WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Raças de coelhos gigantes

Os coelhos gigantes são vendidos para a reprodução, pois suas crias podem ser abatidas mais cedo que os coelhos comuns

Coelho gigante

Os coelhos gigantes podem chegar de 5,5 a 10 kg 

Os coelhos gigantes podem chegar de 5,5 a 10 kg. Chegam a atingir 5 kg com apenas 5 meses. Existem relatos de coelhos que chegaram a atingir os 22 quilos. Por isso, são vendidos para a reprodução, pois suas crias podem ser abatidas mais cedo que os coelhos comuns. No entanto, por terem um belo porte, muitas pessoas os criam em casa, como animais de estimação. Se conviverem, desde bem novos com as pessoas, podem se tornar muito amigáveis.

Quanto à procriação, os coelhos gigantes só iniciam suas cruzas após os 10 meses de idade. Em outras palavras, são animais que exigem um tempo maior de maturação para a procriação. No entanto, há a possibilidade de as fêmeas estarem aptas para cobertura ou reprodução, a partir dos 8 a 9 meses de idade, com a gestação média de 30 dias. Elas geram de 7 a 12 láparos por gestação. Estes são desmamados ou apartados da mãe após 50 dias do nascimento.

 

Para a reprodução, cada animal deve ficar em gaiolas separadas e individualizada por 30 dias, antes de acasalar, para adaptá-lo ao ambiente. Em seguida, deve-se verificar o cio, que consiste em observar a vulva da fêmea, esta deve estar inchada e com a coloração rosada, brilho intenso e com uma mucosa. Por fim, a fêmea deve ser levada à gaiola do macho para que se proceda à cobertura. Cada macho deve cobrir uma fêmea a cada 36 horas ou de dois em dois dias.

 

Por serem herbívoros, alimentam-se 80% de forragens. No entanto, grãos são bem aceitos por esses animais. Nas criações caseiras, sua alimentação é feita à base de forragens, restos de horta, de podas de árvores e outras plantas. Da mesma forma, é aconselhável dar uma ração aos gigantes pela manhã, bem cedo, e outra à tarde e, se necessário, outra ao meio-dia. O importante é que sigam uma dieta equilibrada, rica em proteínas, hidratos de carbono, gorduras, sais minerais e vitaminas. Àgua fresca, à vontade, é essencial.

 

Gigante-de-Flandres Negro

 O Gigante-de-Flandres é originário da Bélgica, obtido por meio da seleção de coelhos silvestres do mesmo país

Gigante-de-Flandres

Essa raça é originária da Bélgica, obtida por meio da seleção de coelhos silvestres do mesmo país. São os maiores entre todas as demais raças conhecidas, podendo atingir mais de 1 metro de comprimento e pesos entre 5 a 10 kg. Apresentam algumas desvantagens, destacando-se: ausência de rusticidade, alta susceptibilidade a doenças, baixa fecundidade, baixa precocidade e carne menos apreciada.

 

Possuem pelagem fina, lisa, de comprimento diversificado, conforme a variedade. Sua coloração pode variar, sendo a variedade branca uniforme a mais criada e procurada no mercado. No entanto, podem apresentar as cores: pardo-lebre, pardo-ferro, negra e areia. As orelhas são grandes, eretas em V, medindo de 15 a 18 cm de comprimento, com extremidades largas e redondas. A cabeça é afilada e acarneirada, com olhos róseos.

 

Possuem pescoço forte e curto, com papada bem desenvolvida nas fêmeas, mas sem deformação nem pregas. Seu dorso e bombo são horizontais e largos. Possuem garupa arredondada e um pouco elevada. Têm membros anteriores fortes e vigorosos e membros posteriores compridos e fortes. Possuem cauda longal larga, ereta e bem inserida à garupa. Têm corpo comprido, de forma retangular, baixo, quase tocando o solo.

 

Gigante-de-Bouscat


Gigante-de-Bouscat

O Gigante-de-Bouscat é originário da França, obtido por meio dos cruzamentos entre Gigante-de-Flandres, Prateado-de-Champanha e Angorá Branco 

Essa raça é originária da França, obtida por meio dos cruzamentos entre Gigante-de-Flandres, Prateado-de-Champanha e Angorá Branco. No Brasil, já existem alguns cunicultores que utilizam o Gigante-de-Bouscat em seus criatórios. São coelhos bastante robustos e compridos, podendo chegar entre 5 a 8kg. Geralmente, tranquilos e de temperamento calmo, quase reservados, são muito parecidos com o Gigante-de-Flandres, mas com uma aparência mais elegante e fina.

