WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Curso Como Montar um Restaurante Self-Service Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Curso Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal Como Montar e Administrar uma Creche Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Montar um Canil Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação - Processo Artesanal Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Como Montar uma Escola de Informática Curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Curso Como Montar e Gerenciar um Telemarketing Áreas Afins 14Indústria Caseira 9Indústria da Carne 10Pequenas Indústrias Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Creche - divisão e organização das salas de atividades

Creche - divisão e organização das salas de atividades

 

Uma das primeiras responsabilidades da direção de uma creche é estabelecer uma forma de reunir as crianças, por idade e desenvolvimento. Muitas vezes, crianças de uma mesma idade apresentam desenvolvimentos diferentes, de acordo com a individualidade. Por exemplo, uma criança que entra na creche com 11 meses, e ainda não anda, vai frequentar uma turma um pouco superior à sua idade, nesse caso, a turma de 1 ano, com crianças que já andam.

A criança precisa de parâmetros de comparação, para que ela se desenvolva e seja estimulada de maneira adequada à sua faixa etária. Para entender o comportamento da criança, é necessário conhecer o seu crescimento e desenvolvimento. Piaget explica muitos aspectos de pensamento e comportamento das crianças, considerando que elas passam por estágios definidos. No caso específico de creches, falaremos dos estágios sensório-motor e pré-operacional, uma vez que retratam a criança de zero a seis anos.

I - Estágio Sensório-motor (0 a 2 anos)

II - Estágio Pré-operacional (2 a 6 anos)


Esses estágios são contínuos e cada um deles é elaborado a partir do anterior. Piaget acredita que nenhuma criança possa omitir qualquer estágio, embora a duração seja variável. Cada nova experiência interage com as aprendizagens anteriores, havendo sempre uma relação entre as habilidades e crenças atuais da criança e todo o seu passado.

Estágio Sensório-Motor (0 a 2 anos)

Neste estágio inicial, a criança não tem ainda capacidade de abstração, e a atividade intelectual é de natureza sensorial e motora. A criança percebe o ambiente e age sobre ele. Piaget enfatiza a importância da estimulação ambiental como essencial à progressão intelectual de um estágio para o outro.

Estágio Pré-Operacional (2 a 6 anos)

O principal progresso desse período, em relação ao sensório-motor é o desenvolvimento da capacidade simbólica. A criança já não depende de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavras ou símbolo) do significado (o que ele significa).

Cada turma de crianças deve frequentar uma sala específica que atenda às suas necessidades, bem como respeite o seu estágio de desenvolvimento, conhecendo suas limitações com relação a alimentação, sono e atividades pedagógicas. Essas atividades rotineiras devem ser orientadas e coordenadas pelo educador. As crianças participam das diversas atividades em um mesmo momento e estabelecerá com o educador relações de afinidade, tendo-o como referência.

Para identificar as turmas, poderão ser usados nomes de pássaros, cores, animais em extinção, flores entre outros, fugindo um pouco da tradicional denominação em números ou letras, usada por escolas. Cada turma, de acordo com a faixa etária, terá um número estabelecido de adulto por criança. O número de crianças não deverá exceder à proporção adulto/criança. Muitas vezes, o espaço físico de uma sala também não comporta um número maior de crianças, mesmo aumentando a proporção de educadores; é preciso ter bom senso e medir os prós e os contras.

A proporção entre o educador e a criança é diretamente responsável pela qualidade das relações afetivas e a possibilidade de desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, sejam eles, cognitivo, linguístico, motor, social e emocional.

A determinação de dois adultos para cada turma é importante para que seja possível a qualquer um deles afastar-se para prestar auxílio a uma criança enquanto o outro fica com as demais. Veja a tabela abaixo com a distribuição das crianças por faixa etária:

Creche - divisão e organização das salas de atividades



Blocos

A área de blocos é o local onde as crianças manipulam e constroem com blocos, para serem colocados no chão, acompanhados ou não de acessórios, tais como: miniaturas de animais, carros, pessoas, trens, aviões, caminhões. Esse material auxilia a criança a liberar a fantasia, e a criatividade, dando a elas segurança para manipular outros materiais. São importantes no desenvolvimento do conceito de tamanho, forma, espaço, todo; parte; figura; fundo. Estes conceitos são necessários à aprendizagem da leitura, escrita ou da matemática.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT da área Pequenas Empresas e Educação Infantil, entre eles o Curso Como Montar e Administrar uma Creche, produzidos pelo Centro de Produções Técnicas.

Saiba mais sobre as atividades desenvolvidas em creches, acessando os artigos abaixo:

Brincadeiras infantis nas creches educam e desenvolvem a inteligência

Creche - áreas para as atividades infantis e brinquedo dramático

Administração de Creche - planejamentos de brincadeiras e atividades recreativas

Por Silvana Teixeira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!