Uma boa audição e dicção são também fundamentais para uma operadora de telemarketing, além da capacidade de argumentação para contornar situações-problema
O atual mercado de trabalho vem exigindo profissionais com muitas habilidades, que tenham capacidade de exercer várias funções ao mesmo tempo. Com o telemarketing, não é diferente. No telemarketing, um operador conversa com os clientes, faz anotações e digita no computador, tudo ao mesmo tempo. Muitas vezes, enquanto está conversando, busca por produtos característicos ou dados de que o cliente precisa.
“Apesar dos perfis de operadores de ativo e receptivo serem diferentes, já que para trabalhar com o ativo a pessoa precisa ser mais firme, está dito que essas habilidades devem ser treinadas, aperfeiçoadas e melhoradas. Ou seja, a operadora de telemarketing só conseguirá isso com treinamento, interesse e dedicação”, afirma a professora Ana Paula Rodrigues Andrade, do curso Capacitação de Operadores de Telemarketing, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Habilidades dos operadores de telemarketing
Para uma empresa prosperar, é preciso que tenha à sua frente operadores de telemarketing hábeis para contornarem qualquer má impressão, resolver questões de insatisfação, mesmo que a política da empresa busque a máxima correção e perfeição para atender os clientes, com produtos de qualidade, eficazes e dentro das normas e padrões técnicos. Para atuar nesse contexto de negociação, antes, durante e pós-venda de produtos e serviços, é que o operador de telemarketing precisará de receber treinamento para desenvolver habilidades específicas como:
- Conhecer o produto, a empresa e o mercado;
- Dominar equipamentos e sistemas utilizados;
- Falar, escutar e operar o terminal simultaneamente.
Uma boa audição e dicção são também fundamentais para os teleoperadores, além da capacidade de argumentação para contornar situações-problema. Além disso, durante os três primeiros meses de trabalho, a operador a será testada e seu nervosismo será avaliado, considerando-se que a ansiedade ou inquietação atrapalham um pouco o desempenho, mas é comum, por conta da inexperiência.
Da mesma forma, as empresas procuram profissionais que se adaptam à imagem que pretendem passar ao público-alvo: conservadorismo, dinamismo, status, entre outras. Tratando-se do perfil do operador de telemarketing ativo, são exigidos:
- Autoconfiança– Não se deixar envolver pelas possíveis provocações que o interlocutor possa fazer, não se intimidar; ser consciente das suas atribuições e do nível de informações que pode fornecer;
- Automotivação– Não esmorecer diante da rotina; compreender o telemarketing como uma carreira; perseverar em estudos e na atualização constante sobre a profissão;
- Criatividade– Não se limitar ao que está escrito no script; saber interpretar e reagir a perguntas incomuns feitas pelos clientes;
- Dedicação– Ser pontual e assídua;
- Eficácia– Conseguir “vender seu peixe”; convencer o cliente sobre as qualidades do produto ou serviço; ser rápido; saber terminar a ligação tão logo fique claro que não há interesse por parte do interlocutor;
- Postura ética– Praticar as regras estabelecidas pelo Código de Ética do Telemarketing; conhecer e respeitar a legislação pertinente ao consumidor e à categoria profissional; exercer dignamente a profissão:
- Perseverança– Procurar crescer pessoal e profissionalmente como operadora; ter a meta estabelecida em cada operação como um estímulo e uma medida de avaliação para o trabalho e não como uma medida opressiva.
Já o telemarketing receptivo, exige dos operadores todas as habilidades do ativo e mais:
- Atenção– Compreender com exatidão a questão trazida pelo cliente e fazer perguntas especificas para esclarecê-la;
- Autodesenvolvimento– Parecida com a automotivação, mas inclui também uma certa autonomia para buscar informações complementares, quando necessário;
- Comunicação– Muitas vezes, quando um cliente liga, quer conversar, o operador deve saber dialogar com fluência, sem se perder em assuntos fora da operação especifica em que trabalha;
- Colaboração– Ter a visão da operação como um todo. É comum que um mesmo SAC, por exemplo, possua operadores destacados para cada tipo de produto de uma mesma linha. É preciso saber transferir ligações para o colega, assim como ajudá-lo quando necessário; ter também essa atitude de ajuda em relação àqueles que planejam, supervisionam, coordenam e monitoram a operação, principalmente sugerindo mudanças que melhorem o atendimento;
- Comprometimento– Ter responsabilidade sobre as informações prestadas;
- Cortesia– Ser gentil; não se esquecer de pequenas palavras que tornem a conversação mais amável, evitando o tom mecânico;
- Domínio das emoções– Semelhante à autoconfiança, sabendo que, no receptivo, os clientes podem ser ainda mais emocionais (podem estar furiosos com o atraso na entrega de um determinado produto, por exemplo).
- Flexibilidade– Especialmente os profissionais de telemarketing receptivo precisam de jogo de cintura para sair de situações difíceis, como xingamentos ou assédios. Em geral, a ordem é manter a calma apesar dos insultos e, antes de desligar, agradecer a ligação. Quanto aos assédios, a norma é ignorar os convites e usar a resposta-padrão para cortar o assunto e desligar, quando os solitários da madrugada insistem em prolongar a conversa.
Além de todos esses quesitos, somam-se ainda a organização, desenvoltura, facilidade de adaptação e de convívio, inteligência e atitude, pois é com esse perfil que as operadoras de telemarketing representam a empresa.
15 mandamentos dos operadores de telemarketing
1. Conheça o mercado e seja um especialista;
2. Venda de acordo com as necessidades do cliente;
3. Seja organizado e planeje seu dia de trabalho antecipadamente;
4. Conheça muito bem os diferenciais do seu produto ou serviço;
5. Administre seu tempo e foque as prioridades;
6. Enfrente as adversidades como desafio e cresça com elas;
7. Cuide da sua aparência;
8. Venda credibilidade e confiança;
9. Aprimore as técnicas de comunicação;
10. Construa laços positivos e vínculos duradouros com os clientes;
11. Seja apaixonado pela sua profissão;
12. Não pense no dinheiro e sim na satisfação do cliente;
13. Esteja preparado para superar as objeções dele;
14. Demonstre entusiasmo e alegria ao conversar com clientes;
15. Ao acordar, pense nos seus principais motivos para vender.
Confira mais informações, acessando os cursos da área Pequenas Empresas.
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.