Com muito trabalho e pouco tempo para caminhadas ao ar livre, para manter-se saudável, o homem moderno busca as atividades físicas em academias. A academia de ginástica é uma empresa que está em constante mudança. Para isso, o seu empresário deve pesquisar todas as novidades que estão fazendo sucesso no ramo. Esse investimento é de alto retorno financeiro, pois com saúde não se brinca. Além disso, todos querem ter uma boa forma, principalmente, nos períodos de verão.
“Pesquisas científicas confirmam o papel da atividade física na prevenção de doenças coronarianas, hipertensão, obesidade, diabetes, estresse e sedentarismo, as quais são responsáveis pela queda da qualidade de vida”, afirma o professor Paulo Lanes Lobato, do curso Como Montar e Gerenciar um Academia de Ginástica, do CPT – Centro de Produções Técnicas.
Por causar tantas coisas boas nas pessoas, o mercado de academias tem crescido assustadoramente. O público que atingia apenas adolescentes e jovens, hoje, abrange também a terceira idade.
Algumas academias comercializam produtos voltados para a prática de esporte. Dessa forma, o negócio passa a ser classificado como comércio.
Serviços de uma academia de ginástica
Os serviços oferecidos são relativos ao tamanho da academia, aos profissionais que ela tem, à estrutura, entre outros. A seguir, serão citadas as principais atividades:
- Treinamento em musculação com aparelhos e grande variedade de acessórios: atinge pessoas de ambos os sexos, acima dos 13 anos. Enrijece a musculatura de várias partes do corpo, dependendo da que for trabalhada;
- Vários tipos de ginástica que serão citadas ao longo do texto;
- Localizada: melhora a resistência e força muscular de braços, pernas e abdômen;
- Alongamento: ajuda na flexibilidade e na postura;
- Aeróbica: ajuda na perda de peso e trabalha a capacidade cardiorrespiratória;
- Step coreografado: trabalha o sistema cardiovascular e a musculatura das pernas;
- Abdominais: fortalece o tônus muscular do abdômen e aprimora a força;
- Gap: exercícios localizados para glúteos, abdome e perna;
- Yoga: possibilita conhecer um novo mundo por meio de posturas específicas, exercícios respiratórios, gestos próprios, vocalização de sons, técnicas de descontração e muito mais;
- Lutas e artes marciais: fortalecem a defesa;
- Danças: mistura de movimentos, que fortalece a musculatura e causa descontração;
- Natação e hidroginástica: aula de ginástica na água, que fortalece a musculatura e causa a sensação de relaxamento;
- Spinning: ciclismo dentro de uma sala, facilitando a perda de peso;
- Body combat: baseado em artes marciais, facilita a resistência e força, flexibilidade e agilidade;
- Escala indoor: responsável pelos esportes radicais;
- Programas especiais de atividade para ganhar peso;
- Condicionamento físico: para manter o condicionamento de alunos bem treinados, que praticam sempre atividades físicas.
Advertência
Para que sua academia possa ministrar as atividades do body sistems, é necessário
que os professores sejam credenciados à Les Mills Internacional, que fica na Nova Zelândia. No Brasil, a Body Systems é sua representante exclusiva.
Sugestões para a localização da academia
As academias devem estar localizadas em pontos estratégicos, de acordo com o estudo da cidade onde será implantada, o nível socioeconômico dos moradores, o tipo de atividade física de preferência deles, entre outros.
Escolha um local:
- próximo a aglomerados comerciais;
- áreas próximas a locais de expansão urbana, como condomínios fechados;
- áreas predominantemente verticais, onde há maior número de moradores e tralhadores.
Instalações da academia
1) Recepção/Entrada
Deve ser um ambiente tranquilo, com uma mesa e um computador para identificação dos alunos, sofás para espera, revistas e jornais para os que estão aguardando, folhetos de promoções da academia e alguns mimos, como balas, biscoitos, café e bombons.
2) Secretaria/Escritório
Voltada para administração e rotinas administrativas. Deve ser mobiliada como um escritório padrão.
3) Sala de avaliação
É a sala onde será feita a avaliação física do aluno. Ela deve conter todos os equipamentos necessários para essa atividade, como balança, monitor de frequência cardíaca, entre outros. Deve também ter um computador com impressora para que o relatório seja analisado na hora e entregue ao aluno.
4) Sala de alongamento
Deve possuir um painel ilustrativo com os movimentos a serem feitos. Deve ter bom espaço para circulação de alunos e boa ventilação.
5) Sala de ginástica
Deve ser uma espécie de galpão, sem nenhuma, ou com poucas colunas no meio, que atrapalhem os movimentos. Para o tamanho, existe um cálculo padrão:
Cada aluno precisa de 1,5 m por 1,5 m = 2,25 m². Divide-se a área física da sala por 2,25 e obtém-se a resposta de quantos alunos podem fazer atividades nela.
6) Sala de musculação
Deve medir, no mínimo, 145m². Esse tamanho pode mudar de acordo com o número de aparelhos colocados. O chão deve ser antiderrapante, ventiladores devem ser distribuídos por toda a extensão. É interessante também que existam aparelhos de som e televisores.
7) Vestiários
Os vestiários devem ser confortáveis, com bancos, armários para se guardar os acessórios pessoais, espelhos, chuveiros quentes e frios, bancada com várias pias. Deve estar sempre muito limpo.
8) Pode também existir, na academia
Uma piscina para natação e hidroginástica, uma lanchonete e loja para venda de utensílios esportivos.
Administração e probabilidade de sucesso
Uma boa administração da empresa é crucial para que ela tenha sucesso. Bom atendimento, professores capacitados, um profissional da área para conselhar na aquisição de bons equipamentos, entre outros.
Com essas características, dificilmente, sua academia não terá sucesso.
Por que uma empresa perde clientes?
Porcentagem/Motivo:
- 1% Morte;
- 3% Se mudam;
- 5% Adotam novos hábitos;
- 9% Acham o preço alto demais;
- 14% Estão desapontados com a qualidade dos produtos;
- 68% Estão insatisfeitos com a atitude do pessoal (má qualidade dos serviços).
É interessante que essa tabela seja observada para que os mesmos problemas não sejam repetidos.
Toda academia deve ter o seu diferencial. Fazer pesquisa de mercado, investir em seu público-alvo, ter serviços completos, que agradem a seus alunos, e claro, um bom projeto de marketing.
Por Natália Mayrink De Lazzari
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Comentários
ana cristina de assis costa
18 de mar. de 2013Gostei muito dessa matéria, pretendo posteriormente abrir uma academia e estou procurando o máximo de informações sobre o assunto. Obrigada, beijos.
Resposta do Portal Cursos CPT
18 de mar. de 2013Olá, Ana Cristina!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos