WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estamparia silk-screen, mania de impressão na tendência da moda

A serigrafia é o meio de impressão mais simples de todos

 

 O silk-screen utiliza uma matriz de tecido para reproduzir uma imagem, por meio da tela de seda.

 

A serigrafia é um dos mais antigos métodos de impressão. Ela começou artesanalmente e, embora ainda hoje possa ser trabalhada da mesma forma, há no mercado máquinas para todas as escalas de produção.

Também chamado de silk-screen, esse processo utiliza uma matriz de tecido para reproduzir uma imagem. Daí o nome seda-tela, da tradução de silk-screen. É nessa “tela de seda” que são gravadas as imagens para que depois possam ser reproduzidas. A diferença para os outros processos é que a serigrafia é o meio de impressão mais simples de todos. Envolve os menores custos de implantação, sendo o único que pode imprimir sobre qualquer formato e em qualquer material.

Com a valorização e difusão pelos mais diversos setores da indústria, houve  grande desenvolvimento da técnica. Novos materiais, insumos, equipamentos e procedimentos surgiram. Hoje, há a possibilidade de impressões nos mais diversos substratos, lona, acrílico, vidro, porcelana, vinil autoadesivo entre outros. Sua versatilidade permite que seja empregada em processos artesanais simples ou em automatização, os quais permitem aumentar a produtividade e a qualidade das impressões.

Mesmo com máquinas projetadas para realizar milhares de impressões por hora, o mercado de serigrafia não depende exclusivamente de grandes impressoras, nem de vultosos capitais. O silk-screen pode ser feito artesanalmente, e com poucos investimentos. Muitos trabalhos em serigrafia são feitos manualmente e realizados em pequenas áreas dentro da própria residência, utilizando equipamentos de baixo custo. Independente do investimento em máquinas e equipamentos, qualquer pessoa pode montar uma estamparia e começar a produzir uma infinidade de itens. O mercado não só está aberto a esse tipo de iniciativa, como tem se mostrado receptivo.

Um segmento expressivo que está se beneficiando das facilidades do processo de impressão em serigrafia é o ramo de confecções. Seja terceirizando ou estampando suas próprias peças, as confecções desenvolvem estampas dos mais variados motivos, tornando possível as criações dos estilistas e fazendo dessa etapa de produção um ponto muito importante para toda a coleção. Por meio da confecção das peças-piloto, fica muito mais barato e fácil selecionar as melhores combinações, reduzindo custos e ganhando competitividade.

Com o intuito de disseminar o conhecimento da técnica para os novos empreendedores, o CPT- Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Silk-Screen - Como Montar uma Estamparia”, no qual você estará recebendo informações do administrador de empresas Luiz Cláudio Christ Mussumesci, pós-graduado em administração de micro e pequenas empresas pela Universidade Federal de Lavras e proprietário da Abadágio Brasil, estamparia e confecção.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O leque de itens que podem ser produzidos em uma estamparia é grande. Da impressão de brindes como bonés; peças plásticas, as mais diversas possíveis; canetas; cartazes à peças de vestuário como jogos de toalhas e camisetas. Em quase tudo o que é produzido hoje, há aplicação de silk-screen. E a cada dia surgem novas necessidades. Essa variedade de utilizações abre novos mercados e pode transformar a estamparia  em uma alternativa para aumentar a economia familiar, fazendo da serigrafia uma segunda fonte de renda. O que começa por hobby, pode se transformar em importante receita para o orçamento doméstico.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Luís Fernando Alves

26 de jan. de 2014

Queria mais informações, como pequenos vídeos.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de jan. de 2014

Olá, Luiz Fernando!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

EDNEI BASEGGIO MOSCHINI

5 de jun. de 2013

Quero adquirir o Curso de Como Montar uma Estamparia e Silk-Screen. Podem me informar quando estiver disponível? Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de jun. de 2013

Olá, Ednei!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Miquer Magalhaes Lima

18 de jan. de 2013

Gostaria de saber como faço para adquirir o curso online. ok abraço.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jan. de 2013

Olá, Miquer!

Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para maisinformações sobre o curso Como Montar uma Estamparia - Silk-Screen.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?