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Operador de telemarketing bem treinado é lucro certo

Com motivação e treinamento é possível realizar um atendimento de excelência

Alguns atributos que contribuem para a comunicação interpessoal são simpatia, carisma, paciência, determinação e persistência.

Telemarketing é a promoção ou venda de produtos e serviços por meio do telefone. Atualmente, é um dos maiores trunfos de vários empreendedores que sabem explorar seu potencial. Isso propiciou o surgimento de uma nova profissão: o operador de telemarketing. Esse profissional pode atuar em pesquisa, promoção, consultoria, entre outros, sendo mais comum trabalhar com vendas. Há um campo enorme, aberto a todas as áreas e tipos de formação.

Em telemarketing, não são necessários teleoperadores, mas televendedores. Pessoas que, além de vender o produto ou serviço, vendem a melhor imagem da empresa. A voz do atendente é, na maioria das vezes, a única referência que o cliente tem. Se não houver empatia, a comunicação não será eficiente.

O produto pode ser bom, o preço também, porém se houver falha no atendimento, com certeza, o cliente pode não voltar a contatar a empresa. Porém, se ele se encantar, com certeza, vai propagar sua opinião.

Quem nunca passou por situações indelicadas ao telefone, que deixaram péssima impressão da pessoa ou instituição representada? É muito comum também nos irritarmos quando precisamos repetir a história várias vezes até encontrar a pessoa certa, portanto, o ideal é que a primeira pessoa que atenda o telefone esteja preparada para solucionar a questão ou encaminhar a ligação para o responsável.

Por tudo isso, é importante que o operador de telemarketing receba treinamento e informações constantes. Ele precisa ser motivado e se automotivar sempre. Foi pensando nessa necessidade que o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Capacitação de Operadores de Telemarketing. A professora Ana Paula Rodrigues Andrade, especialista em telemarketing, com mais de vinte anos de experiência, diretora comercial do CPT, ensina no mesmo as estratégias para treinar televendedores com excelência.  

Em telemarketing, não são necessários teleoperadores, mas televendedores.

O curso traça o perfil do televendedor ideal e explica como alcançar excelência no atendimento. Aborda o atendimento personalizado e formas para lidar com a insatisfação do cliente. Ensina palavras e frases de efeito, procedimentos na sala de telemarketing, bem como alguns itens do código de ética.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Cada telemarketing tem seu estilo e características, e o treinamento vai depender se é ativo, receptivo, ou ambos. O ativo ocorre quando a empresa, por meio do televendedor, toma a iniciativa de ligar para o cliente em potencial. Exige muita concentração, habilidade e treinamento.

No caso do receptivo ou passivo, como o próprio nome indica, a empresa recebe a ligação de um cliente motivado pela propaganda, isto é, disposto a comprar. A disponibilidade é maior, o espírito está aberto às argumentações e tudo concorre para o sucesso da comunicação.

Para que a comunicação seja eficiente, o televendedor precisa ser ágil no atendimento e jamais deixar o cliente esperando. Para isso, o sistema deve ser funcional e eficiente, pois o tempo é precioso e esperar irrita qualquer pessoa. Algumas características são essenciais a esse profissional. Ele pode aprender e se desenvolver muito, porém, é importante destacar que alguns têm mais talento para vender porque possuem outros atributos que contribuem para uma boa comunicação interpessoal: simpatia, carisma, paciência, perspicácia, determinação e persistência.

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Comentários

lucineide rodrigues

11 de fev. de 2014

Adorei ler tudo isso estava mesmo precisando, sou operadora de telemarketing.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de fev. de 2014

Olá, Lucineide!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que a matéria tenha lhe ajudado.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

nely pereira da rocha oliveira

5 de mar. de 2013

Olá! Boa tarde! Gostei do artigo sobre operador de telemarketing. Sempre quis fazer o curso, mas, normalmente cursos nesta área são muito caros. Qual o valor dos cursos oferecidos por vocês? Me interesso.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mar. de 2013

Olá, Nely!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com você.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

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