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Considerações para a montagem de uma butique de carne branca

Investir nesse negócio pode ser uma oportunidade promissora e lucrativa, mas exige muito estudo e planejamento

Butique de carne branca

 

O número de pessoas preocupadas em promover a alimentação e outros hábitos saudáveis tem crescido muito, ao ponto de diferentes segmentos de mercado investirem na abertura de negócios voltados para esse perfil. A butique de carne branca é um tipo de empreendimento que tem ganhado destaque nesse contexto, não só pelo fato de a carne branca ser considerada mais saudável que a carne vermelha, mas também por oferecer produtos que nem sempre são encontrados com facilidade no comércio.

Para fins de definição, Luiz Fernando Alves Ferreira, professor do Curso a Distância CPT Butique de Carnes Como Montar e Operar, explica que “butiques ou casas de carne são açougues especializados cujas maiores diferenças estão no layout, nos tipos de produtos oferecidos, que incluem cortes especiais, na disposição dos produtos dentro do freezer e no atendimento personalizado”. A partir disso, entendemos que a butique de carne branca é o empreendimento que vende todo o tipo de carne branca, tais como frango, codorna, peru, pato, faisão, peixe, entre outros, por meio de um serviço diferenciado e de qualidade.

Investir nesse negócio pode ser uma oportunidade promissora e lucrativa, mas exige muito estudo e planejamento. Confira algumas informações importantes para aqueles que pensam empreender no ramo.

 

Cuidados e detalhes para uma butique de carne branca

Os órgãos fiscalizadores impõem normas rígidas para a comercialização de alimentos, sobretudo in natura. Desse modo, o investidor precisa ficar atento a todas elas, especialmente as que dizem respeito às informações que devem ser passadas ao consumidor, como modo de preparo, tabela nutricional e proteica dos alimentos e datas de fabricação e validade.

Também, em algumas datas festivas, como o Natal, o movimento nas butiques de carne branca se intensifica muito, exigindo uma gestão de produção eficiente para o atendimento em maior escala. O funcionamento do estabelecimento deve ocorrer em horário e dias compatíveis com a movimentação comercial local, que geralmente se estende por toda manhã e tarde e, no mínimo, de segunda a sexta-feira.

Investimento inicial

O capital inicial deve ser suficiente para a aquisição de, pelo menos, duas câmaras frigoríficas, uma de resfriamento e outra de congelamento, balcão refrigerado, freezers horizontais, máquina para encher linguiça, utensílios básicos de cozinha e máquina para fazer hambúrguer. Entretanto, é preciso lembrar que ainda haverão gastos com equipamentos de escritório, veículo refrigerado, locação do ponto comercial e muito mais. Um plano de negócios bem elaborado é necessário e indispensável para verificar a real viabilidade do investimento.

Localização de uma butique de carne branca

O público tem mais abertura para experimentar produtos de negócios relacionados à gastronomia do que de outros, por isso é essencial abrir a empresa em locais de fácil acesso e em áreas de maior fluxo de pessoas. Isso funciona como uma forma de divulgação e se o espaço, os produtos e o atendimento estiverem à altura da exigência dos clientes, o sucesso será garantido.

Pessoal da butique de carne branca

Todos os funcionários de uma butique de carnes devem ser treinados para agradar os clientes de todas as formas, pois isso é um diferencial inerente desse tipo de estabelecimento. Todos devem estar devidamente uniformizados, principalmente os que trabalham manipulando as carnes diretamente. As normas e regras de higiene da Vigilância Sanitária devem ser atendidas em todas as circunstâncias.

A remuneração dos funcionários deve estar na média da concorrência, e a carga horária do cargo deve corresponder ao que estiver no acordo de contratação.

Divulgação e propaganda

Adotar estratégias de marketing físico e digital é quase uma regra para todo negócio atual. Promova panfletagem, outdoors, degustação em supermercados, stands nos eventos municipais e mais quantas outras formas de divulgação puder. Promover propagandas nas rádios e jornais locais também é um excelente modo de alcançar um grande número de pessoas.

Perfil do empreendedor

É uma vantagem muito grande quando o proprietário de um negócio não apenas o administra, mas também detém os conhecimentos técnicos que o trabalho exige, pois dessa forma os problemas e dificuldades são identificados mais rapidamente. Caso o empreendedor desempenhe unicamente a função de gerenciamento, é recomendável que busque cursos, palestras e eventos na área para se informar cada vez mais.

Dicas

A lucratividade pode aumentar caso o estabelecimento decida comercializar também alguns produtos diferenciados, como temperos, condimentos e outros itens complementam e se harmonizam com as diferentes carnes brancas, pois o consumidor gosta de entrar no local e encontrar à sua disposição tudo o que precisa.

Oferecer opção de encomendas de peças já temperadas, marinadas, recheadas etc., também atrai muito a clientela.

Fazer parcerias com buffets e restaurantes também é uma dica para expandir os negócios.

 

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Fonte: Novo Negócio Startup - novonegocio.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

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