O possível cliente/aluno ficou sabendo da sua academia por algum dos meios de comunicação e chegou até a frente dela. Ele começa a aprová-la por fora, já desde a rua onde tem facilidade ou não de estacionamento, passando pela fachada da academia até os pequenos detalhes. Se foi difícil estacionar e a fachada não o agradou e o incentivou a entrar, você já perdeu a primeira batalha. Em seguida, geralmente, o aluno/cliente procura uma academia, seguindo um ou mais dos seguintes itens:
- Bom preço;
- Boa localização;
- Muitas atrações, como eventos dentro e fora da academia, organizados por ela, uma linda decoração, professores conhecidos por sua capacidade, algum artista que frequenta, promoções, dentre outras;
- Atendimento de primeira linha, incluindo muita atenção dispensada pelo treinador/professor. Geralmente, essas informações são passadas a terceiros, por alunos que ficaram satisfeitos com os serviços prestados; e
- O maior número possível de segmentos. Muitas atividades fazem com que um maior número de clientes sejam atendidos nas suas necessidades.
Outra característica que estimula os alunos a frequentarem academias de ginástica são as atividades atrativas. Portanto, é de fundamental importância que, dentro de uma academia, atividades diferentes sejam oferecidas, já que elas atraem públicos diferentes. Veja a seguir:
Musculação: atraem pessoas de ambos os sexos com idade superior a 13 anos;
Ginástica nas suas mais variadas formas: pessoas acima de 14 anos, geralmente, o maior público para as ginásticas é o feminino;
Lutas: na sua maioria atraem o público masculino, desde crianças até adultos jovens, mas há uma forte tendência de crescimento do público feminino;
Ballet clássico e jazz: crianças (maioria do sexo feminino) a partir de cinco anos e adolescentes;
Outras danças: podem atingir até a terceira idade como a dança do ventre, sapateado ou a dança de salão, por exemplo;
Natação: atinge um público que vai de bebês a partir de três meses até a terceira idade;
Hidroginástica: pessoas que não podem ou não gostam de atividades de impacto, como, por exemplo, idosos ou obesos.
Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.