WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Curso Como Montar um Restaurante Self-Service Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Curso Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal Como Montar e Administrar uma Creche Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Montar um Canil Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação - Processo Artesanal Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Como Montar uma Escola de Informática Curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Curso Como Montar e Gerenciar um Telemarketing Áreas Afins 14Indústria Caseira 9Indústria da Carne 10Pequenas Indústrias Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Silk-screen: aumente sua renda trabalhando em casa

Uma ótima sugestão de negócio para você que pretende lucrar em 2012

O silk-screen, ou serigrafia, é um método de impressão antigo e ainda muito utilizado, principalmente para fins publicitários. Silk-screen significa seda-tela, nome que se refere à tela na qual são gravadas as imagens que serão, posteriormente, reproduzidas. Essa técnica é capaz de imprimir sobre qualquer material e formato, podendo personalizar camisas, bonés, canecas, réguas, CDs, DVDs e até placas de computador. O silk-screen era inicialmente uma atividade artesanal, porém hoje em dia há uma variedade de equipamentos que facilitam e aceleram a sua produção.

Vantagens ao investir em uma estamparia

Os recursos necessários para trabalhar com silk-screen não têm um custo alto, ao menos que a intenção do investidor seja abrir uma grande empresa que produza milhares de peças por hora. Para pequenos negócios, não é necessário investir muito dinheiro na compra de máquinas sofisticadas. Dessa forma, para quem pretende trabalhar em casa ou abrir um pequeno negócio, os equipamentos mais simples e mais baratos são suficientes para atender à demanda de fabricação.

Mussumesci prepara uma camisa para impressão

O empresário e administrador Luiz Cláudio Christ Mussumesci elenca uma série de vantagens do processo serigráfico no curso Como montar uma estamparia  - Silk-Screen, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Algumas delas são: a grande variedade de equipamentos disponíveis no mercado; tintas variadas e com alta durabilidade; a impressão pode ser feita em casa, em alguma oficina ou em ambientes externos, como vitrines e veículos; equipamentos de baixo custo; alta rentabilidade; produção livre de restrições quanto ao tamanho de impressão, comprimento, espessura ou tipo de material.

No curso citado, há um capítulo inteiro direcionado à avaliação financeira do investimento requerido em cada tipo de empresa serigráfica. Há uma orientação detalhada de como calcular as despesas e os lucros para se ter uma ideia mais precisa do valor do investimento e até mesmo do tempo necessário para o reembolso desse capital inicial. Para Mussumesci, é imprescindível se informar sobre esses gastos antes de abrir o empreendimento, pois é preciso se basear nesses valores a fim de calcular o ponto de equilíbrio da empresa, ou seja, atingir um lucro operacional igual a zero.

Espaço e organização da estamparia

De acordo com Mussumesci, o espaço necessário para abrir uma pequena empresa de silk-screen depende basicamente da quantidade de produto a ser personalizado. Para tanto, é fundamental avaliar as necessidades dos clientes em potencial antes de decidir o local da estamparia. O tamanho do local no qual todo o processo será realizado deve ser dividido em setores, cada um direcionado a uma operação diferente. Além disso, é preciso providenciar uma iluminação especial e uma área sem luz. A preparação dos funcionários quanto ao manuseio de cada máquina e a orientação para o uso correto dos equipamentos de segurança também são de extrema importância para prevenir acidentes de trabalho.

Uma das etapas do processo de impressão têxtil

Um dos principais segredos para uma produção eficiente é a organização. Manter o espaço físico da estamparia organizado é tão importante quanto manter suas informações e pedidos em perfeita ordem. Sendo assim, Mussumesci sugere que haja uma planilha na qual conste os nomes dos clientes e dos funcionários da empresa, quantidades, tipos e cores dos produtos disponíveis, além, é claro, de uma tabela com os preços dos diferentes trabalhos de silk-screen ali oferecidos. O empresário lembra ainda que é importante definir uma data para a entrega do material, bem como descrever os detalhes de cada estampa.

