WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ovinos deslanados, excelente opção para ovinocultores brasileiros

Entre os animais domésticos, esses apresentam mecanismos mais propícios à sobrevivência em regiões de altas temperaturas

Os ovinos deslanados são excelente opção de criação para produção de carne e pele no Brasil.

Desde os primórdios da civilização, o ovino apresenta-se como uma espécie de grande importância, tendo se difundido por quase todas as regiões do mundo.

O rebanho ovino soma, hoje, mais de 1 milhão de cabeças distribuídas por todas as regiões do planeta, numa diversidade genética com características adaptativas bastante diferenciadas. Entre os animais domésticos é um dos que apresenta mecanismos mais propícios à sobrevivência em regiões de altas temperaturas, desde que a umidade relativa do ar seja baixa, como as raças deslanadas altamente tolerantes ao calor.

O sucesso da exploração, em qualquer situação, estará na dependência de uma série de fatores, iniciando-se pela escolha da raça, dentre as quais destacam as deslanadas, que tem um papel fundamental na região Nordeste, e em regiões cujas condições edafoclimáticas não sejam convenientes para a exploração da lã ou de raças de corte de origem européia.  Os ovinos deslanados também têm boa adaptação a regiões de clima quente, em regime de criação extensiva, como: Centro-Oeste, Sudeste, Norte.

Os ovinos deslanados são explorados tanto para produção de carne como para produção de pele. No Brasil, a criação e o mercado de carne de ovinos está em amplo crescimento. Até a década de 90 do século passado, o consumo de carne ovina no mercado brasileiro era pequeno e restrito às fazendas e/ou épocas definidas do ano (Páscoa e Natal).

Atualmente, a divulgação das qualidades típicas da carne ovina, pelo seu sabor e qualidade nutritiva, promoveu um crescimento considerável no seu consumo, o que tem ocasionado um aumento considerável em sua demanda, o consumo cresce mais ou menos 25% ao ano, cada brasileiro come em média 700 gramas de carne de ovelha por ano. Apesar do crescimento da produção de carne nos últimos anos, o Brasil realiza importações de carne ovina para abastecer o mercado consumidor, visto que a oferta de carne ainda é insuficiente.

Além da carne, as peles dos ovinos deslanados têm um grande valor comercial e tem uma facilidade de exportação muito grande para a Europa sendo utilizadas na confecção de calçados, bolsas, paletós etc, sendo também muito utilizada no mercado interno, também na produção de calçados, bolsas e outros.

Tendo em vista a situação de mercado da ovinocultura a necessidade de aumento de rebanho é primordial, não só para a produção de carne como também de peles.

Para se obter resultado positivo na ovinocultura é preciso, além do bom desempenho e qualidade individual dos cordeiros, ter-se ainda uma elevada disponibilidade de animais para abate, o que quer dizer, elevado número de cordeiros nascidos (eficiência reprodutiva) e desmamados  (baixa mortalidade e alta habilidade materna) e, principalmente, um baixo custo de produção.

O curso de Criação de Ovinos Deslanados, elaborado pelo Cento de Produções Técnicas – CPT, apresenta informações importantes para exploração econômica da criação de ovinos deslanados, tanto para produção de carne como para produção de pele. No curso você receberá informações do Professor Edson Ramos de Siqueira, Agrônomo, Doutor em Zootecnia, especialista em Ovinos do Departamento de Produção e Exploração Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP de Botucatu-SP.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.  

Com as informações sobre a criação de ovinos deslanados os produtores terão a possibilidade de se inserir num mercado de excelentes perspectivas, tendo em vista o crescente desenvolvimento do setor de ovinocultura no país.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

josé carlos

8 de out. de 2013

como fazer o curso on-line?

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de out. de 2013

Olá, José Carlos!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?