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Como alcançar excelência no telemarketing

Além de oferecer produtos e serviços, é preciso que os operadores vendam a melhor imagem da empresa

 

Equipes bem treinadas têm sucesso garantido

Um elemento importante para a competitividade empresarial, os serviços de telemarketing, de modo geral, são adotados por empresas que buscam diferencial no atendimento oferecido ao consumidor. Para isso, é necessário que elas contem com o trabalho de operadores de telemarketing competentes. Apenas uma equipe de operadores orientada para alcançar excelência consegue ser bem sucedida, o que reflete no desempenho da empresa no mercado. Portanto, esses profissionais são criteriosamente selecionados e em seguida instruídos.

"Pequisas demonstram que se o cliente teve uma imagem positiva da empresa, falará isso para cerca de 6 pessoas. Mas, quando é o contrário, se a impressão for negativa, contará isso para, pelo menos, 10 pessoas. Esse é um dos motivos para que você tenha muito cuidado", afirma Ana Paula Rodrigues Andrade, especialista em telemarketing e professora do curso Capacitação de Operadores de Telemarketing , elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

São recorrentes entre os consumidores as reclamações de mau atendimento. Sendo assim, a chave para que o telemarketing, além de bem sucedido na venda de serviços e produtos, seja um ponto de atração e não de afastamento de clientes, é o treinamento adequado. Existem vários tipos de telemarketing, mas há aspectos igualmente essenciais a todos eles, cujas orientações devem ser transmitidas corretamente, bem como praticadas com dedicação pelos funcionários.

O operador de telemarketing comumente atua em vendas, mas também pode trabalhar com pesquisa, promoção, consultoria, entre outros campos. São aceitos todos os tipos de formação, mas é necessário treinamento específico, já que alguns conhecimentos são imprescindíveis, como técnicas de comunicação oral e atendimento. Além disso, o perfil comportamental conta muito, uma das características desejáveis nesse tipo de profissional é o altruísmo. De acordo com a professora do curso CPT, a comunicação só é eficiente quando o cliente identifica empatia na voz do operador, ou seja, a comunicação é efetiva quando a voz, o tom e as palavras são envolvidas pelo espírito de quem atende.

Confira mais dicas sobre como alcançar excelência no telemarketing, acompanhando os artigos especiais que o portal CPT preparou para esta semana.

Quinta, 05, técnicas para ser um televendedor;
Sexta, 06, atendimento nota dez;
Sábado, 07, o vocabulário do telemarketing.

Por Luci Silva

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