O ramo pastelaria pertence ao setor terciário da economia. Para abrir uma pastelaria de pequeno porte, com pelo menos quatro funcionários, área total de 30 a 35 m², em três ambientes básicos: produção, atendimento e consumo. Este certamente é um investimento lucrativo, pois a alimentação é um dos poucos ramos da economia que não para de crescer, afinal ninguém sobrevive sem se alimentar. Entretanto, é um lucro que vem aos poucos, centavo a centavo. Nesse sentido, é preciso começar a pensar de forma organizada e planejada. Tanto no aspecto do planejamento, quanto da localização, da produção dos pastéis, do caldo de cana e do suco, bem como da comercialização.
O sucesso da pastelaria dependerá da correta escolha do ponto, da administração segura do negócio e, principalmente, da qualidade dos produtos que você oferecerá. Isso implica na utilização de boa matéria-prima, em criteriosos cuidados com a higiene e no correto processo de produção. Além disso, o consumidor precisa ser preso pela boca para desenvolver o hábito de frequentar uma determinada pastelaria.
É este pastel de gostinho e jeitinho verde-amarelo que vem garantindo a fidelidade dos clientes e, consequentemente, o sucesso do negócio. Neste sentido, um bom começo é você sondar a área, conhecer sua cidade, descobrir quantas pastelarias existem instaladas, principalmente no bairro onde você pretende abrir sua loja. Da mesma forma, avalie bem o local escolhido, quanto ao fluxo de pedestres, ao local para estacionamento de veículos, à vizinhança, entre outros. O indicado são aquelas regiões de maior trânsito de pessoas a pé.
Faça as perguntas abaixo, porque as respostas irão lhe garantir maior índice de acerto ao seu investimento.
→ Quem são os meus fregueses?
→ Eles gostam de pastel?
→ Qual o nível sócio-econômico?
→ Têm hábito de lanchar na rua?
→ Preferem caldo de cana?
→ São estudantes, operários, profissionais liberais, funcionários de escritório?
→ Quais recheios são os preferidos?
→ Qual a média salarial da clientela?
→ Quanto pagariam por um lanche?
→ Em qual horário? Todos os dias?
Bom atendimento – uma ferramenta para alcançar o sucesso
O atendimento em uma pastelaria é no balcão ou, se nas mesas, este deve ter um aspecto que também seja marcante em um estabelecimento alimentício. Os funcionários devem estar limpos, e uniformizados, devem ser atenciosos e educados. Isso é imprescindível para o sucesso! Afinal, a qualidade do atendimento é um produto à venda.
Por Andréa Oliveira.
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