WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de farinha de minhoca é diferencial na criação de minhocas

A produção de farinha de minhoca foi responsável por uma mudança na maneira de trabalhar com a minhocultura

A produção de farinha de minhoca foi responsável por uma mudança na maneira de trabalhar com a minhocultura.

A produção de farinha de minhoca foi responsável por uma mudança na maneira de trabalhar com a minhocultura.

Em 1994, o CPT -  Centro de Produções Técnicas ,lançava o curso "Criação de Minhocas", um dos primeiros títulos colocados à disposição dos produtores brasileiros. Nesses anos, inúmeros produtores aprenderam as técnicas básicas de criação desse anelídeo, por meio desse curso.

No entanto, do lançamento do curso até hoje, muitas informações foram geradas, tanto por universidades e órgãos de pesquisas quanto pelos próprios produtores.

A utilização inicial da minhoca para produção exclusiva de húmus ou vermicomposto cedeu espaço à produção da farinha de minhoca, sendo, atualmente, o húmus e a minhoca, os dois produtos finais gerados pela atividade de minhocultura, igualmente importantes.

Criação de minhocas, minhocultura, vermicompostagem ou vermiestabilização são alguns dos termos empregados para designar o processo no qual utilizamos a minhoca, de maneira controlada, em cativeiro, para processar e estabilizar a matéria orgânica.

O avanço da agricultura orgânica, que é uma tecnologia de processos de produtos alimentícios, tanto de origem vegetal quanto animal, deu outra importância a vermicompostagem. A agricultura orgânica não faz uso de adubos solúveis e nas suas normas técnicas de produção está recomenda, entre outros adubos orgânicos, o uso do húmus.

O húmus é um excelente adubo orgânico. Bioestabilizado, auxilia na recuperação de solos degradados, promovendo melhoria nas suas características físicas, químicas e biológicas. O húmus pode ser utilizado como condicionador de solo em todos os campos da agricultura: horticultura, paisagismo, viveiristas, floricultores, fruticultores, entre outros.

A produção de farinha de minhoca foi responsável por uma mudança na maneira de trabalhar com a minhocultura, pois a minhoca, ao invés do húmus, tornou-se o mais importante produto final da atividade. Com isso, foi desenvolvido um manejo diferenciado, encarando-se o substrato de criação não só como fonte de alimento das minhocas, necessário ao suprimento nutricional dos indivíduos, mas também como seu habitat, onde elas crescem, vivem e se reproduzem.

A farinha de minhoca pode ser utilizada na alimentação animal, sendo atualmente priorizado o mercado de pequenos animais domésticos, como peixes e aves ornamentais, os quais ,pelo elevado valor unitário que apresentam, viabilizam o consumo da farinha.

Foi para lhe mostrar esse novo panorama da minhocultura, que o Centro de Produções Técnicas, lançou a versão revisada e atualizada do curso de treinamento "Criação de Minhocas".    

Engenheiro Agrônomo Fabrício Rossi

Engenheiro Agrônomo Fabrício Rossi

Coordenador Técnico do Curso de Criação de MInhocas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Sandra pang Martins Franco

18 de mar de 2018

Quero aprender fazer a farinha de minhoca

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de mar de 2018

Olá Sandra,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O CPT possui o Curso a Distância Criação de Minhoca para Produção de Farinha, Húmus, e Matrizes que pode ser de grande auxílio.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

NAIARA ALVES SISTE

29 de mar de 2017

Olá, me interesso muito pela minhocultura, cheguei a fazer um plano de negócio sobre isso na faculdade, mas agora que pretendo colocar em prática me veio muitas dúvidas sobre o mercado e a burocracia necessária sobre a farinha de minhoca, o cursos engloba todas as fases do negócio? inclusive a comercial? Desde já muito obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de mar de 2017

Olá Naiara,

O CPT possui o Curso a Distância de Criação de Minhocas para Produção de Farinha, Húmus e Matrizes que poderá ser de grande ajuda. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rodolfo Gonzalez Veizaga

4 de mar de 2017

Como devo fazer para adquirir o livro?

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de mar de 2017

Olá Rodolfo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Criação de Minhocas para Produção de Farinha, Húmus e Matrizes.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Amilcar Mascarenhas

9 de jun de 2016

Gostaria de receber a revista tecnologia e treinamento. Mas, por não ser brasileiro, não tenho os dados exigidos para me cadastrar ou seja CEP. gostaria de ter a vossa ajuda.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jun de 2016

Olá Amilcar,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Carlos

10 de set de 2014

Boa noite eu li sobre a farinha de minhoca e fiquei interessado. Gostaria de saber se é prejudicial para o ser humano, tbm qro saber valores?

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de set de 2014

Olá, Carlos!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A farinha de mandioca não é consumida por humanos, ela é muito utilizada para suplementação animal. Em relação ao valores recomendamos que consulte uma casa de produtos agrícolas para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

EDGARD APARECIDO CRIVELARO

10 de set de 2013

obs: no campo "telefone" não cabe o nº 9, conforme diz a legenda. Como estou interessado em iniciar uma criação de minhocas, adquiri do CPT o curso sobre esse assunto, e devo dizer que achei excelente. Após ler o livro e assistir ao filme, fiquei mais entusiasmado ainda, principalmente quando cheguei na parte sobre produção de farinha de minhoca. Porém, me decepcionei com a seção "ENDEREÇOS ÚTEIS" , pois alguns nºs de telefones divulgados, estão errados, e ao consultar o nº 102, tive a informação que não constava telefone no nome da pessoa ou a pedido do assinante não podia ser divulgado. Portanto, solicito a gentileza de me informar como faço para entrar em contato com a NUTRI-WORM, pois queria receber mais informações sobre o projeto SOLO È VIDA, e onde encontrar minhoca para iniciar minha criação. Na expectativa de uma resposta em breve, antecipo meus agradecimentos.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de set de 2013

Olá, Edgard!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso CPT Criação de Minhocas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

luiz de lima guimaraes

10 de set de 2013

Gostaria de mais informações sobre o procedimento na elaboração da farinha de minhoca. No aguardo. Luiz

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set de 2013

Olá, Luiz Lima!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Etapas do processo de produção da farinha de minhoca:

- Lavagem das minhocas em água corrente - nessa fase são retirados os restos de composto, o húmus e outras impurezas liberadas pelas minhocas.

- Autoclavagem das minhocas - processo pelo qual as minhocas serão mortas e esterelizadas.

- Secagem das minhocas em estufa - processo que promove a desidratação total das minhocas.

- Moagem das minhocas - podendo ser utilizado um moinho simples.

Para o uso desta tecnologia, é necessário contatar a empresa para conseguir uma licença. A concessão de uso da tecnologia está atrelada a um treinamento prático intensivo, nas instalações da empresa, que instrui a pessoa interessada a processar uma farinha de minhoca de qualidade.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Pedro Alexandrino

18 de jun de 2012

Olá eu gostaria de saber se no curso de criação de minhocas, é ensinado todo o processo de produção de farinha de minhoca. No aguardo Pedro

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jun de 2012

Olá, Pedro!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso Criação de Minhocas para Produção de Farinha, Húmus e Matrizes.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!