WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de coelhos oferece várias possibilidades de comercialização

O investimento na criação não é muito alto, mas é indicado que se comece com um mínimo de dez e máximo de 50 matrizes

Nos últimos anos, o interesse pela criação tem aumentado bastante, principalmente por seu potencial de produção de carne de alto valor nutricional e pele de excelente qualidade com um mínimo de investimento.

A cunicultura é a atividade zootécnica que trata da criação de coelhos, destinada à produção de carne, pele e pelos, ou à criação do animal em condições especiais para uso, como cobaias de laboratório. Nos últimos anos, o interesse pela criação tem aumentado bastante, principalmente por seu potencial de produção de carne de alto valor nutricional e pele de excelente qualidade com um mínimo de investimento.

O aumento do consumo de carne de coelho está levando muitas pessoas a entrarem nesse mercado, algumas, totalmente despreparadas e visando apenas o lucro imediato. No entanto, a criação requer alguns conhecimentos básicos no seu manejo, para que se torne um empreendimento de sucesso. Existem normas impostas pelas redes de supermercados que envolvem questões ambientais, sociais e qualidade de manejo, quem não as cumpre está fora do mercado. A procura é maior que a oferta, porém os criadores precisam se adequar às  exigências.

O investimento na criação não é muito alto e é indicado que se comece com um mínimo de dez e máximo de 50 matrizes. À medida que o negócio vai prosperando, ampliam-se os investimentos e o número de animais. De fácil manejo, uma pessoa pode cuidar de uma criação com até 300 matrizes, as instalações são simples e exigem pouco espaço.

Muito saborosa e de grandes propriedades nutritivas, o consumo de carne de coelho extrapola a oferta.


Embora criar coelhos não exija tantos investimentos ou trabalho exagerado, é bom ficar atento ao penejamento do seu negócio, pois toda atividade precisa ser muito bem pensada e cada passo dado deverá ser baseado em informações  concretas  e estudadas nos mínimos detalhes, pois o sucesso do empreendimento depende de planejamento.

Procurando reunir e disponibilizar algumas orientações para uma correta criação de coelhos, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Coelhos - Técnicas de Criação”, no qual você receberá informações dos professor Hélcio Vaz de Mello e do zootecnista José Francisco da Silva, da Universidade Federal de Viçosa, pesquisadores reconhecidos nacionalmente.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Os coelhos são animais de grande versatilidade, como cobaias de laboratório, são utilizados para testar medicamentos e auxiliar  na produção de vacinas. Sua pele e pelos são utilizados para fabricação de feltros, confecção de tecidos finos, bolsas casacos. O esterco coletado pode ser utilizado na elaboração de adubos e rações, e sua urina como base na produção de cosméticos. A cauda e as patas são muito apreciadas como amuletos, além, é claro, da carne muito saborosa e de grandes propriedades nutritivas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Devid Junior Ferreira de Souza

5 de jun. de 2022

Quero saber mais sobre ocurso

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jun. de 2022

Olá, Devid! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Karina Theodoro

Marcílio da Anunciação Lopes

15 de out. de 2021

Tenho vontade de fazer curso para criação de coelho para vendas

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de dez. de 2021

Olá, Marcílio! Como vai? 

Agradecemos sua visita em nosso site! 

Não fique somente na vontade! 

O CPT possuí um Curso de Criação de Coelhos que irá auxiliar nessa questão!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

Pamela Daiane Alves

23 de ago. de 2021

Boa tarde! Gostaria de mais informações pois quero investir na criação de coelhos também gostaria de aprender a tratar os pêlos para venda e sobre vendas

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de ago. de 2021

Olá, Pamela! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

Rute popolin

4 de nov. de 2019

Eu gosto.Crio coelhos e quero aprender a tratar dos pêlos para vendas.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de nov. de 2019

Olá,Rute 

Como vai?

O CPT disponibiliza o curso: Coelhos - Técnicas de Criação. Nos últimos anos, o interesse pela criação de coelhos tem crescido bastante, principalmente por seu potencial de produção de carne de elevado valor nutricional e pele de excelente qualidade com um mínimo de investimentos.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Anderson Caum Souza

2 de nov. de 2018

Quero investir na criação de coelhos, como faço?

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de nov. de 2018

Olá Anderson,

Nós, possuímos o Curso a Distância Coelhos - Técnicas de  Criação, que pode lhe auxiliar na sua criação.

Para mais informações, nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

leonir colombo

25 de fev. de 2018

Preciso de informações sobre comercialização do couro de coelhos, tenho uma criação e quero ter mais esse ponto para agregar valor ?

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de fev. de 2018

Olá Leonir,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Raquel Pereira

4 de jul. de 2017

olá, gostei da matéria, moro no Pará e gostaria de saber se existe alguma raça que seja adaptada para o clima aqui da região?

