
“Assim como qualquer outro investimento, a cafeteria deve ser capaz de vender e dar lucro. Entretanto, antes de montar o novo negócio, é impreterível realizar uma boa análise de mercado para que ela se torne a melhor cafeteria da região. Uma boa divulgação também é determinante para o sucesso”, comenta Aparecida Campos, barista profissional e professora do Curso CPT a Distância e Online Como Montar e Operar uma Cafeteria.
O valor de investimento depende do porte da cafeteria, da aquisição de máquinas e equipamentos, da decoração do espaço e da contratação de funcionários capacitados, principalmente de um bom barista. Cafeterias de pequeno e médio portes requerem um montante entre R$10 mil e R$40 mil. Grande cafeterias contam até mesmo com livraria e sala de jogos, o que exige maior capital.
Invista em espaços temáticos!
Para se tornar um diferencial no mercado, prime pela qualidade dos serviços e pelo padrão do café oferecido aos clientes. Além disso, invista em um espaço temático criativo, que chame clientes. Para isso, contrate um designer de interiores para que a decoração surpreenda a todos. Você pode fazer com que os clientes façam uma viagem ao passado em um ambiente dos anos 50, 60, 70, 80 ou 90.
Uma alternativa direcionada ao público mais jovem é remeter sua cafeteria à cultura pop, voltada a games, séries ou filmes. Temáticas atuais também atraem pessoas mais velhas, que curtem o universo pop. Vale lembrar que não apenas o ambiente da cafeteria deve se inserir na temática, mas também a música ambiente, o uniforme dos funcionários e o cardápio.
Capriche no cardápio e tenha sucesso!
Além da identidade temática da cafeteria, capriche no cardápio e tenha sucesso. Ofereça aos clientes cafés variados. Invista em novos sabores de café e em diferentes formas de servir. Adquira grãos de café dos principais países produtores para garantir o padrão de qualidade da bebida. Nunca permita que faltem ingredientes para o preparo dos itens disponíveis no cardápio.
Bolos, tortas, brownies, biscoitos, sanduíches e salgados ajudam a enriquecer o cardápio, assim como sucos e até mesmo cervejas artesanais, principalmente as que apresentam notas de café. Melhore ainda mais os serviços com o café para viagem, um atrativo para clientes mais apressados.
Como divulgar o novo negócio?
Como já dito anteriormente, a divulgação é a alma do negócio. Ela começa com a fachada, passa pela qualidade do atendimento/café, para seguir rumo às redes sociais. Atualmente, o Instagram e o Facebook se destacam como os melhores canais de marketing gratuito para os mais diversos negócios. Sendo assim, explore esses recursos com a publicação de fotos da cafeteria, além dos mais criativos preparos de café.
Outra opção promissora são os eventos, principalmente os que envolvem leitura. Palestras concernentes a best-sellers e lançamentos de livros são ótimas estratégias de marketing. Se a temática da cafeteria tiver relação com games, promova campeonatos. Exiba episódios de séries famosas, contrate músicos profissionais. Tudo é valido para vencer no mercado.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Pequenas Empresas.
Leia o artigo "Como Montar e Operar uma Cafeteria: planta técnica de uma cafeteria."
Fonte: novonegocio.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.