
O professor Ricardo Zatti do Curso CPT de Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias, explica que: ''a fidelização de clientes pode ser resumida em uma relação na qual o cliente tem um motivo concreto para escolher a sua empresa e não a outra, o que influencia diretamente no resultado financeiro da empresa''.
A empresa deve diferenciar os seus clientes para traçar estratégias individualizadas de atendimento. Os clientes podem ser divididos da seguinte forma:
1 — Clientes potenciais: são aqueles que buscam os serviços que sua empresa oferece, porém, visitam e não compram. Para esse cliente deve ser dispensado um tratamento cordial: ele pode se transformar em um potencial consumidor, além de criar um ambiente que inspire confiança e situações que ressaltem as qualidades da empresa.
2 — Clientes eventuais: são aqueles que se sentiram satisfeitos com os serviços prestados pela empresa, mas ainda não foram conquistados. Nesse caso, realize contatos diretos e periódicos com esse cliente para verificar a sua aceitabilidade e necessidades.
3 — Cartão de cliente especial ou cartão fidelidade: tem a intenção de diferenciar o cliente dos demais, proporcionando um tratamento personalizado.
4 — Cupons de desconto: são endereçados ao cliente através de mala direta ou meio eletrônico, estipulando uma oferta onde o cliente terá desconto promocional, por exemplo, por determinado período.
5 — Sistema de pontuação: dessa forma, o cliente frequente receberá alguma cortesia baseada no seu consumo ou na utilização de serviços.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas.
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.