WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Vamos criar borboletas

Criar borboletas e borboletários atende a vários objetivos importantes

 

As borboletas representam o melhor indicador de um ambiente saudável.

 

Por ocasião do transcurso do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho passado, o borboletário do Reino Mágico das Borboletas lançou uma campanha - Vamos Criar Borboletas com a intenção de incentivar e motivar as escolas da região para a criação de borboletas e de borboletários.

Foram oferecidas visitas gratuitas ao Borboletário, então com mais de 1.000 borboletas, vivas e voando, oferecendo, ainda, a título de estímulo, gratuitamente, kits com lagartas e o livro Manual de Criação de Borboletas. A campanha foi um sucesso, de tal forma que, no dia do encerramento, exatamente no dia 5 de junho, o Borboletário recebeu a visita de 400 escolares.

Já por ocasião do primeiro aniversário do borboletário, no dia 5 de junho de 1999, havia sido proposta uma outra campanha, visando à criação de borboletas, junto aos jardins públicos de todos os 5.500 municípios brasileiros, considerando que bastaria haver flores, para atrair e alimentar as borboletas, acrescentando-se plantas hospedeiras, para a oviposição das borboletas e alimentação de suas lagartas, para que se consumasse o casamento perfeito, jardins com flores e borboletas. As mesmas razões são válidas para jardins particulares, fazendas, chácaras, sítios, clubes esportivos, escolas, condomínios fechados, etc.

 

As borboletas são importantíssimas na fertilização e fecundação das flores.

 

Criar borboletas e borboletários atende a vários objetivos, todos importantes.

Passemos a relembrar alguns deles


1. As borboletas são mensageiras da paz e embaixatrizes da defesa da natureza.

2. As borboletas representam o melhor indicador de um meio ambiente saudável, pois significa que o ambiente está bem equilibrado.

3. As borboletas exercem profunda fascinação sobre todos os seres humanos, especialmente entre as crianças e escolares, sendo, portanto, importante motivação para o conhecimento científico e defesa do meio ambiente e da paz.

4. As borboletas são importantíssimo fator, primário e secundário, na fertilização e fecundação das flores, significando contribuição inestimável e insubstituível ao aumento da produção de alimentos e de insumos para a agricultura e a indústria.

5. Ampliam a espiritualidade, atuando como vacina contra a violência. Além disso, essa atividade pode ser também uma fonte de renda, através da criação de um borboletário para visitação; através da venda de pupas para borboletários do mundo todo, de kits com ovos e lagartas para escolas, de borboletas para a confecção de objetos decorativos e de borboletas vivas para serem soltas em ocasiões festivas, como casamentos.

A beleza das criaturas - e as borboletas são das mais belas - revela a perfeição do criador, comprovando, assim, o Cântico das Criaturas de S. Francisco de Assis, de que somos todos irmãos, por uma razão simples, mas inquestionável, porque somos filhos do mesmo Pai.

O curso "Criação de Borboletas", produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, sob minha coordenação técnica, apresenta de maneira bastante prática a criação das borboletas e o funcionamento do borboletário, oferecendo informações detalhadas sobre a anatomia e o ciclo de vida das borboletas.

 

Prof. Osmar Salles de Figueiredo
Idealizador e criador do maior Borboletário do Brasil
"Reino Mágico das Borboletas", em Jaguariúna – SP

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

MARIA DE FATIMA

11 de ago de 2017

oLA! ESTOU APLICANDO UM PROJETO, na esola, e quero comprar as crisalidas, vcs podem me indicar onde?

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de ago de 2017

Olá, Maria.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Infelizmente não sabemos te indicar. Você pode buscar informação em casas agrícolas da sua região ou até mesmo pela internet.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Maria Celia Almeida

15 de mar de 2014

Quero montar um borboletário com fins educacionais, como podem me ajudar?

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de mar de 2014

Olá, Maria Celia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O tipo e as dimensões da estufa, ou borboletário, dependem dos objetivos de cada criador e se para qual fim de trata, como: para uma fazenda, uma chácara, um clube recreativo, uma escola. Se for apenas para abrigar as borboletas vivas e voando, pode ser uma estrutura pequena, de alguns metros quadrado de área, com altura variando de 2 a 3 metros de pé direito, cercada com tela de nylon, malha fina, com 30% de preto; bem fechada, de modo a impedir a entrada de predadores. Com porta simples para entrar e sair. Isto se a localização da estufa for em região de temperaturas constantes e amenas, sem grande variações, ao redor dos 20 a 25 graus centígrados.

O cuidado principal e essencial é com a limpeza. Todas as vasilhas deverão ser limpas diariament, lavadas e substituídas, para evitar a criação de fungos. Substituir também as folhas das plantas hospedeiras. É conveniente apanhar as folhas com alguns galhos, para facilitar a movimentação das largatas, de preferência à tarde.

À medida que as lagartas vão crescendo, elas próprias procuram a tampa da vasiha plástica, para se transformarem em pupa ou crisálida. Após a transformação em pupa ou crisálida, elas podem ser retiradas e colocadas com um alfinete e com cuidado, numa placa de isopor, por exemplo.

Para mais informações o CPT possui o Curso Criação de Borboletas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

bruna zimbrao lago

10 de out de 2013

bom dia , onde fica o borboletario? tem algum telefone que possa entrar em contato ? vcs vendem as borboletas para eventos ?

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de out de 2013

Olá, Bruna!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure por criadores de borboletas em sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Larissa Barros

15 de fev de 2013

Boa tarde, Trabalho em uma escola que está sendo implantado um projeto de ciências e neste projeto teremos um borboletário. Gostaria de informações sobre os cuidados e manutenções que não podem faltar e principalmente o que devemos tomar cuidado para não haver a morte das borboletas.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de fev de 2013

Olá, Larissa!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Nossas consultras entrarão em contato com você.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

MARINA TONEI

22 de jan de 2013

Bom dia tenho uma fazenda com uma cachoeira linda em Ilhéus e gostaria de fazer uma criação de borboletas: onde poderia comprá-las? Muito obrigada Marina Tonei

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jan de 2013

Olá, Marina!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site!

Recomendamos que realize uma pesquisa em buscadores, como o Google, para encontrar fornecedores próximos à sua região. Dê preferência aos mais próximos, afim de evitar custos elevados com transporte.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Mary Candeia

30 de set de 2012

Gostaria de comprar borboletas vivas.... de preferencia no RIO DE JANEIRO se você puder me ajudar... Obrigada!

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de nov de 2012

Olá Mary,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Os mecanismos de busca da internet, como o Google, podem lhe orientar no que procura.

Em caso de maiores dúvidas, entre novamente em contato conosco.

Atenciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!