WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Banho e tosa de cães

Dicas para o banho e tosa de cães no seu petshop

 

Banho e tosa de cães     Artigo CPT

“Banho, tosa, condicionamento do pelo e limpeza dos ouvidos e unhas são os itens básicos de qualquer tratamento de beleza de pets. Por isso, os funcionários devem ser muito bem treinados a banhar e tosar qualquer tipo de raça de cães e gatos”, assim afirma o professor José Antônio Viana do Curso CPT de Como Montar um Pet Shop com Banho, Tosa e Atendimento.


No caso de algumas raças, o banho talvez seja um dos mais importantes. Isso porque um banho inadequado para uma raça pode prejudicar o aspecto do pelo ou mesmo deixá-lo impróprio para a tosa. Veja algumas dicas para uma prática saudável do banho e tosa, aliando qualidade e profissionalismo na conquista de clientes.


— Banho: O número de vezes que o cão deve banhar-se, depende da raça. O poodle, por exemplo, deve ser banhado a cada quatro ou seis semanas. Já o pointer pode esperar aproximadamente três meses por um bom banho. Em geral, cães mantidos em casa pedem banhos frequentes por questão de higiene.

Antes do banho, deve-se escovar bem o pelo, a fim de remover os pelos mortos e desemaranhar a pelagem. Isso é feito melhor com uma rasqueadeira e um pente de nós. Os utensílios normalmente usados para a prática são xampu (existem aqueles especiais para acondicionar o pelo e os próprios para cada cor de pelagem), escova de cerdas, esponja, esteira de borracha para a banheira, duas toalhas de tamanho grande, corrente e “enforcador” (para não deixar que o animal escape da banheira), mangueira com spray (esguicho) e creme (para cães de pelo longo, exceto poodles e terriers).

O desembaraçamento dos pelos deve ser feito antes do banho, porque a água tende a apertar os nós, dificultando sua remoção.


— Secagem: Existem várias maneiras de se secar o pelo. O primeiro método é afofá-lo, usando um secador de chão de alta velocidade. Muito usado em cães da raça poodle, afghan, sheepdog e maltês, é importante não só porque seca mais, mas também por amaciar o pelo.

O segundo método de secagem é conhecido como secagem em canil ou gaiola, e é geralmente usado em cães de pelo curto ou em cães que não exijam uma aparência de pelo esticado ou felpudo.

O terceiro método é a toalha, adotado para raças pequenas e de pelo duro, como o chihuahua, o pinscher miniatura e o manchester terrier toy.


— Ouvidos: Todas as raças devem ter suas orelhas limpas, regularmente. Até mesmo o dono pode limpá-las semanalmente, protegendo o cão de infecções. Raças como poodle, cocker spaniel e setter inglês, com orelhas caídas, são propensos a maior acumulação de pelo, que cresce na abertura do canal do ouvido.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

 


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas.

Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?