WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Empresa de limpeza - procedimentos legais para a abertura da firma

Abrir uma empresa de limpeza, acatando a todos os procedimentos legais, é perfeitamente viável nos dias atuais, já que a procura por firmas que prestam este serviço é crescente

Empresa de limpeza -  procedimentos legais para a abertura da firma

 

Administradores de empresas de ramos diversos estão investindo cada vez mais na terceirização da limpeza de suas dependências, usando estratégias para  tornar o ambiente de trabalho mais agradável para seus colaboradores. Esta medida confere-lhes maior qualidade no ambiente de trabalho e permite que a jornada diária seja mais produtiva para todos. Quando terceirizam a limpeza, as empresas se dão ao direito de concentrar suas atividades em seu próprio negócio, deixando para as contratadas as tarefas que são de sua competência, tendo melhores resultados, pois a qualidade aumenta em função da especialização, e a redução de custos é crescente.  Observa-se, então, que investir na abertura de uma firma de limpeza, acatando a todos os procedimentos legais, é perfeitamente viável nos dias atuais, já que a cada dia cresce a procura por empresas que prestam este tipo de serviço.

A função de limpeza, no entanto, não é tarefa tão simples como parece. Na prática, ela precisa ser desenvolvida por firmas compostas por pessoal habilitado para lidar com todos os equipamentos, produtos e acessórios indispensáveis para um trabalho bem feito. Burocraticamente, ela deverá acatar às seguintes orientações:

Contabilidade:


Para a abertura de uma empresa de limpeza é necessário a contratação dos  serviços de um contador, que irá fornecer as orientações sobre como proceder com os demais  trâmites diante de alguns órgãos públicos, como prefeitura, receita federal, sindicato etc. O primeiro passo deverá ser o seu cadastramento, junto aos órgãos competentes do município e do Estado.

CNPJ:


Após o cadastramento, será emitido o CNPJ, que é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Com esse cadastro, e com o alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura, você poderá encomendar os blocos de notas fiscais.

Registros:

A empresa de limpeza deverá providenciar seu registro junto aos seguintes seguimentos:

-  Junta Comercial;
-  Secretária da Receita Federal;
-  Secretária da Fazenda;
-  Prefeitura do Município;
-  INSS (Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma Receita Federal);

Sindicato:

As empresas de limpeza são incluídas no regime de recolhimento de impostos denominado ISS, que é o Imposto Sobre Serviços. A alíquota de recolhimento não é padronizada, pois, cada região estabelece o seu valor. Há necessidade também de se conhecer o sindicato da região, que deve ser referente às empresas de Asseio e  Conservação.

Alvará de funcionamento:


O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização) e também o Alvará de Funcionamento.

Procon:

O empresário deverá ir, também, ao Procon para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (Lei no 8.078 de 11.09.1990).

Conheça os Cursos CPT, da área Pequenas Empresas, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza

Curso CPT Montagem e Decoração de Festas Infantis

Curso
CPT Como Montar e Operar uma Cafeteria

Curso
CPT Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!