seguida, realizar a sua limpeza.

No caso dos filtros biológicos, é utilizado o sifão, que percorre o fundo dos aquários, próximo às pedras, retirando a água. No caso dos filtros mecânicos, tal limpeza deverá ser feita, desmontando-os e retirando a lã de náilon para ser lavada em uma torneira. A cada duas ou três lavagens, a lã deverá ser substituída por uma nova. Após a lavagem e a montagem dos filtros, o volume de água dos aquários deverá ser novamente completado. Antes disso, será necessário adicionar algumas gotas de produtos removedores de cloro na água, que será colocada nos aquários, cuja quantidade deverá seguir as recomendações do fabricante.

Ao completar o volume de água, será necessário realizar o teste do pH da água. Se o valor estiver abaixo do requerido, será preciso adicionar algumas gotas de produto alcalino, para aumentar o valor do pH. Caso o resultado do teste indique um valor de pH acima do requerido, será necessário adicionar algumas gotas de produto salino, para diminuir o pH da água.

Captura dos peixes para serem vendidos


A captura dos peixes deverá ser feita com a utilização de um puçá. Após a escolha pelo cliente, os peixes deverão ser transferidos para sacolas de plástico, com aproximadamente 30% do seu volume ocupado com água retirada dos próprios aquários. Após o acondicionamento dos peixes nas sacolas, estas deverão ser fechadas, com 70% do volume ocupado por ar. Nessas condições, os peixes poderão ser transportados por um período seguro de até dez horas.

Conheça os Cursos CPT, da área Pequenas Empresas.
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!