WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Os segredos para uma criação de escargots de sucesso

Criar escargots é uma atividade promissora e rentável, com boa demanda no mercado devido ao baixo teor de gordura da carne

Os segredos para uma criação de escargots de sucesso

“No Brasil, a criação de escargots ou helicicultura teve início na década de 80. Fonte de nutrientes, como cálcio, ferro, magnésio e sódio, quando comparada a outras fontes proteicas, a carne de escargot se destaca por seu baixo teor de gordura e colesterol. Nesse prisma, criar escargots é uma atividade promissora e rentável”, afirma Edson Assis Mendes, professor do Curso CPT Escargots - A Tecnologia Correta de Criação.

Com quantos exemplares começar?


Comece com até 60 exemplares para tornar a criação de escargot viável técnica e economicamente. Assim que adquirir experiência, já é possível aumentar o número de matrizes para uma produção em maior escala.

Qual o ambiente mais propício para criação?


Para criar escargots, o clima da região deve ser ameno, com temperaturas, que variam entre 16°C e 24°C. Regiões com temperatura acima dessa faixa causam desidratação nos escargots e reduzem o seu metabolismo. Isso impacta negativamente no crescimento e na eclosão dos ovos, além de levar os escargots ao estágio de hibernação.

Como apresentam o corpo permeável, os escargots desidratam facilmente, o que pode até mesmo resultar em elevada mortalidade dos exemplares. Sendo assim, mantenha a umidade relativa do ar em torno de 86%. Uma forma de garantir o ambiente úmido é com a utilização de aspersores no heliário.

Quais os cuidados essenciais de manejo?


Faça a inspeção do heliário diariamente e aproveite para descartar escargots doentes ou mortos. Mantenha a água e a ração dos filhotes sempre frescas. Conserve o ambiente úmido com o auxílio de aspersores, principalmente em dias quentes e secos. Remova os potes de postura e confira as chocadeiras. Ao fazer a limpeza dos potes, anote o número de posturas, nascimentos e mortes.

Não apenas a chocadeira deve ser limpa como também todas as instalações, além dos comedouros e bebedouros. Ministre os medicamentos preventivos e reponha o estoque de ração. Aproveite para selecionar as matrizes recém-adquiridas e os escargots jovens, bem como os escargots prontos para a comercialização.

Como ocorre a reprodução?


O ritual de acasalamento dos escargots dura entre 20 e 30 minutos. Junto ao acoplamento do casal, são 12 horas (ou mais) de cópula. Entre 10 e 30 dias após a fecundação, ocorre a postura. Já o nascimento dos filhotes de escargot ocorre 12 dias após a postura. Este é o momento em que eles sobem para a tampa da chocadeira e são transferidos para o heliário onde é feito o manejo alimentar.

Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Criações:

Escargots - A Tecnologia Correta de Criação

Criação de Minhocas para Produção de Farinha, Húmus e Matrizes

Criação do Bicho-da-Seda

Fonte: Emprega Brasil - empregabrasil.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!