Arte final e matriz

A arte final, ou seja, a figura que se deseja reproduzir, pode ser elaborada pela empresa ou levada pelo próprio cliente, se este assim preferir. Ela pode ser feita à mão ou em  programas de computador desenvolvidos especialmente para essa finalidade. Essa primeira etapa na qual a figura ou as letras são criadas e selecionadas é essencial, pois ela determina  o resultado. Por isso, deve-se procurar fazer uma arte final que agrade ao cliente, que corresponda a sua expectativa.

A matriz talvez seja o objeto mais importante de uma estamparia, pois ela é o molde que será utilizado durante toda a produção. Ela é um quadro de madeira ou alumínio (parecido com uma moldura) responsável por prender um tecido especial. O molde é obtido a partir da reação do tecido, primeiramente em contato com alguns produtos químicos, em seguida reagindo à luz e, por último, à água. Vale ressaltar que esses quadros podem ser comprados prontos diretamente dos fornecedores, porém sua fabricação é tão simples que pode ser feita por um marceneiro. Cabe ao dono da empresa escolher o que for mais conveniente, avaliando a qualidade e o custo de cada opção.

Utilização de matriz na personalização de uma camisa

Mussumesci explica que cada arte final gera uma matriz e a quantidade necessária para fazer cada estampa depende do número de cores que a compõem. Além disso, ele lembra que o tecido deve sempre estar completamente esticado a fim de obter um bom resultado, ou seja, um desenho com traços mais definidos. As matrizes são muito utilizadas para personalizar materiais que não necessitam de imagens tão precisas e detalhadas, como camisas, faixas, cartazes e adesivos. No curso sobre silk-screen, Mussumesci dá dicas de como transformar a sua ideia de abrir uma estamparia em um negócio bem sucedido. O curso também traz informações sobre como escolher o lugar para abrir a sua empresa, quais os equipamentos necessários, as etapas da produção e o custo do investimento.

Por Camila Guimarães Ribeiro

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

arnaldo rodrigues magno neto

22 de mar de 2015

Gostaria de aprender a serigrafia em camisetas primeiro para meu próprio uso depois. . .

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mar de 2015

Olá, Arnaldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Silk Screen - Processo Artesanal.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Edilson João dos Santos

18 de fev de 2014

Tenho interesse em fazer esse curso, desejo maiores informações sobre o curso e se é composto de DVD, e como fazer, e o investimento a ser pago. Edilson Santos

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de fev de 2014

Olá, Edilson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

liana

3 de jan de 2014

Olá, estou interessada em abrir uma estamparia, porem preciso de dicas para começar colocar em pratica, gostaria de alguns conselhos se possível.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jan de 2014

Olá, Liana!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

osmarina ferreira dalfior

14 de out de 2013

gostaria de receber informação completa de como montar uma estamparia de pequeno porte e se der certo tem como aumentar. Atenciosamente, osmarina

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de out de 2013

Olá, Osmarina!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre a estamparia.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Leticia

3 de abr de 2013

Estou iniciando em estamparia e silk screen e gostaria de saber como faço para encontrar serviços a fazer.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de abr de 2013

Olá, Letícia!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Nesta fase inicial do seu empreendimento é importante conquistar novos clientes. Para atrair novos clientes algumas dicas são úteis:

* Vá buscar os clientes e não espere até que eles apareçam.

* Responda a todos os pedidos de informação.

* Comunique-se com os antigos clientes e reconquiste-os.

* Através de pesquisas, tente identificar s clientes em potencial e traga-os para a sua lista de clientes habituais, oferecendo vantagens.

* Procure entrar em contato com os clientes do seu concorrente e faça propostas a eles com todas as vantagens que você possa oferecer.

* Faça campanhas publicitárias eficientes.

Além disso, para ter sucesso em seu negócio, seu produto deve ter muita qualidade, ser competitivo em relação aos concorrentes e atngir o foco de mercado que você deseja.

Para conhecer estratégias de marketing, recomendamos o curso Marketing para Pequenas Empresas, produzido pelo CPT.

Desejamos sucesso em seu empreendimento!

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!