WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Curso Como Montar um Restaurante Self-Service Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Curso Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal Como Montar e Administrar uma Creche Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Montar um Canil Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação - Processo Artesanal Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Como Montar uma Escola de Informática Curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Curso Como Montar e Gerenciar um Telemarketing Áreas Afins 14Indústria Caseira 9Indústria da Carne 10Pequenas Indústrias Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Pet shop: como cuidar bem do seu animal de estimação

O mercado de pet shops vem aumentando cada vez mais

Os animais de estimação são os melhores amigos do homem e por isso são tratados com muito carinho e cuidado

Animais de estimação são os melhores amigos do homem moderno

Animais de estimação são companhias cada vez mais adotadas para amenizar a solidão do homem. Por se tornarem seus melhores amigos, são tratados com toda a atenção devida para terem uma vida saudável e feliz. Dessa maneira, o segmento para cuidados com esses animais vem se expandindo e dominando grande parte do mercado. Esse serviço especializado é encontrado nos pet shops. Estes são lojas voltadas exclusivamente para atender às necessidades dos animais, oferecendo produtos e serviços específicos para eles.

São encontrados em um pet shop: rações, produtos veterinários, filhotes de animais, além de serviços como banho e tosa, atendimento clínico,hospedagem, transporte, entre outros. Os pet shops devem funcionar em horário comercial, dando aos proprietários dos animas chances de levá-los durante o dia, em horário de folga de seus afazeres.  


Montagem da infraestrutura

A quantidade ideal de funcionários é relativa ao tamanho do pet shop e dos serviços que este irá oferecer. O tamanho deve ser de aproximadamente 46m², sendo 16m² para a área de banho e tosa. Esta deve conter piso impermeável, liso e resistente a desinfetantes e ter paredes impermeabilizadas, pelo menos, até dois metros de altura.

“Na área para o banho e tosa, deve haver, obrigatoriamente, uma mesa para a tosa, um tanque ou banheira para o banho do animal, um chuveiro com água quente e, de preferência, com jato direcionado para facilitar o trabalho; uma mesa para pentear e secar e um secador, de preferência, de chão, pois dá maior liberdade de trabalho para o operador”, afirma o professor José Antônio Viana, do curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Na parte da loja, as prateleiras devem ficar onde não haja sol, os medicamentos, a uma certa altura, para não haver contato com crianças nem com excesso de claridade.
    

O negócio

O primeiro passo para se montar um pet shop de qualidade é fazer um bom planejamento. Uma boa pesquisa de mercado e um bom plano de marketing são essenciais.

Antes de abrir a loja, a prefeitura deve ser consultada para liberar a autorização do negócio. O PROCON também deve dar aval para certificar que todos os produtos são adequados às
especificações do Código de Defesa do Consumidor. Em caso de comercialização de animais, o IBAMA também deve liberar registro para a atividade.

O proprietário deve sempre supervisionar seu negócio, dando as devidas orientações aos funcionários, conferindo se o serviço está bem feito e delegando funções.

Os fornecedores procurados devem ter credibilidade no mercado. Para que não sejam feitas compras de produtos de má qualidade e animais de procedência duvidosa.

Os funcionários devem passar constantemente por treinamentos para conquistar mais clientes. E lógico, um bom atendimento é fundamental.

Vacinação

A vacinação dos animais deve ser sempre lembrada aos proprietários pela equipe do pet shop. Para isso, basta preencher um cadastro com a idade do animal, quais vacinas já foram dadas, entre outros. Além disso, o processo de vacinação é simples e gera uma grade margem de lucros ao pet shop.

O esquema de vacinação recomendado para cães é:

seis semanas de idade – fazer a vermifugação e repetir, mensalmente, até seis meses de idade

 1ª dose – vacina polivalente = 8 semanas de idade.
 2ª dose – vacina polivalente = 12 semanas de idade.
 3ª dose – vacina polivalente = 18 semanas de idade.
 1ª dose – antirrábica = 16 semanas de idade (posteriormente, revacinar com uma dose anual).
    

Considerações gerais

- Faturamento bruto estimado:  US$ 5.000,00 a US$ 60.000,00;
- Rações devem representar 30% do total de produtos vendidos em um pet shop bem administrado;
- Os serviços veterinários, banho, tosa, hospedagem e transporte devem ter a mesma porcentagem, que é de 30%, enquanto os acessórios, complementos alimentares e medicamentos ficam com 40%;
- O retorno financeiro de um empreendimento como o pet shop demora, aproximadamente, de um e meio a dois anos para acontecer.

 

 

Por Natália Mayrink De Lazzari

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!