A busca pela qualidade total deve ser constante, pois é ela quem determina o sucesso de um empreendimento
Em empresas modernas, principalmente aquelas que envolvem alimentação, como é o caso dos restaurantes self-services, a busca pela qualidade deve ser constante, pois é ela quem determina o seu sucesso do empreendimento.
É preciso que o empreendedor, interessado em iniciar nesse ramo de trabalho, tenha em mente que a informação é uma de suas maiores armas e, portanto, ele precisa se atualizar sempre e desenvolver uma visão empresarial pautada na busca da qualidade total, estruturada em conceitos modernos de administração e baseados no lucro pela racionalização do trabalho.
Segundo especialistas, só com qualidade é possível competir num mercado globalizado. A qualidade numa empresa especializada em servir alimentação está ligada a diversos fatores tais como, liderança eficaz; planejamento estratégico, foco no cliente e no mercado; informação e pesquisas, gestão de pessoas e processos.
Sendo assim, em um restaurante self-service, além de todos estes fatores, para que o fluxo de trabalho seja eficiente é necessário que o gerente esteja sempre presente na área de trabalho e que administre o seu pessoal com a certeza de que investir em qualidade é o melhor negócio, caso contrário, será alto o preço a pagar.
“A qualidade na prestação de serviços, de forma geral, é fator determinante e assegura se uma empresa permanece ou não no mercado”, afirma a professora Ana Francisca de Oliveira Rodrigues, do curso Como Montar um Restaurante Self-Service, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
A qualidade na prestação de serviços é fator determinante e assegura se uma empresa permanece ou não no mercado
Hoje, está havendo uma revolução no conceito de qualidade e colocar as pessoas em primeiro lugar é o maior critério desta nova ordem: “melhorar as relações humanas, fortalecer a comunicação, formar espírito de equipe e manter padrões éticos elevados”.
Do novo gerente exige-se que tenha talento em lidar com pessoas e que ele encontre meios de “inspirar” os funcionários a fazerem o melhor possível, sempre buscando a perfeição. Em restaurante, é preciso desenvolver nos funcionários o compromisso com a organização, com a limpeza e higiene, com o combate ao desperdício e com o atendimento etc.
Cada funcionário, ao ser contratado, tem suas tarefas pré-definidas, sua área de trabalho estipulada e deve cuidar de manter tudo em ordem ao seu redor. Porém, este funcionário deve estar sempre consciente de que faz parte de uma equipe e deve estar sempre pronto a assumir novas tarefas.
Uma característica marcante das empresas japonesas, por exemplo, é o espírito corporativo e seu sentimento familiar. Nestas empresas, predomina uma cultura de que a empresa é nossa. A meta é a produção contínua com defeito zero. Não se admite o defeito e caso ele ocorra é importante localizá-lo, ou até mesmo prever os erros e corrigi-los.
A simplificação e a padronização de todas as tarefas, também, são estratégias para se prevenir erros. Portanto, todos os envolvidos no trabalho devem se comprometer, de corpo e alma, na tarefa de fazer do empreendimento um sucesso, pois dele deriva o sucesso e a sobrevivência de todos.
O atendimento ao cliente, razão maior de qualquer empresa, tem de ser impecável. É bom que todos saibam que o cliente tem sempre razão e é importante que o administrador saiba que todos os funcionários do estabelecimento estão envolvidos no atendimento e que eles deverão ser treinados e conscientizados do quanto isto é importante.
Cabe, ao empreendedor, escolher com muito cuidado as pessoas que vão atuar no seu restaurante, treiná-las e capacitá-las. Outro aspecto que deve ser levado em conta no momento da contratação de um empregado é o seu comportamento.
Os funcionários do restaurante self-service devem conhecer todas as regras de ética e de etiqueta, bem como saber se relacionar bem com as pessoas
Os funcionários do restaurante self-service devem conhecer todas as regras de ética e de etiqueta, bem como saber se relacionar bem com as pessoas, tanto no trato com clientes quanto no relacionamento com os colegas.
É bom esclarecer que muitas características fazem parte da personalidade da pessoa que pode ser educada, mas não pode ser moldada. É de fundamental importância que os administradores pensem nisto quando forem escolher um funcionário.
Tudo é muito importante neste segmento, porém, possuir funcionários bem treinados é essencial para o sucesso da empresa!
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Por Silvana Teixeira
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Comentários
Luiz Carlos Gadelha
26 de jul. de 2017Grandioso conteúdo tenho
Resposta do Portal Cursos CPT
27 de jul. de 2017Olá, Luiz.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.
Tania Cipriano
7 de out. de 2016Gostei muito das sugestões, apesar do resumo, foi bem proveitoso para mim. Estou com um restaurante em Betim MG, mas estou com um pouco de dificuldade de liderança. Self-service, sem balança. Se vcs poderem me ajudar com algumas dicas agradeço.
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7 de out. de 2016Olá Tânia,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre gestão empresarial.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Rosangela
9 de set. de 2016Gostei muito das sugestões, apesar do resumo, foi bem proveitoso para mim. Estou com um restaurante em João pessoa, a 4 meses estou tentando um pouco de dificuldade de liderança com os funcionários. Self- service, sem balança. Se vcs poderem me ajudar com algumas dicas agradeço.
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12 de set. de 2016Olá Rosângela,
Para mais informações sobre restaurante self-service, clique aqui.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
darlan girao
12 de dez. de 2014Gostei muito quero aprender MUITO MAIS.
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15 de dez. de 2014Olá, Darlan!
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Ana Carolina dos Santos
ANA MARIA GUIMARÃES
24 de out. de 2014Muito proveitoso as informações.
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24 de out. de 2014Olá, Ana Maria!
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Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre Restaurante Self Service.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos