Nos dias de hoje, a escola pública tem negligenciado o ensino infantil, oferecendo-o muito precariamente. A municipalização das escolas infantis é fato irreversível e, no entanto, os municípios não recebem verbas suficientes para oferecer um ensino de qualidade. Isso faz com que cresça cada vez mais o campo para empreendedores do setor privado.
Aquele que estiver disposto a se dedicar e que tenha muita afinidade com crianças bem como compromisso com a educação estará apto a montar esse empreendimento. Na maioria das vezes, quem deseja instalar uma escola é alguém que já tem certa experiência e que conhece bem o tema. Além disso, sabe o quanto terá de se aprimorar, pois o campo de estudo é inesgotável.
Os pais querem para seus filhos a escola ideal e que ela esteja de acordo com as suas possibilidades financeiras. Assim, as escolas variam muito em suas características, dependendo muito do poder aquisitivo do público que se pretende atingir, do potencial financeiro do empreendedor e também da modalidade de serviço a ser prestado.
O que ocorre também é a tendência crescente de se montar escolas infantis de tempo integral. Isso acontece, pois “os pais de hoje não têm com quem deixar filhos pequenos ou preferem deixá-los em uma escola onde sabem que seus filhos terão um atendimento de qualidade”, lembra Maria José de Oliveira, professora do curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Para se fazer uma escola infantil de sucesso, o empreendedor deve planejar cada etapa, procurando se informar muito antes de se lançar à empreitada. Além disso, deve visitar escolas em outras localidades, conversar com outros empreendedores da área, procurar conhecer a planilha de uma escola, já que todas têm a obrigação de fazer anualmente esta planilha.
Planejamento
Antes de mais nada é preciso pensar na gerência financeira da escola, compreendendo previsão de gastos, levantamento e provisão de recursos necessários e sua contabilização, pois isso se constitui na condição básica que garantirá um padrão mínimo de qualidade esperado.
Definição do público e do tipo de escola
Se o que você pretende é a instalação de uma escola como empreendimento, é importante analisar a localização e a demanda existente. Se o seu público tiver alto poder aquisitivo e cultura, você poderá investir mais. Caso contrário, você deverá adequar a escola ao padrão de vida das pessoas da região. Somente com o conhecimento do público, você poderá dimensionar o seu projeto.
O conhecimento da legislação
É primordial que se conheça a legislação referente à educação infantil, tanto a que envolve o valor das mensalidades escolares, como as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, quanto a que apresenta os princípios norteadores da Educação Infantil. Da mesma forma, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei 9.394/96), que coloca a educação infantil como a primeira etapa da educação básica, várias discussões têm ocorrido no Ministério da Educação, especialmente sobre a questão que envolve a formação dos professores. E isso é imprescindível para se obter um ensino de qualidade.
A avaliação financeira
É essencial que se faça uma planilha de custos. Hoje, obrigatória em todas as instituições educacionais. Com isso, pode-se conhecer a viabilidade do projeto. Da mesma forma, é importante que seja representada a realidade, o mais fiel possível, para reduzir ao máximo a margem de erro de cálculos. Mesmo porque estes cálculos não são fáceis, já que quase sempre se começa com uma escola pequena que vai sendo ampliada à medida que surge a clientela.
Outro fator importante é quanto a capacidade de atendimento da escola para que se aplique e administre racionalmente os recursos financeiros. Assim, alguns aspectos básicos devem ser observados ao se estabelecer a capacidade de atendimento:
- o custo de implantação e manutenção, em termos de recursos humanos, materiais e financeiros necessários;
- as condições da unidade física, tendo em vista os padrões mínimos de espaço por criança, definidos para este tipo de instituição.
Da mesma forma, é importante a identificação de prioridades de atendimento, em termos de faixa etária e situação social da clientela, bem como o horário de funcionamento, de modo a responder mais satisfatoriamente às necessidades expressas pela população local. A operacionalização da escola requer uma organização técnico-administrativa que seja flexível quanto à (ao):
- estrutura física da escola, de modo a possibilitar adaptações futuras que se fizerem necessárias, em decorrência de ampliação ou alterações de faixas etárias;
- funcionamento, tendo em vista garantir o bom desempenho da escola, por meio da manutenção da proporção adequada adulto-criança; da distribuição das funções de acordo com a capacitação dos funcionários; da definição e delegação de responsabilidades; do estabelecimento de normas e rotinas e dos mecanismos de controle e avaliação do atendimento.
Por Andréa Oliveira
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