Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer criar minicoelho comercialmente? Saiba como

Antes de montar sua criação comercial de minicoelho, faça uma pesquisa de mercado, para avaliar a demanda na região

Quer criar minicoelho comercialmente? Saiba como

Assim como o coelho convencional, o minicoelho apresenta pelagem nas mais diversas cores. Adorável bichinho de estimação, a versão mini do coelho pode chegar a 1,5 quilo. Dependendo da região, cada exemplar pode ser vendido a R$ 400, o que garante ao cunicultor boa rentabilidade. Entretanto, o coelho em miniatura não pode ser criado em ambiente com alta temperatura, pois isso afeta sua fertilidade, nem em locais úmidos e com correntes de ar, pois lhe causam problemas respiratórios.

Como requer um tipo de manejo específico, o minicoelho deve receber a visita periódica de um profissional especializado. Mas isso não descarta a necessidade de capacitação por parte do cunicultor, principalmente para a boa administração do negócio. Da mesma forma, é preciso dominar o universo virtual e saber sobre as atividades administrativas/operacionais do e-commerce, pois as vendas de minicoelhos também podem ser feitas por meio da internet.

O investimento na criação de minicoelhos é relativamente baixo. A maior parte dos custos (cerca de 70%) vai para a alimentação. Entretanto, quando bem manejados, os minicoelhos não adoecem, o que evita gastos com tratamentos e medicamentos. Portanto, o segredo do sucesso é manter os coelhos em miniatura sempre fortes e saudáveis, com uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais.

Como começar?


Comece a criação com um casal de minicoelhos. Conforme for adquirindo experiência, aumente o plantel. O importante é oferecer aos pequenos animais manejo adequado, para a manutenção da boa saúde de cada exemplar. Antes de montar sua criação comercial de minicoelhos, faça uma pesquisa de mercado, para avaliar a demanda na região. Outra recomendação é visitar granjas locais e conversar com criadores experientes. Compre os minicoelhos apenas em coelhários reconhecidos.

Qual o ambiente ideal?


O ambiente ideal deve ser calmo e com temperatura amena. O ideal é que a média anual permaneça em 21 °C. Acima disso, o calor pode impactar negativamente na fertilidade e na reprodução dos minicoelhos. O criatório também deve ser bem ventilado, contanto que não tenha correntes de ar ou ventos fortes. Além disso, é preciso que o local de criação esteja sempre limpo e iluminado, livre de sujeira e umidade.

Como devem ser as instalações?


Para começar, um pequeno galpão já basta. Nele devem ser distribuídas as gaiolas onde serão alojados os minicoelhos. A construção do galpão deve ser feita na posição Leste-Oeste, com pé direito de 3 metros de altura (ou mais), para maior arejamento. A cobertura deve receber telhas de barro, para garantir maior conforto térmico. As muretas laterais devem apresentar 50 centímetros de altura. O espaço restante deve ser coberto com tela, para evitar a entrada de predadores. As gaiolas devem apresentar as seguintes dimensões: 60 x 60 x 40 centímetros.

Sobre a reprodução


Em média, a fêmea do minicoelho gera quatro filhotes, em até três partos por ano. Antes de nascerem, a mãe constrói um ninho feito com seu próprio pelo. O nascimento ocorre após 31 dias de gestação. Com 35 dias de vida, os minicoelhinhos são desmamados, momento em que já podem ser comercializados. O transporte dos filhotes de minicoelho deve seguir todos os cuidados necessários, para garantir o seu conforto e bem-estar. 

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo: 

Conheça o Curso a Distância CPT Coelhos - Técnicas de Criação em Livro+DVD e Online.

Leia o artigo "Raças de minicoelhos".

Fonte: revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!