Animais de estimação são companhias cada vez mais adotadas para amenizar a solidão do homem. Por se tornarem seus melhores amigos, são tratados com toda a atenção devida para terem uma vida saudável e feliz. Dessa maneira, o segmento para cuidados com esses animais vem se expandindo e dominando grande parte do mercado. Esse serviço especializado é encontrado nos pet shops. Estes são lojas voltadas exclusivamente para atender às necessidades dos animais, oferecendo produtos e serviços específicos para eles.
São encontrados em um pet shop: rações, produtos veterinários, filhotes de animais, além de serviços como banho e tosa, atendimento clínico,hospedagem, transporte, entre outros. Os pet shops devem funcionar em horário comercial, dando aos proprietários dos animas chances de levá-los durante o dia, em horário de folga de seus afazeres.
Montagem da infraestrutura
A quantidade ideal de funcionários é relativa ao tamanho do pet shop e dos serviços que este irá oferecer. O tamanho deve ser de aproximadamente 46m², sendo 16m² para a área de banho e tosa. Esta deve conter piso impermeável, liso e resistente a desinfetantes e ter paredes impermeabilizadas, pelo menos, até dois metros de altura.
“Na área para o banho e tosa, deve haver, obrigatoriamente, uma mesa para a tosa, um tanque ou banheira para o banho do animal, um chuveiro com água quente e, de preferência, com jato direcionado para facilitar o trabalho; uma mesa para pentear e secar e um secador, de preferência, de chão, pois dá maior liberdade de trabalho para o operador”, afirma o professor José Antônio Viana, do curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Na parte da loja, as prateleiras devem ficar onde não haja sol, os medicamentos, a uma certa altura, para não haver contato com crianças nem com excesso de claridade.
O negócio
O primeiro passo para se montar um pet shop de qualidade é fazer um bom planejamento. Uma boa pesquisa de mercado e um bom plano de marketing são essenciais.
Antes de abrir a loja, a prefeitura deve ser consultada para liberar a autorização do negócio. O PROCON também deve dar aval para certificar que todos os produtos são adequados às
especificações do Código de Defesa do Consumidor. Em caso de comercialização de animais, o IBAMA também deve liberar registro para a atividade.
O proprietário deve sempre supervisionar seu negócio, dando as devidas orientações aos funcionários, conferindo se o serviço está bem feito e delegando funções.
Os fornecedores procurados devem ter credibilidade no mercado. Para que não sejam feitas compras de produtos de má qualidade e animais de procedência duvidosa.
Os funcionários devem passar constantemente por treinamentos para conquistar mais clientes. E lógico, um bom atendimento é fundamental.
Vacinação
A vacinação dos animais deve ser sempre lembrada aos proprietários pela equipe do pet shop. Para isso, basta preencher um cadastro com a idade do animal, quais vacinas já foram dadas, entre outros. Além disso, o processo de vacinação é simples e gera uma grade margem de lucros ao pet shop.
O esquema de vacinação recomendado para cães é:
seis semanas de idade – fazer a vermifugação e repetir, mensalmente, até seis meses de idade
1ª dose – vacina polivalente = 8 semanas de idade.
2ª dose – vacina polivalente = 12 semanas de idade.
3ª dose – vacina polivalente = 18 semanas de idade.
1ª dose – antirrábica = 16 semanas de idade (posteriormente, revacinar com uma dose anual).
Considerações gerais
- Faturamento bruto estimado: US$ 5.000,00 a US$ 60.000,00;
- Rações devem representar 30% do total de produtos vendidos em um pet shop bem administrado;
- Os serviços veterinários, banho, tosa, hospedagem e transporte devem ter a mesma porcentagem, que é de 30%, enquanto os acessórios, complementos alimentares e medicamentos ficam com 40%;
- O retorno financeiro de um empreendimento como o pet shop demora, aproximadamente, de um e meio a dois anos para acontecer.
Por Natália Mayrink De Lazzari
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