Os livros sempre foram importantes ao longo da história. No mundo atual, da era digital, o livro ainda tem o seu espaço e importância. Propulsores do saber, ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa, obtendo informações das mais diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, história, ciências, literatura, religiões e crenças, esportes, entre outras. Além disso, o livro é uma ferramenta fundamental na formação e qualificação técnica de profissionais que irão exercer diferentes funções. Portanto, fomenta o desenvolvimento cultural de um país, estimula a criação artística, transmite conhecimentos de forma democrática e, também, de promoção social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e formação do cidadão.
Nos últimos anos, o interesse da população pela leitura tem aumentado de forma considerável, contribuído para o aumento de publicações pelas editoras e, em consequência, para o crescimento do mercado do livro no Brasil. Esse crescimento pode ser verificado pela abertura de novas livrarias e pela reestruturação e reorganização daquelas já existentes, visando atender, de maneira eficiente, os clientes modernos.
As livrarias atuais estão se modernizando e, hoje, comercializam não só livros, mas também os tradicionais produtos de papelaria, além de várias outras mercadorias e serviços que facilitam o cotidiano dos clientes, tais como, CDs de música, presentes personalizados, acesso à internet, promoção de eventos culturais, cafezinhos e lanches, entre outros.
Assim, quando aberta com base em um planejamento adequado, a livraria poderá ser um empreendimento seguro e rentável. Por essa razão, visando auxiliar os futuros livreiros na montagem de uma nova livraria e, também, no aprimoramento de uma já existente, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Como Montar e Gerenciar uma Livraria”, no qual você estará recebendo informações do Dr. Eduardo Yasuda, diretor das Livrarias Melhoramentos e vice-presidente da ANL – Associação Nacional de Livrarias.
O cliente de uma livraria possui um perfil bastante diversificado, o qual precisa ser identificado, para que o futuro livreiro possa se adequar às necessidades e exigências de sua clientela. Portanto, para que uma livraria possa ter maiores chances de sucesso, o primeiro procedimento que o futuro empreendedor deverá adotar, refere-se ao conhecimento do perfil do seu cliente.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.