WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Curso Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal Como Montar e Administrar uma Creche Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Montar um Canil Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação - Processo Artesanal Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Curso Como Montar e Gerenciar um Telemarketing Áreas Afins 14Indústria Caseira 9Indústria da Carne 10Pequenas Indústrias Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Estrutura básica de uma torrefadora de café

A torrefadora deverá possuir uma mesa de prova, torradores e moinhos apropriados

 

Torrefação de café

O galpão da indústria de torrefação de café refere-se ao local onde os equipamentos utilizados no processamento do café ficarão instalados

Entre os produtos agrícolas, no Brasil, o café ocupa, indiscutivelmente, uma posição de grande importância econômica para o nosso país, sendo o responsável por uma boa parcela do produto interno bruto. Além disso, a cafeicultura é uma atividade que, há muito tempo, vem sendo geradora de trabalho para o homem do campo, pois absorve grande quantidade de mão de obra desse setor.

Atualmente, o Brasil ocupa uma posição de destaque no mercado consumidor de café, segundo maior consumidor de café do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Por isso, para melhorar a qualidade do café, a partir de 1995, foram traçadas algumas diretrizes, visando à concorrência no mercado interno e externo. Buscando sempre um café de qualidade e com menor preço.

 

“O produto final das torrafedoras, ou seja, o café torrado e moído, geralmente, é obtido, utilizando-se diferentes tipos de cafés . Nessa mistura, serão utilizados cafés de preços diferenciados, uns mais caros e outros mais baratos ”, afirma a professora Mônica Pinto, do curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Da mistura dos vários tipos de café temos o blend. Após a torra e moagem dos grãos, obtém-se os padrões de qualidade desejados que, ao mesmo tempo, possam colocá-lo no mercado com o menor custo possível. Depois que uma indústria consegue o seu blend adequado, este passa a ser um segredo industrial, ou seja, não pode ser revelado para as outras indústrias de torrefação e moagem.

 

Quanto à torrefadora, esta deverá possuir uma mesa de prova, torradores e moinhos apropriados. Além disso, deverá possuir bandejas padronizadas para fazer, manualmente, a classificação das amostras por tamanho. Vale a pena lembrar que, para se fazer isso, a torrefadora deverá contar com a participação de um profissional capacitado, que pode ser contratado por serviço prestado.

 

Uma vez certificado que a implantação de uma torrefadora em um determinado local será viável, o passo seguinte consiste em se fazer uma pesquisa de mercado na região de abrangência do local, visando caracterizar as preferências do consumidor em relação ao sabor e ao aroma do café. Dessa forma, poderemos conhecer a marca de café mais preferida e se ela atende às expectativas do consumidor.

 

É importante saber que, de maneira geral, as pessoas mais idosas têm preferência por cafés com sabor e aroma mais fortes e os consumidores mais jovens tendem a preferir os sabores mais suaves e aromas menos fortes. Todas essas informações deverão ser utilizadas como base para a tomada de decisão no momento da definição do padrão do café torrado e moído que será obtido.

 

Outro ponto importante refere-se ao conhecimento da preferência dos futuros clientes. Para atender aqueles que preferem cafés mais amargos, o ponto de torra deverá ser mais escuro. Para atender os consumidores que preferem o café mais suave e menos forte, o ponto de torra deverá ser mais claro, que é chamado de torra chocolate.

 

A estrutura básica de uma torrefadora de café deverá ser constituída por:

 

- setor de carga e descarga;

- galpão para estoque;

- galpão da indústria;

- outras dependências.

 

Cada unidade deve ser construída de tal forma que facilite a limpeza e a manutenção de cada uma. Para garantir o isolamento e a privacidade no interior da indústria, será necessário que essas unidades sejam isoladas por muros. Isso irá evitar a invasão de animais e insetos, que possam oferecer riscos de contaminação do produto. Além disso, a indústria deverá ser instalada em um local arejado, com ar limpo e seco, para que não ocorra comprometimento da qualidade.

 

Área de carga e de descarga

 

A área de carga e descarga deverá ficar localizada na extremidade do galpão de estoque e com a frente voltada para a via de acesso à torrefadora para facilitar a entrada e saída de veículos. O portão, que ficará instalado na entrada da área de descarga, deverá ser metálico, largo e alto o suficiente para garantir a privacidade no interior da indústria.

 

Nas proximidades do galpão de estoque, onde são feitas as cargas e as descargas dos produtos, será preciso construir uma ampla cobertura para possibilitar o manuseio destes em dias de chuva. A área coberta da plataforma de carga e descarga poderá ser de, no mínimo, 20 m², sendo 5,0 m de comprimento e 4,0 m de largura. Além disso, por uma questão de prevenção, será necessário instalar dispositivos de combate a incêndios, como extintores e mangueiras de água.

 

Galpão de estoque

 

Esse galpão deverá ser dividido internamente em, pelo menos, dois compartimentos . Um deles servirá para estocar a matéria-prima, ou seja, os lotes de cafés crus. Já o outro servirá para estocar os fardos de pacotes de café já industrializados. Estes deverão ser dispostos em pilhas. Além disso, deve-se ter o cuidado de fazer as pilhas de tal maneira que fiquem afastadas 50 cm das paredes. Estas deverão ser de alvenaria, rebocadas e pintadas de cores claras.

 

A iluminação no interior do galpão de estoque deverá ser feita com lâmpadas de alta eficiência, como as de vapor de sódio, vapor metálico ou fluorescentes tubulares. Essas lâmpadas deverão ser instaladas em luminárias apropriadas, ou seja, aquelas de cor clara, para refletir um maior porcentual do fluxo luminoso.

 

Galpão da indústria de torrefação de café

 

O galpão da indústria refere-se ao local onde os equipamentos utilizados no processamento do café ficarão instalados. Assim, no interior desse galpão, deverão ser instaladas as seguintes unidades:

 

- Unidade de produção de calor;

- Unidade de torra;

- Unidade de moagem;

- Unidade de empacotamento.

 

No momento de adquirir os torradores e as unidades de calor, é importante certificar-se de que essas máquinas, quando em operação, apresentarão uma poluição mínima do ambiente, ou seja, seus fabricantes deverão apresentar garantias de que elas funcionam dentro dos limites estabelecidos pelas leis ambientais.

 

Outras dependências da indústria de torrefação e moagem de café

 

Para funcionar, adequadamente, uma torrefadora deverá possuir, além do setor de carga e descarga, do galpão de estoque e do galpão da indústria, outras dependências como estacionamento, almoxarifado, oficina, refeitório para os funcionários, laboratório e setor administrativo.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Pequenas Empresas.

 

Por Andréa Oliveira

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Willian da Silva

29 de dez. de 2020

Gostaria de saber mais sobre como montar uma torrefação de café artesanal

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de dez. de 2020

Olá,Willian da Silva

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância onde ao adquiri-los o aluno aprimora seus conhecimentos e enriquece sua grade curricular.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika

Silvana manhone Bicalho

3 de jun. de 2020

Quero informações de como montar uma torrefação de café artesanal.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jun. de 2020

Olá,Silvana

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.


Atenciosamente,
Erika Lopes

Marcio Paulo Franzini

16 de set. de 2016

Trabalho com café a 20 anos. Qual curso de aperfeiçoamento posso fazer sobre torra de café.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de set. de 2016

Olá Márcio Paulo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!