WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pequenas empresas - proteja sua empresa dos crimes cibernéticos

Manter um bom antivírus nos terminais da empresa já não é mais uma medida de segurança eficiente, uma vez que que as técnicas de ataque dos infratores cibernéticos estão cada vez mais aprimoradas

Pequenas empresas - proteja sua empresa dos crimes cibernéticos

 

Preocupar-se em manter em funcionamento um bom antivírus nos terminais da empresa já não é mais uma medida de segurança suficiente. Para se precaver melhor dos ataques mal intencionados dos hackers, a empresa também deverá estender sua preocupação para firewells, criptografia, computação em nuvem, entre outras políticas de privacidade de uso da internet, principalmente redes sociais. Tudo é válido quando o assunto é a segurança dos dados sigilosos dos clientes, seja de uma pequena ou grande empresa. As técnicas de ataque dos infratores cibernéticos vêm mudando substancialmente nos últimos anos. Essa prática caracteriza, nada menos, que um grande crescimento do crime organizado, vendendo e comprando informações capturadas de empresas que em algum momento se descuidaram ou que não usaram as medidas de segurança adequadas. Por isso é tão importante para as empresas se protegerem contra os crimes praticados na internet e com medidas básicas é possível se blindar.

1- Invista na segurança da informação


Se sua empresa não tem condições de manter dois setores distintos, um responsável pale Tecnologia de Informações (TI) e outro responsável para tratar apenas da segurança dos dados, preocupe-se, então, em não ser negligente para com os dados da sua empresa. Treine seus funcionários constantemente para que eles sejam capazes de reconhecer as táticas e as artimanhas dos crimes cibernéticos, a fim de não caírem nas ardilosas armadilhas dos harckers. Para se ter uma ideia, há vírus que ficam rodando anos e anos, apenas esperando uma brecha para capturar as informações sigilosas de sua empresa.

2- Atualize o Software

Assim que receber os avisos automáticos solicitando a atualização de software, faça-os. Novas versões são criadas justamente porque as anteriores apresentaram falhas no sistema. A melhor forma de realizar o processo, é delegar ao TI esta tarefa. Assim, ficará sob sua responsabilidade atualizar  todos os terminais, evitando que um ou outro funcionário se esqueça de fazê-lo.

Formule um documento que contenha todas as instruções de uso da internet em sua empresa

Formule um documento que contenha todas as instruções de uso da internet em sua empresa

3- Crie uma política de segurança na empresa

Formule um documento que contenha todas as instruções de uso da internet em sua empresa. Essas informações irão alertar os funcionários sobre os possíveis males que cada tipo de atividade pode trazer à empresa, quando a internet é usada de forma irregular. Entre essas instruções, cabe solicitar que evitem sites não relacionados com o trabalho, que evitem abrir e-mails de pessoas desconhecidas, que evitem o uso de pen drives, que evitem o uso do wi-fi, pois estas práticas podem podem ser a porta principal para a contaminação por vírus.

4- Previna-se por meio de contratos

Há incontáveis casos no Brasil de casos em que o funcionário, sabendo da sua eminente demissão, fez vazar informações estratégicas e, portanto, sigilosas da empresa. Para evitar que isso aconteça na sua, use a lei a seu favor. Firme contratos com os seus colaboradores, funcionários e fornecedores,  especificando em cláusula que os dados sigilosos da empresa não devem ser acessados ou usados em equipamentos pessoais, como tablets e smarthphones.

5- Restrinja os acessos internos

Setores como o RH e o financeiro possuem todas as informações sigilosas que a sua empresa tem de resguardar, portanto, restrinja o seu acesso apenas aos profissionais que neles trabalham. Desta forma, fica mais difícil a captação de dados por pessoas estranhas ou mal intencionadas.

6- Proteja os computadores por senhas


Use o sistema de senhas nos terminais da sua empresa. É importante que elas, além de criptografadas, sejam trocadas periodicamente para dificultar os acessos exteriores.

7- Realize Backups

Realize constantemente backups nos terminais de computadores da empresa. É importante que os dados sigilosos sejam criptografados, divididos em vários arquivos e armazenados em computadores diferentes da empresa. Esta atitude reforça a segurança dos dados sigilosos.

8- Atenção especial aos dispositivos móveis

Por meio do uso de smartphones, tablets, HDs, pen drives e laptops particulares, informações sigilosas podem ser retiradas da empresa

Por meio do uso de smartphones, tablets, HDs, pen drives e laptops particulares, informações sigilosas podem ser retiradas da empresa

Por meio do uso de smartphones, tablets, HDs, pen drives e laptops particulares, informações sigilosas podem ser retiradas da empresa, sem que haja registros de sua saída pelo sistema. Portanto, restrinja ao máximo o uso desses equipamentos dentro da sua empresa.

9- Não ignore o uso da nuvem


Resguardar as informações sigilosas da empresa fora da rede da empresa é uma boa tática de segurança. As proteções na nuvem, assim como todos os recursos de operação e segurança, também tem suas falhas, porém apresenta a vantagem, por exemplo, de a empresa economizar com o TI.

Conheça os Cursos CPT, da área Gestão Empresarial, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

- Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas

- Curso CPT Administração Financeira na Pequena Empresa

- Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas

- Curso CPT de Matemática Financeira

- Curso CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado

- Curso CPT Como Administrar Pequenas Indústrias

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!