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Restaurantes self-services - dicas para se obter sucesso no empreendimento

Nos restaurantes self-services, a busca pela qualidade total deve ser constante, pois é ela quem determina o seu sucesso do empreendimento

restaurantes self-services

A busca pela qualidade total deve ser constante, pois é ela quem determina o sucesso de um empreendimento

Em empresas modernas, principalmente aquelas que envolvem alimentação, como é o caso dos restaurantes self-services, a busca pela qualidade deve ser constante, pois é ela quem determina o seu sucesso do empreendimento.

É preciso que o empreendedor, interessado em iniciar nesse ramo de trabalho, tenha em mente que a informação é uma de suas maiores armas e, portanto, ele precisa se atualizar sempre e desenvolver uma visão empresarial pautada na busca da qualidade total, estruturada em conceitos modernos de administração e baseados no lucro pela racionalização do trabalho.

Segundo especialistas, só com qualidade é possível competir num mercado globalizado. A qualidade numa empresa especializada em servir alimentação está ligada a diversos fatores tais como, liderança eficaz; planejamento estratégico, foco no cliente e no mercado; informação e pesquisas, gestão de pessoas e processos.

Sendo assim, em um restaurante self-service, além de todos estes fatores, para que o fluxo de trabalho seja eficiente é necessário que o gerente esteja sempre presente na área de trabalho e que administre o seu pessoal com a certeza de que investir em qualidade é o melhor negócio, caso contrário, será alto o preço a pagar.

“A qualidade na prestação de serviços, de forma geral, é fator determinante e assegura se uma empresa permanece ou não no mercado”, afirma a professora Ana Francisca de Oliveira Rodrigues, do curso Como Montar um Restaurante Self-Service, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

restaurantes self-services

A qualidade na prestação de serviços é fator determinante e assegura se uma empresa permanece ou não no mercado

Hoje, está havendo uma revolução no conceito de qualidade e colocar as pessoas em primeiro lugar é o maior critério desta nova ordem: “melhorar as relações humanas, fortalecer a comunicação, formar espírito de equipe e manter padrões éticos elevados”.

Do novo gerente exige-se que tenha talento em lidar com pessoas e que ele encontre meios de “inspirar” os funcionários a fazerem o melhor possível, sempre buscando a perfeição. Em restaurante, é preciso desenvolver nos funcionários o compromisso com a organização, com a limpeza e higiene, com o combate ao desperdício e com o atendimento etc.

Cada funcionário, ao ser contratado, tem suas tarefas pré-definidas, sua área de trabalho estipulada e deve cuidar de manter tudo em ordem ao seu redor. Porém, este funcionário deve estar sempre consciente de que faz parte de uma equipe e deve estar sempre pronto a assumir novas tarefas.

Uma característica marcante das empresas japonesas, por exemplo, é o espírito corporativo e seu sentimento familiar. Nestas empresas, predomina uma cultura de que a empresa é nossa. A meta é a produção contínua com defeito zero. Não se admite o defeito e caso ele ocorra é importante localizá-lo, ou até mesmo prever os erros e corrigi-los.

A simplificação e a padronização de todas as tarefas, também, são estratégias para se prevenir erros. Portanto, todos os envolvidos no trabalho devem se comprometer, de corpo e alma, na tarefa de fazer do empreendimento um sucesso, pois dele deriva o sucesso e a sobrevivência de todos.

O atendimento ao cliente, razão maior de qualquer empresa, tem de ser impecável. É bom que todos saibam que o cliente tem sempre razão e é importante que o administrador saiba que todos os funcionários do estabelecimento estão envolvidos no atendimento e que eles deverão ser treinados e conscientizados do quanto isto é importante.

Cabe, ao empreendedor, escolher com muito cuidado as pessoas que vão atuar no seu restaurante, treiná-las e capacitá-las. Outro aspecto  que deve ser levado em conta no momento da contratação de um empregado é o seu comportamento.

restaurantes self-services

Os funcionários do restaurante self-service devem conhecer todas as regras de ética e de etiqueta, bem como saber se relacionar bem com as pessoas

Os funcionários do restaurante self-service devem conhecer todas as regras de ética e de etiqueta, bem como saber se relacionar bem com as pessoas, tanto no trato com clientes quanto no relacionamento com os colegas.

É bom esclarecer que muitas características fazem parte da personalidade da pessoa que pode ser educada, mas não pode ser moldada. É de fundamental importância que os administradores pensem nisto quando forem escolher um funcionário.

Tudo é muito importante neste segmento, porém, possuir funcionários bem treinados é essencial para o sucesso da empresa!

Confira mais informações, acessando os cursos da área Pequenas Empresas.

Por Silvana Teixeira

 

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Comentários

Luiz Carlos Gadelha

26 de jul. de 2017

Grandioso conteúdo tenho

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de jul. de 2017

Olá, Luiz.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. 

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Tania Cipriano

7 de out. de 2016

Gostei muito das sugestões, apesar do resumo, foi bem proveitoso para mim. Estou com um restaurante em Betim MG, mas estou com um pouco de dificuldade de liderança. Self-service, sem balança. Se vcs poderem me ajudar com algumas dicas agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de out. de 2016

Olá Tânia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre gestão empresarial.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rosangela

9 de set. de 2016

Gostei muito das sugestões, apesar do resumo, foi bem proveitoso para mim. Estou com um restaurante em João pessoa, a 4 meses estou tentando um pouco de dificuldade de liderança com os funcionários. Self- service, sem balança. Se vcs poderem me ajudar com algumas dicas agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set. de 2016

Olá Rosângela,

Para mais informações sobre restaurante self-service, clique aqui.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

darlan girao

12 de dez. de 2014

Gostei muito quero aprender MUITO MAIS.

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de dez. de 2014

Olá, Darlan!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ANA MARIA GUIMARÃES

24 de out. de 2014

Muito proveitoso as informações.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de out. de 2014

Olá, Ana Maria!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre Restaurante Self Service.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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