Ovinos de corte: conheça as principais técnicas de manejo da criação

Aprenda sobre as raças, o manejo reprodutivo e sanitário, a desmama e a obtenção de carne de boa qualidade

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2381/m-sulfok.jpg

A partir do cruzamento industrial obtem-se animais com boa velocidade de crescimento e carcaças superiores.

Devido ao abate de animais que produzem uma carcaça de melhor qualidade, o mercado consumidor dos grandes centros tem demonstrado elevado potencial de crescimento. A viabilidade dos sistemas de produção de carne ovina está justamente na oferta de um produto que satisfaça consumidores cada vez mais exigentes. Além disso, deve ser avaliada a relação custo/benefício, ou seja, a lucratividade da produção. Cada criador deve desenvolver um sistema de criação adequado à sua realidade.

Raças de ovelhas

Dentre as várias raças de ovinos existentes no Brasil, as principais com aptidão para carne são Suffolk, Hampshire Down, Ile de France, Texel, Poll Dorset, Santa Inês, Morada Nova e Bergamácia. Outras criadas e com bom nível de adaptação em território nacional, são as produtoras de lã fina Merino Australiano e Ideal; e animais de dupla aptidão, como Corriedale, Romney Marsh e Border Leicester.

Uma forma de aproveitar o potencial produtivo de todas elas seria a sua utilização em cruzamento industrial, visando a obtenção da união das melhores características das raças de corte e as de outra aptidão, em animais com boa velocidade de crescimento e carcaças superiores.

Com boas composições genéticas entre as raças, o que irá definir uma máxima expressão do potencial produtivo das mesmas é a qualidade da alimentação e um manejo reprodutivo e sanitário adequados.

Manejo reprodutivo

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2381/m-Técnicas para  produzir mais cordeiros.jpg

Em um sistema de produção de ovinos, é fundamental que se determine a época da estação de monta.

Em um sistema de produção de ovinos, é fundamental que se determine a época da estação de monta, a qual não deve ter duração maior que 60 dias. Dessa forma, está se evitando a desuniformidade muito grande dos cordeiros nascidos e, também, que as ovelhas tenham problemas para emprenhar. A estação de monta deverá ser estabelecida para que os nascimentos coincidam com a maior oferta de pastagem e temperaturas mais elevadas.

Algumas técnicas de manejo podem aumentar a eficiência reprodutiva das fêmeas do rebanho, entre elas podemos destacar a utilização do  “flushing” reprodutivo, melhorando o número de cordeiros nascidos. Esse consiste  na elevação do nível nutricional das ovelhas, três a quatro semanas antes do início da estação de monta. Isso é obtido colocando as ovelhas em pastagem de boa qualidade ou fornecendo uma suplementação alimentar com feno, silagem ou concentrado. Também com a prática da tosquia e com o efeito macho pode-se aumentar a  prolificidade das matrizes.

Desmama

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2381/m-técnicas para produzir  mais cordeiros.jpg

O uso do creep-feeding para cordeiros é uma ótima opção para melhorar o nível nutricional dos mesmos.

Observando a curva de lactação das ovelhas, vê-se que o pico de produção de leite ocorre entre a terceira e quarta semanas após o parto, sendo que 75% do total da lactação é produzido nas primeiras oito semanas. Assim, não se justifica prolongar muito o período de amamentação, já que junto com a diminuição de leite materno, o cordeiro necessita de alimento sólido para estimular o desenvolvimento do rúmen.

A época da desmama varia de acordo com as condições de produção, podendo ser precoce, entre 21 e 45 dias, praticada em explorações leiteiras e sistemas intensivos de produção de carne; semi-precoce, entre 60 e 100 dias, quando existe possibilidade de fornecer boas condições nutricionais aos cordeiros em terminação; e tardia, entre 100 e 150 dias de idade, para sistemas extensivos de criação.

O uso do creep-feeding para cordeiros é uma ótima opção para melhorar o nível nutricional dos mesmos, podendo, assim, submetê-los à desmama precoce ou semi-precoce. Nele é fornecida ração balanceada, palatável, com alto nível energético, proteína bruta na faixa de 12 a 14 % e adequado teor de minerais.

Manejo sanitário

O manejo sanitário é um dos fatores essenciais para os sucesso da produção, dele depende a manutenção da saúde dos animais, determinante na expressão do potencial produtivo dos mesmos. Um dos aspecto mais importantes nessa etapa é o controle das verminoses, geradora de grandes perda econômicas na produção. Assim, recomenda-se a aplicação periódica de vermífugos, de acordo com um calendário sanitário estabelecido, permitindo a eficacia da utilização  dos mesmos.

Outras enfermidades são comuns na criação de ovinos e o criador deve estar sempre atento a ocorrências. Podemos destacar a podridão dos cascos, ectoparasitoses, fotossensibilização, ceratoconjuntivite infecciosa, ectima contagioso, aftosa, tétano e brucelose, que prejudicam a produção e levam a perdas econômicas, se não tratadas e controlas de forma adequada.