A coloração da pelagem é branca uniforme, com pelos de tamanho semilongo (3cm), brancos e sedosos. As orelhas são grandes, eretas em V, de 15 a 18cm de comprimento, largas e com as bases de sustentação separadas. Possui cabeça afilada e acarneirada, com olhos totalmente despigmentados, com a íris cor-de-rosa, devido à irrigação sanguínea.

 

Possuem tronco robusto, elegante, musculoso, comprido e firme. Seus membros são bem desenvolvidos, com aprumo e robustos. Seu quarto posterior apresenta ossatura leve para um gigante. Possuem unhas brancas, de tamanho proporcional. Sua cauda possui uma inserção vertical. Sua papada é nula nos machos, mas desenvolvida nas fêmeas.

 

As coelhas são pouco prolíficas, gerando de 4 a 7 láparos por parto. Os láparos são frágeis e sensíveis à umidade e ao vento. Essa raça produz boa pele e carcaça de apreciável qualidade. A exemplo de todas as raças gigantes, é indicada para cruzamento com animais de porte médio ou mesmo coelhos comuns.

 

Confira mais informações, acessando o curso Coelhos – Técnicas da Criação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Por Andréa Oliveira

 

fontes: Guild Portal e Granja Paraíso.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Wilmario Valença Silva

26 de mai de 2019

Gostaria de saber como comprar coelhos gigantes.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de mai de 2019

Olá Wilmario Valença Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Provavelmente você encontrará os coelhos gigantes com criadores da sua região. Você pode procurar em lojas de produtos agropecuário, caso elas não tenham para venda, pode ser que informem produtores da região.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Braulio Campos

20 de mai de 2019

Onde comprar coelhos raça gigante?

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai de 2019

Olá Braulio Campos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Você pode procurar os animais em lojas agropecuárias da sua cidade ou região. Caso a loja não tenha para vender, pode ser que tenham contatos de criadores da região.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Alexandre Jose Silva Santos

25 de fev de 2019

gostaria de saber onde aquirir coelhos gigantes para criação propria

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de fev de 2019

Olá, Alexandre!

Agradecemos a sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações, sugerimos que você procure um especialista da área.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Leandro Dos Reis silva e

28 de out de 2018

Eu gostaria de saber se vocês sabem em dica vendedor desta raça gigante Gostaria de compra dois casal Gostaria de compra da raça gigante de Borboleta

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de out de 2018

Olá Leandro,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. A raça, vai de acordo com o que você quer. Você pode procurar no Google por criadores da sua região, ou petshop especializado.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Leandro Franco de faria

11 de out de 2018

Gostaria de saber como Fasso pra comprar um casal de gigantes pra confessar a criação, sou morador do Rio de Janeiro .

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de out de 2018

Olá Leandro,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Você pode pesquisar no Google, por criadores na sua região.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

ADILSON EMIDIO DA SILVA

28 de out de 2017

fiquei admirado com as raças gigantes, que animais magníficos.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de out de 2017

Olá, Adilson.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. 

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Celso Finger

4 de ago de 2017

Estou criando uma fêmea filhote de Gigante de Bouscat dentro de casa como animal de estimação, ela tem 50 dias. Gostaria de saber informações sobre como dar banho nela, se tem algo importante para ser observado. Desde já agradeço!

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de ago de 2017

Olá, Celso. 

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Confira algumas informações que podem ser úteis nesse artigo.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Jorge Luiz Gobbi

28 de mai de 2017

Gostaria de saber sobre criação de Coelhos, capivaras e etc... Também quais os custos das matrizes e onde posso conseguir matrizes boas?

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mai de 2017

Olá Jorge Luiz,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Cleide Aperecida Travizam

28 de abr de 2017

Boa tarde gostaria comprar um macho e 2 fêmeas de raça gigante alguém me indica algum lugar sou de Americana

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mai de 2017

Olá Cleide,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que procure em mecanismos de busca como o Google.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Lucas S. Delgado

3 de abr de 2017

Estou observando a um tempo meus coelhos e percebi que eles estão começando a ficar muito grande para as gaiolas e eu queria trocar meus coelhos de porte grande para um porte médio mas não sei qual escolher vc pode me da uma dica de alguma espece.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de abr de 2017

Olá Lucas,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre a Criação de Coelhos, criamos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!