
A criação de escargots, também conhecida como helicicultura, é uma atividade voltada para o comércio no Brasil. Antigamente essa atividade era apenas recreativa, tomando proporções comerciais a partir de uma crescente demanda para seu uso na alimentação, dado que o escargot é um alimento nobre e saudável.
Os professores do Curso a Distância CPT Escargots – A Tecnologia Correta de Criação, Edson Assis e José Luiz, afirmam que a grande procura pela carne de escargots, no mercado interno e externo, exige melhores condições de criação, maiores índices de produtividade e qualidade do produto. Por isso, é fundamental saber diferenciar as espécies.
A principal característica observada para diferenciar as espécies de escargot é o aspecto da concha. Confira a seguir uma análise particular de cada uma das principais espécies comestíveis:
- Helix pomatia (bourgogne)
De cor bege claro, esse escargot tem um tamanho médio, entre 40mm. As faixas espirais são muito apagadas, chegando a ser quase invisíveis, ao passo que as estrias de crescimento são bem nítidas. É possível perceber o umbigo.
- Helix aspersa(petit gris)
A coloração da concha dessa espécie é geralmente escura, embora haja algumas variedades que apresentem coloração mais clara ou até unicolores, em uma variedade de concha amarelada e sem faixas. As estrias de crescimento são quase imperceptíveis, enquanto as faixas espirais são bem escuras e realçadas na variedade padrão. A concha, ao contrário da Helix pomatia, não possui umbigo.
- Helix aspersa máxima
Como o próprio nome sugere, é maior do que o Helix aspersai descrito no tópico acima, atingindo o mesmo tamanho da Helix pomatia. Se peso varia entre 20 a 40g e a concha possui uma coloração clara, podendo possuir as faixas ou não. Uma das variedades dessa espécie possui a borda do manto preto.
- Helix lucorum(turco)
A concha dessa espécie é de cor escura e da mesma espessura ou até mais grossa do que a do Helix pomatia. As faixas espirais costumam ser nítidas em algumas variedades e verticais em outras. Quando o caracol ainda é jovem, é possível encontrar o umbigo na concha, o que normalmente não é visto no caracol adulto.
- Helix adanensis(de Adana)
Em comparação ao Helix pomatia, é um escargot mais escuro, ao passo que é mais claro do que o Helix lucorum. Essa espécie não possui umbigo, mas suas estrias de crescimento são bem visíveis e as faixas espirais bem escuras.
- Helix cincta
A concha apresenta características muito parecidas com a do Helix pomatia, sendo diferenciada dessa outra espécie porque a sua zona columelar da abertura é castanha.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Pequenas Criações:
Escargots – A Tecnologia Correta de Criação
Criação de Borboletas
Criação do Bicho-da-seda
Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.