Carne de ovinos

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2381/m-cortes-ovinos.jpg

O que se procura é uma proporção de músculos da carcaça máxima, e gordura suficiente para conferir à carne características adequadas à preferência do consumidor.

A determinação do peso ótimo de abate deve levar em consideração a qualidade da carcaça, as questões econômicas e as preferências dos consumidores. No Brasil, o peso da carcaça entre 12 e 15 kg tem excelente comercialização. A quantidade de gordura é o principal fator determinante do peso ideal de abate, o qual pode variar de acordo com a genética e o sistema de alimentação. Mas ele pode variar, também, de acordo com os animais.

O rendimento de carcaça no abate de cordeiros de 30 a 35 kg está, em média, entre 42 e 45 %. O aumento do peso de abate pode elevar o rendimento dessas carcaças. Porém, rendimentos muito altos podem estar associados a excessivo grau de gordura. O que se procura é um peso de abate no qual a proporção de músculos da carcaça seja máxima, e a gordura seja suficiente para conferir à carne características adequadas à preferência do consumidor.

Por:Patrícia Tristão

 

Criação de Ovinos de Corte

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Adriana Paes Rezende

18 de abr de 2018

Gostaria de criar carneiro para comercializar? Gostaria de tirar duvidas. Aguardo retorno

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de abr de 2018

Olá Adriana,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Luiz AntonioFerreira daCruz

17 de dez de 2017

Quero montar uma criação de carneiro de carne

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de dez de 2017

Olá, Luiz.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

pedro gonzaga da silva netto

8 de out de 2017

tEstou iniciando uma criação de carneiro ,femeas Santa Ines e reprodutor Dopper, gostaria de saber quantos animais devo ter para no futuro ter uma media de abate de 20 animais mes? Em termos de ganho depeso qual é a melhor raça?

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de out de 2017

Olá, Pedro.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Essas informações você encontra no nosso Curso Montagem de Pequeno Abatedouro e Cortes Comerciais de Ovinos. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Avito Marciano da Silva Neto

3 de set de 2017

Olá, bom dia. Faz um que meu pai começou uma criação de carneiro para abate. O carneiro parece ser uma criação muito sensível, pois já houve perda de una 25 carneiros e ele não consegue descobrir a causa das mortes. É possível vocês me orientar a tentar descobrir o que pode estar ocorrendo? Meu pai levou um veterinário, que passou remédios, porém não resolveu o problema

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de set de 2017

Olá, Avito.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nesses casos, o profissional indicado para orientar é o veterinário. Caso a medicação não tenha surtido efeito, volte ao veterinário que você levou ou procure outro.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Olga Costa Dias Coelho

2 de set de 2017

o conteudo é muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de set de 2017

Olá, Olga.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Noberto Leandro Maia de sousa

31 de jul de 2017

Olá pessoal. Eu sou aqui da região Nordeste, Ceará. Tenho interesse em comercializar carne ovinos, se tiver alguma coisa relacionada com estrutura, principalmente transporte e manejo me manda por favor. Obg

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de ago de 2017

Olá, Noberto.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos da Área de Ovinos

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Carlos Rene Borges

10 de jul de 2017

Ótimo informativo.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jul de 2017

Olá, Carlos.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Regiane Miranda Lopes Berlato

5 de jul de 2017

Temos uma propriedade na região de Campinas, e gostaríamos de iniciar uma criação de ovinos, porem gostaríamos de ter materiais orientativos nesse segmento.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de jul de 2017

Olá, Regiane.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber nossos boletins informativos.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Luiz de Assis Dutra

30 de abr de 2017

muito bom gostaria de ver mais...

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mai de 2017

Olá Luiz,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre ovinos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Euclydes Antônio Pessanha de Lima

28 de mar de 2017

Boa tarde! Temos uma propriedade no Sul de Minas Gerais, em regiões montanhosas, cerca de 800 a 900 metros de altitude, próximo à Três Pontas e Coqueiral. Temos interesse em criar ovinos de alta qualidade para corte. Atenciosamente, Euclydes.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mar de 2017

Olá Euclydes,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato coam mais informações sobre os Cursos a Distância na área Criação de Ovinos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Cursos Relacionados

Curso Criação de Ovinos de Corte Curso Criação de Ovinos de Corte

Com Prof. Dr. Edson Ramos

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Alimentação de Ovinos de Corte Curso Alimentação de Ovinos de Corte

Com Prof. Dr. Edson Ramos

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Raças e Cruzamentos de Ovinos Curso Raças e Cruzamentos de Ovinos

Com Prof. Dr. Edson Ramos

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Montagem de Pequeno Abatedouro e Cortes Comerciais de Ovinos Curso Montagem de Pequeno Abatedouro e Cortes Comerciais de Ovinos

Com Prof.ª Dr.ª Cristiane Leal dos Santos

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Outros artigos relacionados à área Criação de Ovinos

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade