WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cafeteria, entre no clima do empreendimento que oferece o produto mais popular do mundo

Saiba como montar uma cafeteria e seja um empreendedor de sucesso

Cafe

O café é consumido diariamente pela grande maioria dos brasileiros, em casa, no local de trabalho, em padarias, lanchonetes e cafeterias de todo o país. É, ao lado da  cerveja, a bebida mais popular do planeta, conhecida e utilizada até no esoterismo, por meio de uma prática chamada de cafeomancia. Muitos povos acreditam que a borra do café que aparece na parede e fundo da xícara pode fazer revelações  sobre o futuro da pessoa que o tomou.   

Atualmente, observa-se o crescente interesse dos consumidores pelos cafés finos, ou seja, os cafés de qualidade superior. Esses, que antes eram destinados quase exclusivamente à exportação, agora, são comercializados no Brasil, atendendo à demanda de consumidores mais exigentes.

Nesse contexto, está em expansão, também, o ramo das cafeterias, locais onde são servidos cafés de melhor qualidade e são oferecidos produtos variados, aliados a um bom atendimento e a um ambiente agradável.  

O mundo atual, no qual o mercado é cada vez mais competitivo, exige dos empresários muita dedicação e eficiência administrativa, para garantir a sobrevivência e  o crescimento do empreendimento. Assim, podemos afirmar que a chave do sucesso de uma nova cafeteria está na capacidade empreendedora dos administradores, seja para encontrar o equilíbrio entre a forte concorrência, seja para administrar corretamente pessoas e processos, visando satisfazer o cliente e obter as maiores margens de lucro.

Se você tem espírito empreendedor e pretende montar uma cafeteria, o primeiro passo  é a elaboração de um plano de negócio. Trata-se de um conjunto de informações que define os produtos e serviços que serão oferecidos, os preços a serem cobrados, o formato mais adequado do ambiente, as instalações, o modelo de operação, o investimento necessário, o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis pela cafeteria deverão possuir.

Com o objetivo de capacitar os empreendedores do ramo do café o CPT – Centro de Produções Técnicas, em convenio com a HOTEC - Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Turismo e Gastronomia de São Paulo,  elaborou o curso  Como Montar e Operar uma Cafeteria no qual você recebe informações da professora Maria Aparecida Campos, barista da HOTEC  e do Sr. Milton Dudjak Trufelli, produtor de cafés especiais.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.          

A cafeteria, quando bem administrada, é gratificante e pode proporcionar bons lucros, pois lida com um produto que está inserido em nossa cultura, o café. Trata-se de mercado em plena expansão, com crescimento de cerca de 20% ao ano, na demanda de café expresso.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Bete brasil

11 de abr. de 2014

Gostaria de saber se tem cursos presencial em algum lugar? Pois estou com um projeto de montar uma cafeteria e gostaria de fazer um curso.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de abr. de 2014

Olá, Bete!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Como Montar e Operar uma Cafeteria.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

NEUSA CARMEM SEIXAS ANDRILL

5 de ago. de 2012

Estou capacitando-me para entrar nesse ramo empresarial do "café". Acho a mais simpática, glamourosa e saborosa do setor alimentos. Ainda estou elaborando o Plano de Negócio. Caso seja do interesse e tenha possibilidade, gostaria de obter algumas informações. Sou de Salvador. Apesar dos cursos no SEBRAE e outras informações, nunca é demais obter mais conhecimentos. Por favor, responda-me se é possível estar elaborando algumas perguntas, o que irá contribuir muito. Obrigada Carmem

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de ago. de 2012

Olá, Neusa Carmem!

Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.

O café é consumido diariamente, pela maioria dos brasileiros, em casa, no local de trabalho, em padarias, lanchonetes e cafeterias de todo o país.

O público cada vez mais exigente quanto à qualidade do café, faz com que os café de nível superior, tipo exportação, sejam mais consumidos, tornando o mercado bastante atrativo.

As primeiras cafeterias surgiram em Meca e eram conhecidas como Kaveh Kanes. Nestas casas era possível passar a tarde conversando, ouvindo música e bebendo café. Posteriormente, as cafeterias tornaram-se famosas no Oriente pelo seu luxo, suntuosidade e pelos encontros entre comerciantes, para discussões de negócios ou reuniões de lazer.

Mesmo com todo charme, sofisticação e clientela em constante crescimento é necessário que o negócio seja bem planejado antes de abrir as portas.

O primeiro passo, e o mais importante, é a elaboração do plano de negócios. Por meio dele são definidos os produtos e serviços que serão oferecidos, os preços a serem cobrados, o formato do ambiente, as instalações, o modelo de operação, o investimento necessário e as habilidades e atitudes que os responsáveis pela cafeteria deverão possuir.

Faça uma pesquisa de mercado para conhecer seus possíveis clientes, identifique o comportamento, hábitos e preferências destes potenciais consumidores.

Visite seus concorrentes, converse com proprietários, funcionários e clientes, tentando descobrir os segredos deste negócio.

Outro fator importante e essencial é a escolha do local. Este deve ser próximo ao público-alvo que deseja atingir e de grande circulação como em: shoppings, faculdades, consultórios, entre outros.

Recomenda-se que, antes de abrir um negócio, você se qualifique sobre o assunto e procure especialistas em sua região para auxiliá-la.

Para lhe orientar na montagem da cafeteria, indicamos o seguintes cursos do CPT – Centro de Produções Técnicas: Como Montar e Operar uma Cafeteria; Receitas com Café; Como Administrar Pequenas Empresas.

Montar cafeteria ficou mais fácil com as máquinas nacionais de café expresso; Como montar uma cafeteria; Setor de cafeterias cresce no Brasil.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santo

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!