WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sorvete é uma delícia de negócio

Nutritivo, fácil de preparar e, com estratégias de marketing, tem crescente consumo no inverno

Antes de ser uma “guloseima que refresca” e agrada tanto crianças como adultos, o sorvete possui um alto valor nutritivo.

O sorvete tem origem em épocas muito antigas. Há 3.000 anos, os chineses já utilizavam uma mistura de neve com sucos de frutas. O negócio desenvolveu-se e, atualmente, os métodos de fabricação e os ingredientes melhoraram, ao mesmo tempo em que a tecnologia de refrigeração tornou-se mais barata e mais eficiente.

Mais nutrição que caloria

Antes de ser uma “guloseima que refresca” e agrada tanto crianças como adultos, o sorvete possui um alto valor nutritivo. O alimento, preparado à base de leite, é rico em nutrientes. Contém proteínas, açúcares, gordura, vitaminas, cálcio, fósforos e outros minerais.

O ser humano tem a necessidade de consumir de duas a três porções por dia do grupo dos laticínios, o que corresponde a duas bolas de sorvete. Mesmo com essas características altamente nutritivas, o mercado brasileiro ainda é pouco explorado, o que abre oportunidades de ingresso nesse negócio.

Controle de qualidade

A qualidade dos sorvetes é determinada não só pela qualidade dos ingredientes, mas também, por bons equipamentos, correto balanceamento da formulação, métodos de processamento adequados, empregados saudáveis e conscientes, limpeza e procedimentos de sanitização eficazes.

Esse alimento pode se contaminar facilmente, sendo um excelente meio de crescimento de microrganismos que causam danos à saúde.

Dada a sua riqueza em nutrientes, esse alimento pode se contaminar facilmente, sendo um excelente meio de crescimento de microrganismos que causam danos à saúde humana. Por isso, é necessário tomar todas as medidas cabíveis para evitar a contaminação, em todas as etapas do processo de produção.

Fabricação de sorvetes

Os sorvetes são produzidos a partir de uma emulsão estabilizada, chamada de calda, que passa por um processo de batimento e congelamento. Os ingredientes básicos usados são: água, açúcares, gorduras, sólidos não gordurosos do leite, estabilizantes e emulsificantes, aromatizantes e corantes.

Os açúcares conferem doçura, realçam sabor, ajudam na formação de uma textura suave e reduzem o ponto de congelamento. A quantidade a ser adicionada deve corresponder de 12 a 20% do total dos ingredientes. Sorvete com menos de 10% de açúcar fica excessivamente duro e com 30% de açúcar torna-se excessivamente mole.

Feito com uma calda que pode ser à base de leite ou à base de água, essa sobremesa no palito é uma delícia.

Fabricação de picolé

 

Feito com uma calda que pode ser à base de leite ou à base de água, essa sobremesa no palito é uma delícia. Para picolés à base de leite, pode ser usada a mesma calda preparada para sorvetes, já pasteurizada, à qual é adicionada o pó saborizante na dosagem recomendada pelo fabricante. Já os preparados à base de água podem ser feitos com calda simples ou enriquecida.

Milk shake

O milk shake é uma bebida batida composta de leite, sorvete, chantilly e cobertura. A decoração   pode ser feita com chantilly, coberturas para sorvete, chocolates, frutas, leite condensado e cereais. E, para completar, o canudinho, uma ideia do empresário Marvin Stone, que não terminava o dia sem tomar o mint julep, feito com uísque, açúcar e menta.

Uma das grandes sensações é a torta de maçã com sorvete de creme, que já é destaque na culinária da Serra Gaúcha.

Sazonalidade

Muitos donos de sorveteria atuam com o lema trabalhar no verão intensivamente para sobreviver no inverno. O principal problema desse empreendimento era a baixa temporada no inverno. Era mesmo, pois a criatividade anda solta no ramo e essa “sentença” está caindo por terra.

O mercado de sorvete tem trabalhado de forma a agregar valor ao produto. O público, que não associa o alimento ao frio, já se surpreende com o novo cardápio. Os pratos do inverno combinam sorvete com cremes de frutas e bolos quentes, drinks que se associam à cachaça e ao licor e outras delícias como coco queimado, paçoquinha e torrone de chocolate. Uma das grandes sensações é a torta de maçã com sorvete de creme, que já é destaque na culinária da Serra Gaúcha.

Por: Ariádine Morgan

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?