Comida pronta, variada, nutritiva, bem feita, servida em ambiente confortável e por preço acessível é sinônimo de sucesso garantido
O mundo não para. As atribulações do dia a dia estão cada vez mais intensas, a sociedade em constantes modificações e o brasileiro, em meio a tantas mudanças, tem deixado velhos hábitos no passado e investido em novas formas de se ganhar tempo, dinheiro e reduzir o estresse.
Em meio a todo esse caos, mal sobra tempo ao brasileiro de se alimentar. Portanto, uma alternativa estratégica encontrada por aqueles que trabalham fora e possuem poucas horas de almoço é procurar por bons restaurantes para fazerem suas refeições, já que ir em casa e prepará-las tornou-se um incômodo para aqueles que precisam realizar a máxima quantidade de atividades, em pouco tempo.
Percebendo essa oportunidade do mercado, empreendedores estão investindo em self-services oferecendo, a este público, refeições de qualidade, saudáveis e rápidas.
“Os restaurantes self-services surgiram em virtude das exigências do mundo moderno e, com certeza, esta será uma tendência cada vez mais crescente; pois, no limiar do terceiro milênio, quando o tempo é o bem mais escasso, comida pronta, variada, nutritiva, bem feita, servida em ambiente confortável e por preço acessível é o que todos nós precisamos.”, afirma a professora Ana Francisca de Oliveira Rodrigues, do curso Como Montar um Restaurante Self-Service, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Porém, apenas inaugurar restaurantes pela cidade não basta.
Os self-services precisam ser excelentes na prestação de serviços e estarem preparadas para atender a uma clientela cada vez mais exigente
Por estarem inseridas num mercado cada vez mais competitivo, essas empresas precisam ser excelentes na prestação de serviços e estarem preparadas para atender a uma clientela cada vez mais exigente.
Numa empresa moderna, a busca da qualidade deve ser constante, pois isto determina o seu sucesso. É preciso, portanto, que o novo empreendedor tenha em mente que a informação é uma de suas maiores armas. Ele precisa se atualizar sempre e desenvolver uma visão empresarial pautada na busca da qualidade total, estruturada em conceito modernos de administração, baseados no lucro pela racionalização do trabalho.
Em um mercado globalizado, um empreendimento somente sobrevive se possuir muita qualidade. A qualidade em uma empresa está ligada a diversos fatores, tais como: liderança eficaz; planejamento estratégico; foco no cliente e no mercado; informação e pesquisas; gestão de pessoas e processos.
Num self-service, além de todos estes fatores, para que o fluxo de trabalho seja eficiente, é necessário que o gerente esteja sempre presente na área de trabalho e que administre o seu pessoal com a certeza de que investir em qualidade é o melhor negócio. Caso contrário, se assim não o fizer, será alto o preço a pagar. Portanto, a qualidade é que determina se uma empresa permanece ou não no mercado.
Geralmente, o público alvo de um self-service é constituído de profissionais liberais, empresários, vendedores, bancários, estudantes do ensino médio e universitários, funcionários de empresas da região, dentre outros. Por ser um público cada vez mais crescente, nunca faltará clientes ao seu empreendimento. Portanto, trata-se de um negócio de sucesso.
A característica mais apreciada do sistema self-service é a praticidade. Neste sistema, o cliente chega, faz seu prato de acordo com suas preferências e, sem demora, faz sua refeição. O que se conclui é que ninguém quer esperar muito. Como o tempo hoje é o bem mais escasso, mesmo nas horas de lazer queremos comida muito gostosa, mas não queremos esperar e nem pagar muito. Além disso, hoje se preza muito a liberdade de escolha e o sistema self-service oferece ampla opção. Até as casas de lanche, cafés e chás, sorveterias e barracas de cachorro-quente têm adotado o sistema. Vê-se, portanto, que se trata de uma exigência da vida moderna e dos novos hábitos.
Planejamento
O grande segredo está no planejamento do negócio. O empreendedor de sucesso deve procurar se informar sobre todos aspectos para que tudo ocorra dentro do esperado.
Clientela
O público só aparece em maior número depois que as pessoas têm uma boa referência do restaurante. Uma boa propaganda feita pelo próprio cliente fará com que outros novos conheçam a sua casa. Esmere-se em atendê-los.
Propagandas
As tradicionais faixas na frente do estabelecimento durante a instalação ou reforma e panfletos espalhados em toda a região próxima na última semana são os maiores recursos de propaganda usados pelos iniciantes.
Todos devem usar uniformes. É proibido o uso de anéis, pulseiras e relógios. Os cabelos devem estar protegidos por telas e toucas.
Balcão
O balcão de distribuição é onde os alimentos são expostos e os clientes escolhem de acordo com o seu gosto. A comida deve ser muito bem apresentada, na temperatura correta. Para tanto, é preciso que o balcão tenha condições de manter os alimentos na temperatura ideal.
Saguão
O local deve ser impecável, destacando o aspecto de limpeza e higiene absoluta o que é imediatamente associado à higiene na preparação dos alimentos. O ambiente deve ser agradável, amplo, permitindo boa circulação, móveis confortáveis, climatização, iluminação, entre outros.
Funcionários
Todas as pessoas que trabalham no restaurante devem ter carteira de saúde devidamenterevalidada. Funcionário com doenças infecciosas não podem, de modo algum, manipular alimentos e todos devem usar uniformes limpos e completos: touca, aventais impermeáveis e botas. Unhas devem estar aparadas e sem esmalte. É proibido o uso de anéis, pulseiras, relógios, cordões e brincos. Os cabelos devem estar rigorosamente presos por tela e por touca, sendo este o grande vilão dos restaurantes. Também não se pode permitir o fumo dentro da área de serviço, nem a entrada de pessoas estranhas ou animais.
Os funcionários, principalmente os garçons, precisam dominar com perfeição todas as tarefas do restaurante e conhecer muito bem todos os produtos que estão sendo vendidos
Atendimento
O atendimento tem de ser impecável. É importante que o administrador saiba que todos os funcionários do estabelecimento estão envolvidos no atendimento e que eles deverão ser treinados e conscientizados do quanto isto é importante. Qualificação técnica e comportamento adequado são essenciais. Os funcionários, principalmente os garçons, precisam dominar com perfeição todas as tarefas do restaurante e conhecer muito bem todos os produtos que estão sendo vendidos.
Marketing
Cliente bem atendido é o seu maior marketing. Invista nisto e só terá a ganhar. Todos já sabem que a utilização do marketing promocional é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Em restaurante, nem se discute. As promoções serão sempre garantia de conquista de novos clientes e retorno dos antigos; atrações artísticas; surpresas; uma mudança na decoração; e é lógico, as tradicionais propagandas, que devem ser criativas e veiculadas no canal apropriado, aquele que atinge o seu público.
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Por Silvana Teixeira
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