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jul. de 2017

Olá, Raquel.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Acreditamos que todas as raças consigam se adaptar à sua região. Cuide apenas para que o local onde você vá criá-los comporte bem a sua criação e ofereça as condições necesárias de sobrevivênca para eles.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

José Hambus

21 de jun. de 2017

quero criar coelhos em Rio do Campo SC, tem empresa que compra os coelhos para o abate.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun. de 2017

Olá, Jose.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Miguel

22 de fev. de 2017

Prezados Senhores, Moro em Belo Horizonte, tenho um área de 08 metros de largua por 20 de cumprimento, onde criamos galinhas e patos, rescentimente uma das minhas filhas me pediu para comprar um coelho, isso me dispertou para um novo nicho, criação de coelhos comercialmente. Gostaria de saber se é viável esse meu espaço na criação comercial de coelho na área urbana, ou temos leis que proibe tal atividade na perímetro urbano? . Temos que fazer algum registro específico em algum órgão dessa atividade. Desde já agradeço. Atenciosamente, Miguel Santana

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de fev. de 2017

Olá Miguel,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para animal de estimação, há diversas raças e variações, inclusive miniaturas que são bastante recomendadas. Devem ser adquiridas de criatórios idôneos, para assegurar a qualidade e a condição livre de doenças das matrizes. Também é importante saber a origem dos animais, a fim de garantir a pureza racial e evitar consanguinidade na realização de novos cruzamentos. Comece com dois reprodutores, sendo um de reserva, para se precaver se houver problema com o primeiro. São dez matrizes para cobertura a cada 60 dias (30 dias após o parto). Por coelha, obtêm-se anualmente seis procriações e 48 filhotes, ou um total de 480 coelhos.

Ambiente - São indicados locais arejados, com temperatura entre 15 ºC e 2 5 ºC e boa luminosidade. Evite lugares com muito movimento na vizinhança ou com barulho que possa estressar os coelhos.

Coelhário - Instale em local que possa ser ampliado, caso haja necessidade de expandir a atividade. Um galpão aberto ou semiaberto com 9 x 2 metros de área para 30 gaiolas tem capacidade para acomodar o plantel inicial de dez matrizes e dois reprodutores, para a geração de 480 láparos por ano. O coelhário deve ser implantado na posição leste-oeste, evitando a incidência de raios solares diretos, além de ser protegido contra ventos, sobretudo em regiões frias e de inverno rigoroso. Quebra-ventos, como árvores e arbustos plantados em volta, ajudam a bloquear correntes de ar. Use tela de arame nas laterais a fim de impedir fugas e o acesso de predadores e cortinas móveis que auxiliam no controle da temperatura interna.

Gaiolas - Podem ser de madeira ou outros materiais, embora as ideais sejam de arame galvanizado, pela facilidade na limpeza. Individualmente, aloje os reprodutores e as matrizes em gaiolas com 60 x 60 x 40 centímetros. Para acomodar uma fêmea e o ninho interno com filhotes, as medidas são 60 x 80 x 40 centímetros, mesmo tamanho adequado para a engorda de até seis coelhos. As gaiolas precisam contar com bebedouros automáticos e comedouros semiautomáticos de metal.

Alimentação - Ração peletizada é ideal para alimentar coelhos, que são animais que respiram enquanto estão ingerindo a comida. A inalação do pó de dietas fareladas pode causar infecção das vias aéreas superiores e, consequentemente, perdas na produção. Reduza gastos fornecendo forrageiras na forma de feno, ou natural, como substituição parcial da ração.

Reprodução - Além de serem prolíficos, os coelhos atingem a maturidade sexual precocemente. No entanto, o acasalamento das fêmeas deve ocorrer a partir dos cinco meses de idade e o dos machos a partir de seis meses. A gestação leva 30 dias e, logo após o parto de oito láparos, em média, a coelha já está apta a conceber novamente. No entanto, recomenda-se nova cobertura depois de 15 a 30 dias em sistemas mais e menos intensificados, respectivamente. Com 21 dias, os filhotes saem do ninho, comem ração e bebem água e, entre 30 e 35 dias, são desmamados.

Para mais informações conheça o Curso a Distância Coelhos - Técnicas de Criação.

Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Carlos Antônio da Silva Filho

28 de mar. de 2016

Boa noite, Meu pai criava coelho e também curtia as peles. Após sua morte, encontrei uma barrica com aproximadamente 100 peles curtidas e prontas para uso. Gostaria muito de dar uma destinação final para estas peles e estive pensando em fazer um tapete, manta ou até um cobertor, mas não consigo localizar uma empresas que faça este tipo de serviço. Ficaria imensamente grato se vocês puderem indicar alguma pessoa ou empresa que faça esse serviço.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mar. de 2016

Olá Carlos Antônio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que consulte mecanismos de busca como o Google, lá você pode encontrar pessoal que beneficiam este tipo de pele.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?