WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estabelecimentos farmacêuticos: por que vale a pena investir em medicamentos?

A demanda por medicamentos é crescente não apenas por causa do aumento da população, mas em função do aumento da renda familiar, do maior acesso à informação e ao atendimento médico

farmacêutico sorrindo em frente a sua farmácia

 

O Brasil, quinto maior país do mundo em extensão territorial e em população, no que diz respeito ao consumo de medicamentos e produtos correlatos, ainda não está entre os cinco maiores consumidores mundiais, o que faz valer a pena investir em estabelecimentos farmacêuticos, como drogarias, farmácias e drugstore.

A demanda por medicamentos é crescente não apenas por causa do aumento da população, mas, principalmente, em função do aumento da renda familiar, do maior acesso à informação e ao atendimento médico. Estima-se que no País, a cada década, 20 milhões de brasileiros entram no mercado consumidor de produtos farmacêuticos, o que é resultado da maior preocupação com a qualidade de vida, bem-estar e saúde. Este expressivo aumento no consumo de medicamentos e correlatos, por sua vez, movimenta em média 25 milhões de dólares anualmente.

Montar uma drogaria ou uma farmácia apenas abrindo as portas ao público, no entanto, não é sinônimo de sucesso, já que a concorrência é alta e o cliente está cada vez mais bem informado e exigente. Assim, para obter êxito, é preciso modernizar os estabelecimentos farmacêuticos, administrar de forma correta, conhecer cada detalhe do negócio, ser eficiente e inovador, conquistar e fidelizar o cliente.

O mercado farmacêutico é bastante diversificado e um exemplo dessa realidade é a comercialização de medicamentos genéricos, que são mais baratos e, consequentemente, mais atraentes aos consumidores. Todos os anos surgem novos genéricos o que exige dos estabelecimentos farmacêuticos estarem atentos a esses fármacos para incrementar suas vendas. Vale ressaltar que os genéricos são largamente divulgados pelo Ministério da Saúde e pelos médicos, e por esse motivo vêm movimentando grande volume de vendas no varejo.

Apesar da competitividade, o setor oferece boas condições de desenvolvimento e lucro. De acordo com Ricardo Antônio Zatti, professor do curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias, elaborado pelo Centro de Produções Técnicas, CPT, “o empreendedor que quiser obter sucesso em sua iniciativa deve, primeiramente, conhecer seus concorrentes, superá-los em atendimento e pretação de serviços, por meio da capacitação de seus funcionários, escolher uma área com densidade populacional grande para implementação de seu estabelecimento farmacêutico e estar disposto a trabalhar com afinco para que o seu negócio se sobressaia no mercado consumidor”.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!