O ecoturismo, segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural da humanidade, é um segmento que tem crescido em um ritmo considerável ao longo dos anos. Apesar da ausência de estatísticas oficiais, relativas à dimensão do mercado, estima-se que 10% das pessoas que viajam sejam ecoturistas, ou seja, viajantes que se dirigem para áreas relativamente não afetadas antropicamente, com objetivos específicos de estudo, admiração e prazer em observar plantas e animais, assim como os aspectos culturais existentes e encontrados nestas áreas, e procuram alojamento que lhes permitam ter o maior contato com a comunidade anfitriã. Segundo o professor Werter Valentim de Moraes, “esse surpreendente interesse por parte do público, faz do ecoturismo um excelente investimento para quem quer montar o seu próprio negócio e abrir sua agência”.
No entanto, para que tenha sucesso, um empreendimento como este envolve procedimentos e medidas práticas, para concretizá-lo. Todavia, antes disso, o futuro empresário deve desenvolver um trabalho de concepção e planejamento do negócio. Isso tem por objetivo diminuir riscos e construir bases sólidas para o empreendimento, constituindo-se, portanto, como o primeiro passo a ser dado pelo empreendedor.
Para facilitar e organizar o seu planejamento, devem ser cumpridas as seguintes etapas:
1- Identificação de Oportunidades
A identificação de oportunidades pressupõe sensibilidade, percepção e, principalmente, observação de parte do futuro empresário. O processo de observação é fundamental na hora de identificar oportunidades. Todavia, não é tudo. Além de observar o futuro empreendedor deve ser capaz de avaliar o que está vendo.
2- Análise de Riscos
Existem sempre aspectos associados a qualquer negócio que devem ser conhecidos por quem pretende iniciar um novo empreendimento. Esses fatores podem oferecer riscos de variados graus de intensidade. É importante dedicar atenção especial ao fator risco na avaliação de constituição de um negócio.
3- Desenvolvimento de Conceito de Negócio
Esse conceito é a organização de informações em um documento, tendo em vista definir, de modo claro e exato, o tipo de negócio que se pretende explorar, a clientela que se pretende atingir, os produtos e o serviço que se pretende oferecer, e outros.
4- Mercado Consumidor
O mercado consumidor representa o conjunto de agentes econômicos (pessoas) que procuram uma certa categoria de bens e serviços que uma empresa está disposta a oferecer por certo preço. A análise do mercado consumidor envolve a identificação do público que se pretende atingir, conhecer o seu comportamento, capacidade de consumo, suas preferências, entre outros.
5- Mercado Fornecedor
A análise deste mercado envolve a identificação de projetos a serem disponibilizados ao mesmo. Observar se os fornecedores oferecem condições e produtos em prazos desejados, praticam preços e possuem qualidade compatíveis com o nível do negócio que se pretende estabelecer.
6- Concorrência
O futuro empreendedor deve pesquisar o funcionamento de seu mercado consumidor de modo a conseguir o máximo de informações necessárias para instalar e desenvolver seu negócio, por exemplo: nível de atendimento, preços praticados, qualidade apresentada, relacionamento com a clientela, e outros.
Por Silvana Teixeira.
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Comentários
Ricardo Moraes Monteiro
13 de mar. de 2017Gostei das informações.
Resposta do Portal Cursos CPT
14 de mar. de 2017Olá Ricardo,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos