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O segredo de uma floricultura de sucesso? MARKETING!

Quer saber o que faz com que uma floricultura desponte no mercado consumidor, mesmo em época de crise, e se consolide dentre as demais como um empreendimento de sucesso? O marketing!

O segredo de uma floricultura de sucesso? MARKETING!   Artigos CPT

Quer saber o que faz com que uma floricultura desponte no mercado consumidor, mesmo em época de crise, e se consolide dentre as demais como um empreendimento de sucesso? O marketing!

E sabe por quê? Simples, "se uma empresa não aparece para o consumidor, ela não existe. Se não existe, não realiza bons negócios e, sem bons negócios não há empresa", explica José Geraldo Barbosa, Professor do Curso CPT Como Montar uma Floricultura. Mas, tudo bem, vamos melhorar um pouco mais as explicações. Para começar, um pouco sobre o tão famoso marketing.


Afinal, o que é marketing?


Marketing significa conquistar e manter clientes. Para conquistar os clientes, porém, devemos anunciar nossos produtos e serviços, podendo usar para isso todos os tipos de mídias ao alcance do empreendedor. Entendeu? Continuemos. Mídia é o meio ou veículo utilizado pelas empresas para obtenção de clientes. Mas, atenção, deve-se usar a mídia adequada ao empreendimento.


E quais tipos de mídia podem ser utilizadas para a captação de clientes no mercado consumidor? Como elas podem ajudar uma empresa a alcançar o sucesso. São elas:


- Televisão: apesar de a televisão atingir um grande número de pessoas, ela não é ideal para divulgação de uma floricultura porque pode atingir um público que mora longe. Um público que sequer passa perto da floricultura. Além disso tem alto custo.
- Impressões: as propagandas em jornais locais e classifácil tem um efeito positivo quando anunciam algum tipo de promoção, principalmente em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados etc. A mídia impressa, portanto, é uma ótima forma de propaganda e captação de clientes para uma floricultura.
- Mídia alternativa: são os folhetos, mala-direta, cartazes, faixas e outdoor (sendo este último o de maior retorno). Acredite, os resultados são excelentes!
- Mídia eletrônica: divulgue sua floricultura pela internet. Crie um lindo site, mostre seus produtos e dê aos clientes informações precisas e verdadeiras sobre todos os produtos comercializados em sua floricultura. Valores e formas de pagamento também devem conter entre as informações à disposição dos clientes, assim como o endereço, formas de entrega, horário de funcionamento, etc. Enfim, quanto mais completo e organizado for, mais confiabilidade passará aos possíveis clientes.
- Redes sociais: com muita moderação, ou seja, sem exageros, use e abuse das redes sociais para a divulgação do seu negócio. Entram aqui, por exemplo, o Facebook, o Instagran e WatsApp.


Mas não se engane, o marketing não é só isso, vai muito mais além.
Ele é importante na divulgação dos produtos e serviços prestados, na elaboração de pesquisas de opinião pública e contribui, através das pesquisas de mercado, com o aperfeiçoamento dos produtos e, ou, de serviços, aumentando a satisfação dos clientes. Quanto mais satisfeitos, maior é a propaganda, a fidelização, o consumo e, inclusive, a divulgação para parentes e amigos. Legal isso, não é?


Apesar de já ser utilizada há tempos, uma forma importante e funcional para saber a opinião dos clientes e dos funcionários da empresa é o uso da Caixa de Sugestões.
Esta, por sua vez, deve ser colocada em lugar que seja passagem de clientes e funcionários, para facilitar a sua visualização. Deve ser colocada em local onde não existam funcionários observando, para não inibir os clientes ou os funcionários que não queiram se identificar. Isto também é uma manobra do marketing, sabia? Mas não se esqueça, todas as sugestões (elogios ou críticas) devem ser analisadas e respondidas (para quem se identificar) com rapidez. Afinal, para mantermos os clientes, temos que oferecer produtos e serviços de qualidade, sempre procurando satisfazer e superar as suas expectativas.


Por fim, é bom lembrar que a qualidade é obtida através de aperfeiçoamento contínuo, desenvolvimento de recursos humanos e satisfação das necessidades dos clientes. A qualidade total parte da satisfação dos clientes e depende de toda a equipe.

E então, gostou da matéria? Então não deixe de curtir e compartilhar com os seus amigos. Ficaremos muito felizes, ok? Ah! Se você quiser saber mais sobre esse assunto deixe seu comentário. Vai ser muito legal atendê-lo.


Quer saber mais sobre o Curso? Assista ao vídeo abaixo:


 

 

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Por Silvana Teixeira.

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